Home office: como a gestão por perfil comportamental pode ajudar?

6 minutos para ler

Em meio à crise, independentemente da situação do negócio, a ordem é se adaptar e fazer o que é possível. O home office já era realidade em muitas empresas no Brasil e no mundo, principalmente nos Estados Unidos, mas, hoje, tornou-se uma saída para muitas companhias continuarem a funcionar e não demitir colaboradores.

Estamos passando por um desafio antes inimaginável e que poderá mudar a forma como levamos as nossas relações a partir de agora. A COVID-19 chegou para transformar nossos hábitos, nossa rotina e, principalmente, o nosso dia a dia de trabalho. 

Mas alguns profissionais podem ter mais dificuldades para se adaptar à nova realidade. Nesse caso, entender o que é a gestão por perfil comportamental é essencial para uma empresa. Acompanhe e veja como apostar nessa estratégia!

O que é e como funciona o home office?

O termo “home office” significa trabalho remoto, ou seja, o profissional desempenha suas atividades de casa, à distância, e esse modelo tem ganhado muitos adeptos em todo o mundo. Além disso, a evolução digital tem feito com que o teletrabalho ganhe cada vez mais espaço no mercado, em diversos segmentos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), de 2012 até 2018, o número de brasileiros que trabalham de casa aumentou de 2,7 milhões para 3,85 milhões. Vale ressaltar que nesse formato de ofício é fundamental que o trabalhador conte com ferramentas adequadas para que suas atividades possam ser realizadas.

Agora, devido à pandemia, as formas de trabalho tiveram que ser repensadas, por isso, flexibilização e home office se tornaram as principais estratégias adotadas pelas empresas nesse sentido. Ainda, essa readaptação das atividades laborais também tem acontecido por meio da redução da jornada diária, da compensação de horas e outros acordos entre as partes.

Como a gestão comportamental pode ser essencial no momento atual? 

Lembra que no início do texto mencionamos que nem todos os colaboradores se adaptam com facilidade às novas rotinas de trabalho? Isso acontece porque cada pessoa tem seu perfil, suas preferências e o modo de se comportar em meio às adversidades. Ainda, que nesse cenário é fundamental que os líderes saibam o que é gestão comportamental.

Entenda que essa é uma forma de gerenciar pessoas por meio das suas principais competências, ou seja, suas características dominantes. Isso quer dizer que nenhum indivíduo tem apenas um ou outro atributo, e sim conta com vários, mas há traços que são os mais marcantes.

Logo, o gestor que entende que cada um dos perfis deve ser trabalhado de formas diferentes conta com muito mais chances de ter uma liderança estratégica e inteligente. Exemplo disso é saber utilizar as características diferentes entre os colaboradores para formar times fortes, diversificados e de alta performance. 

Como gerir cada perfil comportamental em home office?

Como vimos, para cada indivíduo, existem formas diferentes de pensar e agir, o que influencia no ambiente corporativo. Mas para que a compreensão seja completa, é preciso saber que existem quatro tipos de perfis, conhecer as particularidades de cada um deles e, assim, fazer a gestão por perfil comportamental. Acompanhe!

O perfil comunicador em home office

Certamente, você conhece um colaborador falante, ativo e que gosta de ser o centro das atenções, certo? É provável que ele tenha o perfil comunicador como seu predominante e, apesar de ser de fácil adaptação, a pessoa desse grupo não gosta de rotina. Uma boa ideia para aliar comunicador e home office é propor atividades mais dinâmicas, que ele possa executar com mais liberdade de ideias.

O perfil executor em home office

O executor também é muito ativo e dinâmico, mas o grande diferencial aqui é que ele é movido a desafios, logo, uma crise pode despertar muita energia nesse colaborador. Ainda, ele é focado em resultados, por isso, para executor e home office terem sucesso, direcione atividades que exijam agilidade e capacidade de lidar com metas que são comuns nesse perfil.

O perfil planejador em home office

Ao contrário dos tipos anteriores, o planejador é calmo, cuidadoso e gosta de rotinas. Mas ele se sente melhor ao lado de pessoas mais dinâmicas e precisa estar sempre em equipe. Uma boa sugestão para unir planejador e home office é realizar reuniões periódicas e repassar todas as atividades, já que esse perfil precisa entender sua função em todo o processo.

O perfil analista em home office

Pessoas com perfil predominantemente analista também tendem a ser mais calmas e discretas. Além disso, são rígidas com os processos e, de tão realistas, podem ser vistas como pessimistas. Porém, têm a seu favor o detalhismo, a agilidade e a concentração, por isso, analista e home office têm tudo a ver.

Assim, para que a relação tenha êxito e as atividades sejam otimizadas, ele poderá desempenhar as tarefas que demandem mais tempo, qualidade, atenção e profundidade, uma vez que são ótimas para serem desenvolvidas por pessoas que não demandam tanto convívio.

Como ter um home office produtivo em tempos de crise?

Além do gestor entender esses diferentes perfis e saber direcionar as ações de acordo com as características de cada um, é essencial que ele ajude os colaboradores a também se conhecerem melhor para que, assim, possam trabalhar seus pontos fracos e aprimorar os fortes. O autoconhecimento da sua equipe também é essencial.

Ainda, a empresa deve oferecer os recursos necessários para que o colaborador possa desempenhar suas atividades e tenha um home office produtivo. Para tanto, certifique-se de que ele tem um espaço de trabalho adequado, ofereça informações e atualizações sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas e indique o uso de ferramentas para que possam facilitar seu planejamento diário.

Por fim, entender a gestão por perfil comportamental faz toda a diferença na hora de administrar as atividades com as equipes que estão em home office. Porém, você já parou para avaliar se a sua empresa conta com dados dos colaboradores nesse sentido? A companhia já realizou exames comportamentais com o objetivo de conhecê-los melhor?

Se a resposta for negativa, aproveite para fazer o teste de perfil e conhecer as habilidades principais de cada profissional! Não perca tempo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta