Currículo ou Curriculum Vitae: este documento, sem dúvida, tem um grande peso no ambiente corporativo. Aliás, como se faz uma busca assertiva de currículo nos tempos atuais?

Todo recrutador deve ter em mente que há alguns fatores que ele pode controlar no seu perfil de candidato ideal e outros que é preciso deixar em branco. Trata-se de se preparar para receber o “elemento surpresa” que cada pessoa traz à organização.

Isso significa que, assim como reformulamos diariamente a nossa maneira de trabalhar no mundo contemporâneo, precisamos reavaliar o que, de fato, é o bom currículo e como escolher um nos dias de hoje.

Quer aprender a fazer uma busca assertiva de currículo? Confira as nossas dicas!

1. Faça um bom estudo de cargos e funções

Para saber o perfil de candidato que se deve procurar, é preciso estudar bem o cargo e as funções que serão desempenhadas.

Com isso, o desenho de cargos é uma ferramenta essencial no momento em que se tem uma vaga em mãos. Ele se torna uma referência na hora de fazer a triagem de currículos, assim como, posteriormente, quando se está avaliando os candidatos à vaga.

Esse tipo de desenho inclui os aspectos ligados ao cargo e à função, como escolaridade, nível de experiência, ferramentas que é preciso dominar para desempenhar o trabalho, dentre outros aspectos que a empresa considera importantes para preencher a vaga.

A partir de um estudo interno e externo, somado ao desenho final desses cargos e funções, podemos dizer que já há um preparo bem maior para fazer uma busca assertiva de currículo.

2. Busque uma estratégia de atração dos candidatos

Com toda essa facilitação que a tecnologia trouxe ao dia a dia, principalmente na comunicação e nos diferentes modos de apresentar um conteúdo, é preciso estabelecer alguns critérios para escolher um bom currículo. Porém, não se pode abrir mão da flexibilidade.

Assumir essa capacidade desde a triagem de candidatos tem a ver com o momento atual no mercado, que passa a necessitar, cada vez mais, de pessoas criativas. Para isso, é preciso ter uma estratégia de atração mais dinâmica.

Além de se preocupar com o que a sua empresa quer encontrar no candidato, é preciso pensar em uma estratégia que torne a vaga interessante para o perfil desejado.

Logicamente, o recrutador não vai criar uma vaga que não corresponda com a realidade, mas destacar os pontos que podem ser valorizados por candidatos com as características desejadas. E mais: a escolha do local de divulgação também faz toda a diferença. Veja porque na próxima dica!

3. Escolha um local oportuno para divulgar a vaga

Um fato que todo recrutador precisa lidar é a impossibilidade de atingir todos os profissionais qualificados que uma área possa oferecer. Toda vaga está fadada a deixar de ser vista por muitos profissionais compatíveis.

Pensando nisso, é preciso aumentar as possibilidades de atingir, especialmente, aquelas pessoas que estejam qualificadas e de acordo com o perfil do cargo.

Há formas diferentes de buscar isso. Primeiro, escolher canais de divulgação nos quais a sua pessoa ideal (com as qualificações e experiências requisitadas) tenha mais chance de estar.

Portanto, se a sua vaga é para pessoas da área de Marketing, por exemplo, talvez seja mais válido buscar meios nos quais esse público está presente em vez de divulgar a vaga em locais muito genéricos e com perfis operacionais.

Hoje, existem inúmeras plataformas de divulgação que sabem bem como atingir o público ideal para cada vaga. Usando esses recursos, não há lugar melhor ou pior, pois o foco é a compatibilidade com o perfil do cargo e o nível das funções exercidas.

4. Faça uma boa triagem

Mesmo deixando claros os requisitos da vaga e escolhendo locais adequados, é preciso fazer uma triagem dos currículos e escolher aqueles que realmente sejam interessantes.

Nesse momento, é importante determinar filtros adequados para eliminar aqueles candidatos que não atendam aos pré-requisitos ou que demonstrem algum tipo de incompatibilidade que inviabilize a sua candidatura para a respectiva vaga.

Aqui, podem-se listar critérios de formação, idiomas com fluência, ortografia, tempo mínimo de experiência, dentre outras características que realmente fazem toda a diferença para qualquer empresa.

Na hora de entrar em contato com o candidato, otimize a comunicação e aproveite para já começar a fazer anotações a respeito desse primeiro contato direto. Aproveite, também, para esclarecer informações básicas sobre a vaga para dar a chance de o profissional avaliar a oferta antes mesmo da entrevista.

Há casos em que a empresa não revela a remuneração e candidatos simplesmente deixam a sala de entrevista ao descobrirem que sua pretensão salarial é maior do que é oferecido para a vaga em questão. Para evitar esse tipo de situação, peça para o candidato revelar a sua pretensão ou divulgue o salário antes.

Informações específicas como trabalho aos sábados também devem ser ditas antes para que o candidato já vá para a próxima etapa ciente das suas atribuições e horários.

5. Abra-se para o novo

Retomando o que dissemos lá no começo do post, o novo recrutador precisa ter um espaço para a flexibilidade, dando oportunidade para aquilo que ele encontra de novo no mercado e, ao mesmo tempo, atendendo ao que a empresa necessita.

Isso pode ser, por exemplo, uma pessoa que mudou de área de atuação e demonstra grande empenho em se inserir nessa nova área, formações acadêmicas variadas, habilidades artísticas, trabalho voluntário, dentre muitos aspectos que podem agregar à sua empresa.

Para fazer uma busca assertiva de currículo, é preciso entender que o processo seletivo não parte do zero, mas de uma ideia que já existe a respeito do cargo, bem como as necessidades da instituição, expectativas e um perfil comportamental desejado. A partir daí, o recrutamento se desenvolve de maneira a encontrar uma pessoa que a empresa tem condição de desenvolver e que vá contribuir para o que ela precisa.

A partir dessas dicas, buscamos mostrar como é possível ser exigente na escolha de candidatos, mas sem perder talentos. Compartilhe esse conteúdo nas suas redes e mostre aos seus amigos e companheiros de trabalho o que você aprendeu!