Qual a importância do relatório de performance para a gestão de RH?

6 minutos para ler

Ao acompanhar 53 empresas entre os anos de 2011 e 2015, um estudo descobriu que as que seguem boas práticas de RH têm desempenho, em média, 51% superior ao mercado. Isso revela o maior protagonismo do setor de recursos humanos. Nele, é cada vez mais importante o uso do relatório de performance, mas por quê?

Antes de responder, é preciso destacar que o RH passa por uma forte transformação digital. Segundo a Deloitte, 56% das empresas estão reformulando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais. Essa maior modernidade facilita, e muito, o acesso aos relatórios. Nos próximos tópicos iremos esclarecer o assunto. Continue!

Quais informações são obtidas com relatórios?

Quase todo tipo de informação! Mas as informações variam bastante de acordo com cada relatório. Por exemplo, o relatório de treinamento e desenvolvimento conta com informações bem diferentes do relatório de recrutamento e seleção.

Portanto, é preciso saber que tipo de relatório é necessário ao seu negócio e como ele pode ser obtido. Para ficar mais claro, vamos citar três principais.

O relatório de recrutamento e seleção (R&S) é o primeiro. Nele, constam informações sobre o número de vagas em aberto, prazo médio para término de cada recrutamento, número de interessados, visualizações da vaga na internet, entre outras. Logo, torna-se provável agir com maior acerto no processo de R&S.

Outro bastante usado é o de avaliação de desempenho. Ele contém dados sobre os atuais profissionais e sua performance no expediente. Assiduidade, metas batidas, eficiência, alinhamento com os valores da empresa e assim por diante.

Por fim, existem relatórios de treinamento e desenvolvimento (T&D). Eles mostram as atuais competências dos profissionais e como estão sendo desenvolvidas com o tempo, em especial com a participação em cursos, palestras e workshops. Além disso, descrevem as competências necessárias para a melhor atuação em cada função.

Antes, todos esses relatórios deveriam ser alimentados manualmente em planilhas. Nos dias atuais, há modernas plataformas capazes de gerá-los de forma autônoma.

Qual a importância do relatório de performance?

Agora que conhece os principais tipos de relatórios, é hora de entender seus benefícios à empresa e ao setor de gestão de pessoas. Sem dúvida, contribuem para tomada de decisões, aumento da produtividade e análise de pontos fracos existentes.

Tomada de decisões acertadas

Todos os dias o profissional de RH faz uma série de escolhas importantes. Pesquisas mais recentes mostram que um adulto toma cerca de 35 mil decisões por dia, muitas no trabalho. A questão é: como garantir um maior nível de acerto?

Aqui, o relatório é de grande valia. Ele contribui para que o profissional de RH tenha uma visão mais clara e real acerca do que acontece. Além disso, colabora para que se tenha uma base sólida para escolha, mitigando decisões baseadas no “achismo”.

Melhora do processo de Recrutamento e Seleção

Com toda certeza, o processo de R&S é um dos mais importantes ao RH e à empresa. Ele garante que gente nova entre no negócio, reforce a cultura organizacional e a força de trabalho. Exatamente por isso merece uma atenção extra.

As informações auxiliam a identificar gargalos de R&S e promover melhorias significativas. Então, pode-se iniciar um processo de melhoria contínua com foco na otimização da experiência dos talentos e nos melhores resultados.

Redução do “achismo” no expediente

Trabalhar com base no que acha estar certo pode ser um grande problema, afinal de contas, não há informações suficientes que subsidiem sua decisão. Nesse sentido, é como se o profissional de RH agisse apenas com sua intuição.

Por outro lado, quando há um relatório de qualidade é possível realizar análises mais profundas, avaliar o que tem dado certo e o que precisa de ajustes. E mais, também é possível realizar análises preditivas, precavendo-se de problemas que podem surgir.

Definição de metas desafiadoras

Definir metas é um tema mais delicado do que parece. Se por um lado metas pouco desafiadoras não produzem resultados relevantes à empresa, por outro, metas desafiadoras ao extremo desmotivam o time. Portanto, é preciso encontrar o meio-termo.

Para isso, é preciso conhecer o status quo, ou seja, os atuais resultados do setor de recursos humanos ou do processo de seleção, por exemplo. Mas isso só é possível com informações de relatórios confiáveis, que mostrem exatamente onde você está.

Aumento da performance diária

Por fim, há o aumento da performance diária. Em geral, o dia a dia do trabalho é pouco aproveitado e se estima que só 39% do expediente seja realmente produtivo. Mas ao trabalhar com dados, números, relatórios, é comum que a produtividade aumente.

Isso acontece porque todos passam a ter dados reais para nortear a sua performance, a qualidade dos processos e o desempenho da empresa em geral. Se o resultado estiver aquém do esperado, dá tempo de corrigir e alcançar resultados muito melhores.

Como boas ferramentas podem ajudar?

Como pôde ver até aqui, contar com bons relatórios é uma necessidade básica. Mas você não pode depender de relatórios manuais ou feitos no Excel, afinal, perde-se muito tempo e competitividade. O mais indicado é contar com uma boa plataforma.

Com uma plataforma de recrutamento, por exemplo, você pode acompanhar em tempo real o desempenho das vagas em aberto, compartilhar os dados com o time de RH e ainda melhorar o processo de contratação. Ou seja, dá para fazer tudo com maior agilidade, eficiência e competitividade.

Por causa disso, o mais indicado é contar com a ajuda da tecnologia. Avalie que tipo de relatório você precisa, quais plataformas podem ajudar e quais suas principais funcionalidades. Além disso, avalie os clientes que já usam essa plataforma e se ela tem bons casos de sucesso. Quanto mais informações, melhor para decidir com acerto.

Enfim, agora você sabe qual a importância do relatório de performance. Lembre-se que é necessário aprimorar a gestão de pessoas, em especial o recrutamento e a seleção todos os dias. Desse modo, poderá alcançar resultados ainda mais satisfatórios e beneficiar a todos os profissionais da empresa.

Agora é hora de obter todos esses benefícios. Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir a solução que separamos especialmente para você. Vamos lá!

Posts relacionados

Deixe uma resposta