Otimizar o processo de recrutamento e seleção Otimizar o processo de recrutamento e seleção

4 dicas para otimizar seu processo de recrutamento e seleção!

4 minutos para ler

Escolher os maiores talentos para ocuparem as vagas em aberto de uma empresa é uma das funções mais importantes do RH. Afinal, o sucesso da organização está atrelado também a isso. Para tanto, é preciso contar com bons profissionais e otimizar o processo de recrutamento e seleção.

Um cargo não preenchido por muito tempo pode ser sinal de que a dinâmica de contratação não está adequada. Como consequência, o setor com a falta de pessoal pode ser afetado com uma sobrecarga e ter a sua produtividade reduzida.

Se você deseja evitar prejuízos para sua empresa, contratando de forma rápida e eficaz, acompanhe o post, a seguir, e veja algumas soluções possíveis!

Como otimizar o processo de recrutamento e seleção?

Para que uma seleção de pessoal seja bem-sucedida, primeiramente, ela deve ser bem planejada. Isso implica fazer um cronograma no qual todas as etapas estejam delineadas de forma clara, bem como os objetivos de cada uma.

Alguns pontos a serem observados são:

  • a descrição completa da vaga (quais atribuições serão cobradas do contratado?);
  • o perfil desejado para o novo funcionário (tanto técnico quanto comportamental);
  • os benefícios que podem ser oferecidos para o novo contratado;
  • o tempo disponível para cada fase do processo;
  • as perguntas estratégicas que serão feitas nas entrevistas;
  • etc.

Contudo, para que tais definições sejam feitas da maneira mais apropriada, é preciso lançar mão de outras ações. Listamos, abaixo, algumas delas.

[rock-convert-cta id=”1772″]

1. Desenvolva e treine uma equipe focada em recrutamento e seleção

Uma equipe de recrutamento e seleção pode ser formada por vários profissionais. A presença de um(a) psicólogo(a) especializado(a) é fundamental. Porém, contar com um(a) assistente social, um(a) sociólogo(a) e um(a) economista, por exemplo, pode enriquecer o processo, trazendo para ele uma visão mais holística.

Tais profissionais, por meio dos seus conhecimentos, têm a capacidade de alinhar o recrutamento à realidade do mercado e da comunidade local. Além disso, é importante incluir o gestor responsável pelo setor que necessita do novo funcionário, pois ele trará um olhar mais técnico na hora de avaliar as competências dos candidatos.

2. Defina muito bem a cultura de sua empresa

A empresa tem plano de carreira? Os benefícios e salários são competitivos? Quais regras, implícitas ou explícitas, regem o ambiente de trabalho? Essas e outras questões são de extrema relevância para definir a cultura organizacional.

Ao saber responder a essas perguntas, o recrutador poderá mostrar ao candidato o que lhe espera, caso seja contratado, e também saberá exatamente o que perguntar na entrevista, verificando, desse modo, a compatibilidade entre empresa e pretendente à vaga.

3. Utilize as redes sociais para entender melhor o candidato

Atualmente, as redes sociais são uma poderosa ferramenta de comunicação. Muitas pessoas as usam para se expressar, demonstrar competências etc. Por esse motivo, algumas empresas têm utilizado a consulta a essas informações como forma de conhecer melhor os candidatos.

Além disso, as redes sociais também podem ser canais de divulgação das vagas, pois há diversas páginas e grupos compostos por profissionais especializados, o que facilita na hora de encontrar os melhores talentos.

4. Use plataformas especializadas

As plataformas especializadas têm auxiliado tanto empresas quanto candidatos. Com elas, é possível manter um banco de currículos atualizado, fazer uma triagem mais detalhada, realizar entrevistas por vídeo e muito mais.

Ter esse suporte pode não só agilizar o processo como torná-lo mais eficiente, trazendo para a empresa apenas aqueles profissionais que têm o perfil desejado e que se encaixarão melhor com a cultura e os propósitos da organização.

A adoção de um software de gestão, bem como das outras ferramentas apresentadas, ajuda o RH a otimizar o processo de recrutamento e seleção. Uma organização que se ocupa em aprimorar esse aspecto da sua engrenagem obtém melhores resultados no curto e no longo prazo. Afinal, quando o corpo funcional é bem escolhido, uma das consequências mais prováveis é uma equipe alinhada e de alta performance.

E você, está preparado(a) para ter processos seletivos mais eficientes? Então, entre em contato com a BURH e conheça a nossa solução para a sua empresa!

Posts relacionados

1 comentário em “4 dicas para otimizar seu processo de recrutamento e seleção!

Deixe uma resposta