A metodologia DISC se tornou uma das principais tendências nas organizações por ter características bem particulares que auxiliam na avaliação dos colaboradores e funcionários.

Mas você sabe o que é a metodologia DISC? Quais são as suas principais características e benefícios? E quais valores essa estratégia traz para o crescimento de um negócio?

Neste artigo, vamos explicar o funcionamento dessa ferramenta, porque ela se tornou tão essencial nas empresas, como aplicá-la e quais são os benefícios de inseri-la nas organizações. Vamos lá?

O que é a metodologia DISC?

A metodologia DISC procura identificar traços comportamentais predominantes em cada pessoa. O método surgiu na década de 1920 e foi elaborado pelo psicólogo PhD de Harvard, William Marston.

Em seus estudos, Marston identificou que existem quatro tipos de comportamento principais predominantes na sociedade. As iniciais de cada um desses comportamentos originaram a sigla DISC. São eles:

  • dominance (dominância);
  • influence (influência);
  • steadness (estabilidade);
  • conscientiousness (conformidade).

A lógica por traz da identificação desses padrões predominantes é justamente compreender em que tipo de contexto essas pessoas se desenvolvem melhor.

Com isso, a metodologia DISC é utilizada no mundo todo como um forte embasamento para recrutadores tomarem decisões. Mais do que isso, se tornou um recurso valioso na busca de profissionais por trabalhos que desenvolvam suas habilidades dominantes.

Por que aplicar a metodologia DISC na sua empresa?

Pessoas que desempenham funções compatíveis com seus perfis trabalham mais felizes e engajadas, além de obterem resultados superiores. Esse já seria um ótimo motivo para utilizar a metodologia DISC na sua empresa.

Vamos imaginar que você gerencia um time de vendas e gostaria de selecionar pessoas para assumirem posições de liderança. Como saber, para além da observação, se um de seus vendedores conseguirá influenciar o restante da equipe? Ou, como avaliar a estabilidade emocional de seu futuro líder sem ter conhecimento na área de Psicologia?

Para embasar sua decisão e escolher de repente entre dois ou três possíveis candidatos, o DISC é uma ferramenta ideal. Além de revelar tendências da personalidade do indivíduo, ele ainda direciona possíveis vocações e dificuldades.

A partir da coleta dessas informações através das respostas do próprio candidato, fica bem mais fácil entender que tipo de ambiente e contexto é o ideal para ele se desenvolver.

Como aplicar a metodologia DISC?

O DISC é um teste com base em questionários e pode ser aplicado em um contexto de recrutamento ou de avaliação de colaboradores. Gestores e recrutadores são os mais indicados para utilizá-lo.

A metodologia DISC é uma ferramenta de análise comportamental, com aplicação rápida, eficiente e agradável para quem está sendo avaliado.

Os quatro tipos de comportamento que são a base do DISC irão formar 15 estilos de comportamento observáveis, mostrando a combinação de elementos que formam esses estilos.

Para recrutadores, a metodologia DISC representa uma opção segura para basear suas escolhas, diminuindo as chances de erros na hora de recrutar pessoas.

Vale lembrar que, além do perfil comportamental, há outros aspectos que precisam ser avaliados, como as referências anteriores do profissional. Afinal, testes são parte da avaliação, ainda que importantes.

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