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Tecnologia nas empresas: aposte nela para lucrar mais!

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Profissionais mais alinhados às demandas do mercado, maior produtividade interna e modernização dos diferentes setores. Todos esses aspectos organizacionais têm algo em comum: eles aumentam a lucratividade de um negócio. Exemplos não faltam, a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios fez uma matéria que mostrou a tecnologia nas empresas como a principal responsável por ter tirados diversos empreendimentos da crise.

A adoção de instrumentos e também de práticas que priorizam a informatização tem ajudado empresas a crescerem. Isso é visível em diversos setores de um negócio, especialmente no RH. Confira, neste artigo, mais sobre a importância da revolução tecnológica e os benefícios trazidos por ela!

O impacto da tecnologia no cotidiano organizacional

O impacto da tecnologia nas empresas está diretamente ligado à globalização do comércio e também à necessidade de uma administração mais enxuta e precisa. Para garantir a adaptação às exigências do mercado é preciso contar com tal facilidade.

Afinal, como melhorar um produto ou serviço sem que a equipe tenha uma performance mais favorável? Impossível, certo? Logo, o impacto causado está relacionado à integração para o atendimento das condições presentes, mas também a uma comunicação mais ágil, que ajude a otimizar os processos. Os benefícios são enormes, como você verá a seguir!

Os principais benefícios da utilização da tecnologia nas empresas

Feito esse panorama sobre o impacto tecnológico na organização, é hora de conhecer os benefícios provocados pela adoção de instrumentos tão eficientes.

Aumento da lucratividade

O uso de tecnologia influencia na lucratividade de um negócio. O lucro é o resultado positivo de uma atividade, certo? Com o menor uso de recursos, chances de erros se tornam quase inexistentes e produtos/serviços ficam cada vez melhores. A consequência é o faturamento subir consideravelmente.

Para isso é preciso focar nos pontos em que a tecnologia se faz necessária para poder de fato obter os ganhos desejados. Por exemplo, uma empresa precisa estar atenta à sua margem de lucro e aos produtos oferecem tal valor a ela. Isso ajudará a direcionar os esforços de marketing para poder vender mais do que traz lucratividade acima da média.

Maior alinhamento da equipe

Você já parou para pensar em quão alinhados estão os profissionais da sua empresa? Se ainda não, é hora de começar a refletir. Antes mesmo da contratação, a tecnologia pode ser útil. O processo começa ainda no recrutamento e seleção, que alinha as características de um candidato às necessidades da empresa.

Isso permitirá contratar colaboradores mais adequados, de acordo com as suas competências, e garantir que de fato eles tenham impacto positivo dentro da organização.

Sem contar que os softwares de RH permitem delinear o perfil comportamental e fazer a gestão dele. Significa que colaborador estará em constante observação para que os melhores treinamentos e outros programas de aperfeiçoamento o ajudem a melhorar a sua performance.

Aumento da produtividade

A melhoria dos processos por meio da informatização deles ajuda no aumento da produtividade dos colaboradores de uma empresa. Além de dar maior vazão à produção, as tecnologias permitem que erros sejam identificados rapidamente, consequentemente, leva o profissional a produzir mais em menos tempo.

Os softwares também auxiliam no gerenciamento dos negócios, desde o planejamento até o processo de pós-venda de um produto ou serviço. Isso aumenta a circulação de dados. Logo, os gestores conseguem ter maior embasamento para controlar as atividades dos colaboradores, o que o ajudará a estabelecer ações para que eles se tornem mais produtivos.

A tecnologia também proporciona a mobilidade, algo essencial na atualidade. Com ela, o profissional pode atuar de qualquer lugar. Ou seja, mesmo quando estiver no home office, ele poderá executar as suas tarefas com eficácia.

Redução de custos

Os excessos no orçamento são uma das principais preocupações dentro das empresas. Excesso de estoque, baixa produtividade, máquinas que não funcionam corretamente devido à manutenção tardia, desperdícios… Enfim, existem diversos aspectos que oneram as despesas e podem ser drasticamente reduzidos com o uso de tecnologia.

Uma das principais ações é que a tecnologia oferece a oportunidade de agilizar as operações, garantindo maior eficácia do negócio. Por exemplo, nem sempre será preciso deslocar um funcionário de um local a outro, com os instrumentos certos é possível fazer reuniões por videoconferência.

Os recursos tecnológicos disponíveis também ajudam no controle de estoque de maneira totalmente online, o que evita desperdícios e compras desnecessárias. Além disso, a empresa tem acesso facilitado a dados detalhados sobre giro do estoque ou demanda de serviços, o que permite fazer um planejamento estratégico mais certeiro.

Melhora na relação entre empresa e cliente

Sabemos que o cliente se tornou o personagem principal no mercado. O foco deixou de ser no produto e passou a ser no consumidor. Aquelas empresas que conseguem se destacar no mercado e obter uma vantagem competitiva, geralmente, têm uma característica essencial: sabem se comunicar bem com o cliente.

Isso não significa só apostar em estratégias de marketing e comunicação eficientes, mas também treinar as equipes para o atendimento e prover diferentes canais para o contato com o público. Ou seja, ter um número suficiente de colaboradores para atender as pessoas e utilizar a tecnologia a seu favor são tópicos importantes, que impactam diretamente essa relação.

A tecnologia e o impulsionamento do RH

Em todos os benefícios da aplicação da tecnologia nas empresas pudemos ver que os profissionais são essenciais para o sucesso da implementação. Os softwares e outras ferramentas ajudam a impulsionar o RH e esse deve ser o foco quando se almeja melhores resultados de mercado.

Além disso, o setor se torna mais estratégico, utilizando informações mais detalhadas, o que ajuda na tomada de decisões. A tecnologia também é fundamental, pois ajuda a monitorar indicadores de desempenho, acompanhar a evolução de setores e identificar competências necessárias aos colaboradores, além de colaborar com a atração e retenção de talentos.

É fato que o uso de tecnologia nas empresas tende a aumentar ao longo dos anos. As organizações que querem se desenvolver devem estar preparadas para a implementação de softwares e ferramentas com o potencial de ajudar a trabalhar os processos organizacionais.

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