Qual a importância de mapear o perfil dos meus colaboradores?

6 minutos para ler

Após entender o que é o perfil comportamental e como ele pode ser aplicado dentro da empresa, é necessário entender também qual a importância de mapear o perfil dos colaboradores. 

Entendemos que os perfis comportamentais providenciam um grande leque de informações para o RH. A partir de uma análise dessas informações, é possível promover ações de desenvolvimento e retenção de talentos. 

Além de ser possível utilizar o people analytics e o perfil comportamental para gerar uma análise profunda das competências de um colaborador, existem outros diversos benefícios que podem gerar muito valor para o RH e para a organização. Quer entender quais são esses benefícios? Continue a leitura! 

Onde o perfil comportamental pode ser aplicado?

Existem vários setores nos quais o mapeamento de perfil comportamental pode ser aplicado. A análise do perfil comportamental auxilia na gestão de pessoas, produtividade, redução da rotatividade e muito mais. Abaixo iremos mostrar por que é tão importante a aplicação dele e como aplicar: 

Recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção é um dos processos mais complexos do RH. São diversas etapas, e contratar a pessoa certa para a vaga certa é muito importante para a empresa. Hoje é mais que importante contratar alguém não somente pelas suas capacidades técnicas mas também, comportamentais. 

Segundo a Personal Page, a cada 10 funcionários contratados pelo currículo, 9 são demitidos por comportamento. Ou seja, contrata-se pelo currículo e demite-se pelo comportamento

Por meio do mapeamento, é possível identificar as possíveis predominâncias de comportamento. Permitindo com que o RH possa aplicar testes ou perguntas para conhecer o profissional mais a fundo no processo seletivo. Identificando as possíveis reações que o colaborador teria em situações diversas no ambiente de trabalho, sejam desafios ou na jornada profissional. Tudo isso é possível por meio do mapeamento.   

O teste dura em torno de 5 minutos, pode ser aplicado antes mesmo de se iniciar um processo seletivo para poder assim, direcionar como serão as perguntas durante todo o processo.  

Autoconhecimento 

Por meio do perfil comportamental, cada pessoa terá acesso aos traços de sua personalidade, permitindo com que ela possa processar e lidar com as informações relacionadas a ela, sendo em sua vida profissional como na pessoal. 

Ter um autoconhecimento é muito bom também para os gestores de uma empresa, principalmente por poder compreender como o seu perfil pode impactar na gestão da sua equipe. Entender como um perfil se relaciona com o outro é de extrema importância pois ao compreender esse processo poderá ter uma gestão e comunicação muito mais eficaz com sua equipe.

Além de ser positivo para o gestor, a empresa também terá condições de fazer orientação mais adequada. E assim, explorar melhor as potencialidades de cada colaborador da organização. Além disso, será possível direcionar cada perfil para o cargo mais adequado à ele, tendo consciência das características de cada um. 

Motivação 

O RH precisa ter consciência que hoje é ideal motivar seus colaboradores para que eles engajem mais com a empresa, vistam a camisa e assim, produzam cada vez mais. Muitos RH’s procuram técnicas para que possam motivar de forma certeira seus colaboradores, sendo assim, procuram recompensá-los pelo seu trabalhos. 

É importante entender que não necessariamente essa recompensa deve ser em dinheiro. Qualquer coisa que soe como valorização ou reconhecimento sobre o colaborador conta como recompensa. 

A partir do perfil comportamental, será possível identificar recompensas que motivarão de forma mais eficaz cada colaborador. Por exemplo: o comunicador procura ser reconhecido e valorizado diante de todos, se preocupa com status, ou seja, dar um prêmio ou o recompensar diante de todos pode ser motivador. 

Podemos também citar os planejadores como exemplo, que podem se motivar com uma estrutura melhor em termos de consulta e referências. Planejadores se motivam pela organização e o fato de encontrarem situações mais estruturadas e condições legais, conseguem produzir melhor. 

Treinamentos 

Podemos ver como o perfil comportamental auxilia nos processos de recrutamento e seleção para contratar a pessoa certa para a vaga certa. Mas não acaba aí, é preciso desenvolver e treinar constantemente essas pessoas para que elas se aprimorem cada vez mais em seus cargos. 

Uma empresa com profissionais motivados e competentes geram um grande diferencial. Além do aumento da produtividade e a geração de um ambiente onde se vêem valorizados, treinamentos e desenvolvimentos provocam resultados excelentes para a empresa, seja internamente como externamente. Internamente por ter colaboradores de alta performance e bem desenvolvidos e externamente como uma empresa com baixa rotatividade por terem colaboradores que realmente se sentem valorizados e vestem a camisa. 

Por isso treinamentos e desenvolvimento são tão importantes. Com o perfil comportamental de seus colaboradores em mãos, o RH poderá entender quais competências devem ser desenvolvidas e quais treinamentos terão mais mais eficácia para cada perfil comportamental. 

Gestão Comportamental

Mapear todos os colaboradores da sua empresa colabora com a gestão de pessoas que evolui para uma gestão comportamental. A gestão comportamental se baseia no gerenciamento das pessoas por meio do comportamento e das competências de cada colaborador da organização que o mapeamento de perfil comportamental consegue traçar. 

Com a gestão comportamental, além de treinamentos e desenvolvimentos mais eficazes para cada perfil, poderá também traçar técnicas que aumentam a produtividade do colaborador, ações de endomarketing que aprimoram a cultura e o clima organizacional, retenção de talento e muito mais. 

A gestão comportamental é fundamental pois gera benefícios como a redução da rotatividade da empresa que impacta diretamente no clima organizacional. Colaboradores que permanecem na empresa se sentem mais valorizados e por isso, criam um ambiente muito melhor para todos que estão presentes. 

Existem ainda muitos motivos de por que é tão importante mapear o perfil dos colaboradores. Aplicar o mapeamento é um dos primeiros passos para o avanço de diversos resultados que a empresa terá a partir da aplicação. Por isso, acompanhar e analisar os resultados são tão importantes. 

Uma gestão de sucesso é aquela que se preocupa com seu capital humano, que é um dos fatores de lucro mais importantes da empresa. Por isso, é fundamental entender como a gestão comportamental pode influenciar nos resultados da empresa. Entenda definitivamente como ela impacta na empresa.

Posts relacionados

Deixe uma resposta