acelerar o processo de contratação acelerar o processo de contratação

Com essas 4 dicas é possível acelerar o processo de contratação

4 minutos para ler

Cada empresa tem uma necessidade específica para preencher o seu quadro de funcionários. Entretanto, algumas premissas são básicas e comuns à grande maioria delas, por exemplo, a ocupação de vagas em aberto no menor tempo possível. Nesses casos, acelerar o processo de contratação se torna uma necessidade.

Contudo, uma organização que deseja contratar mais rápido não pode abrir mão de realizar boas admissões, aquelas que realmente fortalecem a equipe. Do contrário, haverá desperdício de tempo e dinheiro, pois será preciso iniciar um novo processo seletivo.

Tal situação pode ser evitada com uma boa estratégia de contratação. Assim sendo, fizemos uma lista para que você fique ciente de alguns itens importantes. Acompanhe!

Como a falta de pessoal pode prejudicar a empresa?

A comparação de uma organização com uma máquina é muito pertinente para que se possa entender como acontece o seu funcionamento. Afinal, ambas precisam ser um todo harmônico para continuar desempenhando sua função da melhor forma possível.

Se falta alguma peça, a engrenagem fica comprometida e a máquina corre o risco de parar. Todavia, se tudo está no seu devido lugar e a manutenção está em dia, as chances de se obter o sucesso são bem maiores.

O mesmo ocorre com uma equipe. Quando não há colaboradores o suficiente ou quando se tem dificuldades com um membro, seja porque lhe falta técnica, seja porque seu comportamento não é o mais adequado, gerando, dessa forma, a sua demissão, em algum momento, o time poderá ser afetado negativamente.

Os funcionários que estão presentes e empenham-se podem acabar sobrecarregados, e esse fato tem a capacidade de diminuir o seu engajamento e desmotivá-los. Além disso, o clima organizacional pode ser prejudicado, a produtividade pode sofrer uma baixa, pode haver aumento no absenteísmo etc.

Porém, apesar de a falta de funcionários oferecer todos esses riscos, ao abrir um processo de recrutamento e seleção, o RH precisa ser criterioso. Isso porque uma escolha de candidatos mal feita é capaz de trazer mais problemas em vez de resolver os que já se tem.

Como acelerar o processo de contratação?

Ainda que recrutar e a selecionar sejam etapas distintas do processo seletivo, ambas precisam de um olhar técnico e atento em sua execução. Somente assim, as chances de erros podem ser minimizadas. A tecnologia se tornou uma grande aliada do RH e é uma ferramenta ágil e eficaz à disposição desses profissionais. A automação pode otimizar o processo, com o auxílio, por exemplo, do recrutamento online.

Entretanto, selecionamos mais algumas dicas para acelerar esse trabalho. Veja!

1. Filtre bem antes das entrevistas

A triagem de currículos deve ser realizada minuciosamente. Um bom software de R&S pode ajudar nessa fase. Contudo, é preciso separar os documentos por categorias e eliminar os candidatos que não se encaixam com o cargo em aberto e/ou com a cultura da empresa.

[rock-convert-cta id=”1772″]

2. Saiba exatamente o perfil de que necessita

Ao chegar à fase das entrevistas, é preciso que o recrutador saiba exatamente o tipo de perfil que deseja. Isso torna mais fácil a eliminação daqueles candidatos que não estão ajustados às necessidades da empresa. A imagem transmitida, a postura, a linguagem verbal e corporal etc. são pontos importantes a serem analisados.

3. Confira as referências

Checar as referências de um candidato configura uma das práticas mais antigas e necessárias à contratação. Saber, de outros empregadores, como esse profissional se comportava no dia a dia, quais são suas maiores qualidades e defeitos etc. pode evitar surpresas desagradáveis e trazer mais segurança para a contratante.

4. Faça um banco de currículos reserva

Ao se decidir por um concorrente, não descarte os outros imediatamente. Guarde seus contatos em um banco de currículos para o caso de surgirem novas vagas ou, até mesmo, de o novo contratado não se adaptar à empresa. Isso agilizará um novo processo.

Adotar as dicas acima, além de acelerar o processo de contratação, garante o sucesso da seleção. Desse modo, é possível manter os colaboradores satisfeitos e melhorar a imagem da empresa, já que ela soluciona rapidamente questões importantes, como a falta de pessoal.

Agora que você já sabe como tornar a seleção de pessoal mais rápida, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a tornar o processo mais eficiente!

Posts relacionados

Deixe uma resposta