Diversidade Cultural Diversidade Cultural

Diversidade cultural no ambiente de trabalho? Veja a importância!

4 minutos para ler

O mundo está cada vez mais globalizado. Por essa razão, as pessoas têm sentido mais necessidade de criar uma identidade local, no intuito de serem mais compreendidas e identificarem-se com uma certa comunidade. Assim sendo, a diversidade cultural no ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais importante para o sucesso do negócio.

Se desejam criar bons produtos e oferecer serviços atraentes, as empresas precisam entender o que é compartilhado entre clientes de diferentes condições. Elas devem saber como as suas expectativas, paixões e hábitos se distinguem. Para tanto, seu corpo funcional também precisa ser diversificado e inovar de acordo com esse fato.

Acompanhe o post a seguir e descubra a importância de promover a diversidade cultural em uma organização!

O que é a diversidade cultural no ambiente de trabalho?

A sociedade brasileira é altamente diversificada. Há, entre nós, a descendência de vários países, pessoas com deficiência, grupos LGBTQ+, homens e mulheres. Portanto, ignorar essa variedade é cada vez mais difícil.

A organização que aceita os profissionais como eles são demonstra uma postura madura diante da pluralidade de indivíduos existente em nosso meio. Apoiar a inclusão favorece o aprendizado com as diferenças e promove uma atmosfera de tolerância.

Nesse cenário, todos saem ganhando — tanto os colaboradores, que se veem em um ambiente mais cooperativo, quanto a empresa, que abre um leque de possibilidades em sua atuação. A motivação e o engajamento são apenas consequências naturais desse modo de operar.

Como fomentar a diversidade cultural em uma empresa?

Para fomentar e estimular a diversidade cultural com sucesso, é preciso realizar algumas ações estratégicas. Por isso, listamos algumas. Observe!

Crie programas de inclusão

Criar programas de inclusão é uma excelente opção para aumentar o engajamento dos trabalhadores. Alguns profissionais estão envolvidos em determinadas causas, como defesa da comunidade LGBTQ+, das mulheres, dos negros, dentre outras. Os projetos abrem um espaço para que esses profissionais possam se manifestar, promovendo debates produtivos.

Realize mostras culturais

Não há aprendizado e respeito por uma cultura se você não a conhece. Mostras culturais no ambiente de trabalho, além de incitarem a criatividade, estimulam a interação com diferentes costumes e conscientizam sobre a aceitação das diferenças. Além disso, os colaboradores podem se abrir para novas possibilidades e novas ideias.

Estimule programas voluntários

O voluntariado, por si só, traz muitas vantagens para quem o pratica. Ao realizar ações desse tipo, fora do contexto corporativo, possibilita-se a interação com grupos diferentes, proporcionando à equipe oportunidades de desenvolver características, como empatia e solidariedade.

Quais os benefícios da diversidade cultural?

Organizações que têm mais diversidade são capazes de atrair os melhores talentos e de aprimorar suas orientações para os clientes. Os funcionários ficam mais satisfeitos e a tomada de decisões ocorre com maiores acertos.

Separamos mais algumas vantagens para a empresa que tem a pluralidade de perfis como uma política. Veja!

Redução dos conflitos internos

A cultura de uma empresa que fomenta a diversidade facilita a convivência entre colaboradores. Isso torna os conflitos bem menos frequentes. Há mais tolerância com as divergências e mais aprendizado com o outro, pois o respeito mútuo promove uma maior capacidade de escuta.

Diminuição no índice de rotatividade

A inclusão permite que pessoas de diferentes perfis se sintam pertencentes a uma equipe. Quando não há segregação, os indivíduos têm mais segurança para executar suas tarefas, emitir suas opiniões e trazer inovações. Desse modo, preferem permanecer na empresa que os acolhe e proporciona maior liberdade.

Melhoria da imagem da empresa

Além dos aspectos morais e políticos, a companhia que abraça o diferente cumpre com o seu papel social. Principalmente em países como o Brasil, onde há uma multiplicidade de etnias, religiões, raças etc., contratar diferentes sujeitos promove a imagem da empresa, tornando-a cada vez mais bem-vista entre a comunidade na qual está inserida.

Vários estudos apontam a diversidade cultural no ambiente de trabalho como uma vantagem competitiva. Afinal, em grupos de profissionais culturalmente similares, a visão é praticamente a mesma, criando, assim, um ponto cego. Já uma equipe plural consegue obter outros insights e ser mais produtiva.

Agora, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus contatos a conhecerem um pouco mais sobre a diversidade cultural!

[rock-convert-cta id=”1770″]
Posts relacionados

3 comentários em “Diversidade cultural no ambiente de trabalho? Veja a importância!

  1. O que temos que ter sempre em mente é que o fenômeno da Internet exige a precisão e a definição dos procedimentos normalmente adotados. Gostaria de enfatizar que a execução dos pontos do programa desafia a capacidade de equalização do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades.

  2. boa noite meu nome é Antônio,e estou cursando o segundo semestre em técnico em RH na Etec Alto alegre na zona leste de São Paulo e estamos montando um trabalho sobre diversidade cultural/social no mercado de trabalho.E adoramos o que vcs fizeram e gostaríamos de saber se podemos contar com vcs em alguma coisa relacionado a esse título , de repente uma palestra de vcs aqui no nosso auditório, seria muito legal .Fico na espectativa de uma resposta positiva.

Deixe uma resposta