Cometer deslizes na entrevista de candidatos pode comprometer todo o processo de recrutamento e seleção. Em vez de atrair talentos e fazer com que as pessoas queiram ocupar as vagas em aberto, assustam os interessados.

Um recrutador atento revisa seus métodos e aprimora seus recursos. Assim, ele evita tais erros e ajuda a empresa a manter uma boa reputação no mercado.

Se você deseja saber o que não deve ser feito por um recrutador em uma entrevista, leia este post e descubra os 5 erros mais cometidos na entrevista de candidatos!

1. Não construir um clima adequado para os candidatos

Em uma entrevista de emprego, é comum que o nervosismo entre em ação. Entretanto, para que o candidato fique à vontade e diga tudo o que o recrutador precisa saber, é preciso que haja um clima favorável.

Isso significa criar uma atmosfera de confiança mútua, não deixando o entrevistado se sentir coagido ou inferior ao entrevistador. É importante estabelecer um diálogo no qual a comunicação possa fluir de forma natural e transparente.

2. Não deixar o candidato falar

Na hora da entrevista, é importante lembrar quem é o entrevistado. Por essa razão, separe um momento para falar da empresa e do cargo, mas deixe o maior tempo para que o candidato fale sobre si, suas habilidades, competências, experiências etc.

Outro ponto importante é evitar perguntas inapropriadas, aquelas que deixam a pessoa constrangida. Ainda que a cultura da empresa permita mais descontração, o primeiro contato entre entrevistado e recrutador não é o melhor momento para colocar isso em prática, pois a postura do profissional reflete a imagem da organização.

3. Não deixar claro os benefícios da vaga e da empresa

Os profissionais estão ficando cada vez mais especializados em suas áreas, o que os transforma em verdadeiros talentos. Por isso, essas pessoas estão sendo cobiçadas pelas empresas e conquistando maior poder de escolha.

Nas entrevistas, é um engano acreditar que todo candidato está desesperado para ocupar a vaga e que não é preciso enaltecer a imagem da organização e explicar muito bem os benefícios oferecidos.

Os pretendentes precisam reconhecer que a empresa é boa para os seus colaboradores e que ali é um lugar no qual poderão construir uma carreira de destaque. Por essa razão, não economize palavras e mostre tudo o que a organização tem de melhor.

Ressalte as vantagens de trabalhar na empresa, tanto as materiais quanto as imateriais, falem sobre o modelo de liderança e das políticas de gestão de pessoas, do happy hour, dos propósitos etc.

4. Não se preparar para a entrevista

Alguns entrevistadores acreditam que somente o candidato deve se preparar para a entrevista. Contudo, chegar diante do pretendente à vaga e não fazer as perguntas adequadas ou deixar visível que não sabe com quem está falando, pode gerar um desconforto para a pessoa que está dedicando seu tempo para concorrer a um cargo.

Desse modo, o recrutador deve ter um roteiro com perguntas já formuladas e assuntos a serem abordados, bem como ler o currículo do candidato antes para evitar questões que já estão explícitas ali. Com isso, demonstra-se respeito e consideração ao sujeito entrevistado.

5. Não dar um feedback aos candidatos

Busca-se, atualmente, humanizar todos os processos organizacionais. Afinal, o maior capital de uma empresa é o seu corpo funcional. Desse modo, uma atitude importante do recrutador é dar um feedback aos candidatos, ainda que o retorno não seja positivo.

Esperar pelo contato do entrevistador pode ser angustiante para muitas pessoas. Por isso, mesmo que haja muitos concorrentes, é válido enviar um e-mail, SMS ou realizar uma rápida ligação para deixar os candidatos a par do resultado. Se possível, explique os motivos da resposta negativa. Assim, eles poderão se preparar melhor da próxima vez.

A entrevista de candidatos é uma etapa importante do processo seletivo. É sempre bom lembrar que o sucesso da empresa também está atrelado à escolha de seus funcionários. Desse modo, é fundamental não descuidar dos detalhes da seleção, pois isso pode ter consequências desastrosas para a organização no curto e/ou longo prazo.

Agora que você já sabe quais erros não cometer nas entrevistas, leia nosso post sobre boas técnicas de recrutamento e seleção!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert