testes de RH mais utilizados testes de RH mais utilizados

5 testes de RH mais utilizados ao contratar um funcionário!

4 minutos para ler

Durante o processo de contratação, é importante saber quais os candidatos mais bem se encaixam nas demandas de cada vaga. Não apenas em relação ao conhecimento técnico, mas também sobre suas habilidades pessoais e talentos. Alguns dos testes de RH mais utilizados em processos de recrutamento e seleção buscam justamente identificar tais informações.

Justamente pela sua variedade, pode ser difícil escolher quais testes aplicar ao entrevistar um grupo de candidatos. Em um mundo ideal, você utilizaria todos eles, mas como isso não é possível é importante escolher os mais relevantes em cada entrevista.

Para ajudar a fazer a escolha certa, separamos aqui 5 dos testes de RH mais utilizados no processo de recrutamento e seleção. Acompanhe!

1. Teste de perfil profissional

Cada indivíduo se encaixa melhor em ambientes de trabalho, de acordo com seus traços de personalidade e seus objetivos. Esse conjunto de características é o que chamamos de “perfil profissional”. E sua avaliação é muito importante para o processo de contratação.

Ter o perfil adequado para determinada função ou mesmo para o negócio de forma geral faz uma grande diferença na sua rentabilidade. Um colaborador mais dinâmico, por exemplo, não se dará tão bem com um setor mais lento, monótono e focado em disciplina.

Você pode, por exemplo, utilizar testes de personalidade, como o Disc, para traçar diferentes características e definir quais delas são mais desejadas nesse cargo.

2. Teste de concentração

Esse é um dos testes de RH mais utilizados por um bom motivo. Em qualquer trabalho, a capacidade de focar em uma tarefa por um determinado período de tempo é fundamental para atingir bons resultados. Sendo assim, um teste de concentração prolongada é útil em diversos cenários. Se a vaga em questão exige que o profissional mantenha a disciplina por longos períodos de tempo, esse será um teste bem útil.

Dinâmicas que envolvam memória e atenção sempre são boas para testar a concentração dos candidatos. Especialmente memorização de informações por tempo prolongado.

3. Inventário Fatorial de Personalidade

O IFP, como é mais conhecido, consiste em um teste que avalia diferentes aspectos de personalidade e tendências comportamentais. Se unido a outros métodos de avaliação e análises posteriores, ele é uma ótima ferramenta para conhecer um candidato em determinado momento.

Sua aplicação é feita por meio de questões, as quais o candidato deve responder. Não há limite de tempo, mas também não costuma passar de 45 minutos. Para garantir que os resultados são consistentes, o IFP também propõe perguntas de validação do material e de aceitabilidade social, ou seja, questões que ajudam a comprovar que o candidato está oferecendo sua própria opinião, não aquilo que espera que o contratante deseja ouvir.

4. Teste de habilidades sociais

A interação em grupo é uma parte muito importante do dia a dia em qualquer ambiente de trabalho. Por isso, alguns dos testes de RH mais utilizados são focados nesse tipo de conteúdo.

Em geral, esse teste é mais bem aplicado em grupos, pois as interações sociais ficam mais explícitas. Porém, há algumas variações que você pode utilizar em entrevistas individuais.

Dinâmicas de grupo é a melhor escolha aqui. Durante cada interação, observe o comportamento e colete a opinião do grupo para entender como cada um lida com as situações sociais.

5. Raciocínio lógico

Para muitos profissionais, ser capaz de pensar e agir de forma calculada e metódica é o mais importante. Para tais serviços, você deve sempre avaliar o raciocínio lógico do candidato. Se ele não apresentar um bom desempenho nesse teste, é pouco provável que esteja preparado para lidar com as obrigações da vaga.

O teste de QI certamente é o mais reconhecido destes métodos e revela vários dados sobre o raciocínio lógico do candidato.

Agora que você conhece alguns dos testes de RH mais utilizados, pode escolher aqueles que melhor se encaixam no seu processo de recrutamento.

Gostou do tema deste post? Trabalhou com alguns destes testes? Faça seu comentário.

Aproveite para conhecer nossa plataforma online, clique aqui!

Posts relacionados

2 comentários em “5 testes de RH mais utilizados ao contratar um funcionário!

Deixe uma resposta