Um profissional em desenvolvimento precisa muito mais do que bons salários, benefícios e treinamentos. Para que ele cresça e a empresa consiga retê-lo, especialmente se ele for talentoso, é preciso ter um plano de carreira consistente. Mas muitas organizações ainda têm dúvidas: como elaborar um plano de carreira?
No contexto atual, é preciso considerar que os negócios estão em constante transformação, com novas gerações sendo inseridas no mercado e outras variáveis que impactam as empresas, bem como o seu formato de gerir pessoas. Confira, a seguir, um pouco mais sobre como elaborar um plano de carreira de maneira eficaz!
O plano de carreira e sua importância para os colaboradores
O plano de carreira é uma espécie de guia de crescimento pessoal definido para o colaborador. A ideia é que ele tenha um norte pelo qual seguir para continuar ascendendo profissionalmente, independentemente de ser de maneira horizontal ou vertical, e obtenha sucesso em sua carreira. E quais os tipos de plano de carreira disponíveis? Existem dois: um desenvolvido pelo próprio profissional e outro oferecido pelas organizações.
Para se ter uma ideia de qual a importância de ter um plano de carreira, considere um colaborador que entra na empresa como profissional júnior, mas não tem ideia de que tipo de carreira ele poderá esperar. Além de não saber exatamente qual caminho seguir, tal colaborador não tem ideia do que deve ser feito para alcançar os seus objetivos, interferindo na sua motivação.
Com um plano de carreira fica mais fácil direcionar os esforços e também saber quais os passos para chegar nas posições desejadas na empresa. Ou seja, o profissional passa a ter uma visão mais ampla da carreira e atua de maneira alinhada aos objetivos da organização que o contratou.
Os 6 passos para a elaboração e implementação de um plano de carreira
O plano de carreira ajudará o colaborador a entender a forma como é avaliado, quais os pontos fortes mais valorizados pela empresa e também o que precisa ser melhorado em sua trajetória.
Por isso, para saber como elaborar um plano de carreira o documento é necessário que os gestores tenham um cuidado especial para que os profissionais saibam como agir.
1. Alinhe os objetivos da empresa aos dos colaboradores
O primeiro passo para elaborar um plano de carreira é alinhar os objetivos da empresa e dos colaboradores. Portanto, conheça as necessidades do negócio, seus pontos fracos e fortes, pois só assim você saberá o que poderá oferecer aos profissionais que atuam internamente.
De nada adiantará, por exemplo, estabelecer grandes metas, que alterarão o patamar da empresa, se o colaborador não for recompensado adequadamente. Lembre-se também que as novas gerações desejam desenvolver um trabalho com propósito, que tenha sentido para elas, portanto, analise se o negócio está disposto a isso, do contrário a retenção de talentos terá um baixo índice.
2. Avalie a visão de futuro dos colaboradores
Outra questão a ser levada em consideração é a visão de futuro do profissional em atuação. Por mais que o colaborador seja talentoso, do que adiantará ter um plano de carreira se as chances de que ele permaneça na organização são muito baixas?
Claro que isso não será empecilho para traçar metas e planos de desenvolvimento. Mas o planejamento em si deve levar em consideração a visão de futuro da pessoa. Onde ela quer estar daqui a 5, 10, 15 anos? Para ela é mais importante se tornar um líder-gestor ou um especialista? Qual cargo ela almeja ocupar? Ter esse conhecimento facilitará o processo.
3. Trace metas
Muitos gestores acreditam que traçar metas seja o primeiro passo do planejamento de carreira. No entanto, como mostramos, o princípio deve ser ocupado por uma análise sobre as necessidades do negócio e a visão de futuro dos colaboradores.
Com a definição clara do que cada um deseja, é hora de traçar as metas. Invista no conhecimento e autoconhecimento, identifique a distância entre o estado atual e o desejado, divida essa distância em espaços menores e estabeleça o que será preciso aprender, adquirir ou mesmo mudar para alcançar o objetivo proposto.
4. Estipule datas
A organização é a chave do sucesso de um bom plano de carreira. Uma das ações mais importante nesse sentido é, justamente, estipular as datas para que cada uma das metas seja alcançada. O controle ajuda no processo de tomada de decisão e ação.
Ao estipular prazos fica mais fácil saber quais as dificuldades a serem enfrentadas, mas também a cumprir cada etapa dentro de um período, sem que haja uma estagnação. Além disso, para poder cumprir com essas ações será preciso ter foco e disciplina, duas habilidades essenciais para poder ter uma carreira de sucesso.
5. Utilize métricas para acompanhamento de resultados
Para saber se as ações estabelecidas estão sendo devidamente executadas é preciso fazer o constante acompanhamento do trabalho realizado e resultados atingidos. Portanto, estabeleça métricas de desempenho para poder consultá-las.
Observe os resultados apresentados por elas, o que está em defasagem e precisa ser melhorado, o que está bom e deve ser mantido. Entre os principais indicadores que podem estabelecer estão: o de performance, produtividade e inovação, mas também, mais específicos, como porcentagem de negócios fechados para a equipe de vendas, por exemplo.
6. Ofereça um bom suporte aos seus funcionários
O suporte aos colaboradores é fundamental para saber como elaborar um plano de carreira. Os gestores devem se preocupar não só com o desenvolvimento de habilidades técnicas desses profissionais, mas também de habilidades interpessoais.
Portanto, é importante contar com alguns recursos como o coaching, os cursos EAD, mentoring e cursos presenciais. Isso mostra a preocupação da empresa em suprir as necessidades de desenvolvimento dos profissionais.
Além dessas ações, é necessário que o gestor esteja aberto, caso alguma mudança seja necessária, oferecendo um feedback sincero e de qualidade ao profissional. Isso será fundamental no processo de ascensão na carreira, contribuindo para a qualificação do colaborador.
Saber como elaborar um plano de carreira é crucial dentro das empresas que desejam crescer e estar atualizadas para competir no mercado moderno. Com um direcionamento eficaz será possível entregar mais valor ao profissional que, por sua vez, se sente mais motivado a oferecer um serviço de qualidade e estar em constante inovação.
No entanto, antes mesmo de começar o processo de elaboração desse documento é necessário que a empresa saiba como recrutar e selecionar os profissionais certos!