Quando o assunto é turnover alto, a equipe de Recursos Humanos enfrenta desafios reais e impactantes. Afinal, a rotatividade constante de colaboradores pode trazer consequências significativas para a empresa, desde a sobrecarga de trabalho na busca por novos talentos até a redução da produtividade e a desestabilização do ambiente organizacional.
Dentro deste cenário, o RH precisa lidar com questões complexas, como custos operacionais, dificuldades em preencher posições-chave e o desafio de manter a motivação e o engajamento da equipe restante. Neste blog post, vamos explorar algumas formas de superar o turnover com estratégias eficazes de retenção de talentos.
O que é Turnover?
O termo “turnover” refere-se à taxa de rotatividade de colaboradores em uma empresa. Explicando de forma mais simples, é quando as pessoas entram e saem da empresa. É como a taxa de troca de funcionários. Se muita gente sai o tempo todo, temos um turnover alto. Se as pessoas ficam por mais tempo, o turnover é baixo.
Uma alta taxa de turnover pode indicar problemas na gestão de pessoas, no ambiente de trabalho ou na cultura organizacional. O impacto vai além do processo de contratação e demissão. Ele pode afetar a produtividade, a motivação dos colaboradores, o clima organizacional e os custos operacionais da empresa. Por isso, é importante que as empresas compreendam os motivos do turnover e busquem estratégias para reduzi-lo e reter talentos valiosos em sua equipe.
Quais podem ser os motivos de um turnover alto?
Listamos os principais motivos pelos quais as pessoas deixam seus empregos e fazem com que a taxa de turnover cresça. Confira!
Falta de reconhecimento e valorização dos colaboradores
Os funcionários precisam de reconhecimento para sentir que seu trabalho faz a diferença. Esse reconhecimento pode acontecer de diversas formas, mas é importante que a gestão da empresa dê a devida importância para este aspecto dentro da cultura organizacional.
Ausência de oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional
Todos querem ter oportunidades de crescimento, aprendizado e desenvolvimento profissional dentro da empresa, afinal, dedicam a maior parte do seu dia para aquela organização. Quando há o sentimento de que não existe mais espaço para crescimento, muitas vezes, o colaborador opta por buscar oportunidades em que ofereçam melhores perspectivas de carreira.
Remuneração abaixo do mercado e ausência de benefícios
A remuneração e os benefícios oferecidos pela empresa podem ser fatores determinantes para a permanência dos funcionários. Se os salários não são competitivos ou os benefícios não atendem às necessidades dos colaboradores, essa pode ser uma das grandes causas do turnover.
Falta de comunicação, feedback e flexibilidade
Hoje em dia, a comunicação e flexibilidade são muito valorizadas no mercado de trabalho. Organizações que buscam um equilíbrio de acordo com as necessidades de cada colaborador, melhorias contínuas para a comunicação clara e eficiente e feedbacks frequentes e adequados sobre o desempenho individual, com toda certeza têm vantagens competitivas em relação a outras organizações.
Turnover e absenteísmo são a mesma coisa?
Muitas pessoas podem ficar um pouco confusas com relação a diferença entre os dois conceitos. Enquanto o turnover metrifica a saída de funcionários da empresa, o absenteísmo está relacionado com a ausência dos funcionários no trabalho. Ambos os indicadores podem impactar o desempenho e a produtividade da empresa, e é importante monitorar, buscar estratégias para reduzi-los e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
O Absenteísmo refere-se a frequência e duração das ausências dos colaboradores no trabalho, seja por motivo de doença, licenças, férias ou outros motivos pessoais. É importante perceber que ele pode ser um primeiro sinal para o turnover. Um alto índice de absenteísmo pode indicar problemas relacionados à saúde e bem-estar dos colaboradores, ao clima organizacional ou à insatisfação no trabalho, o que posteriormente pode ocasionar um índice de turnover alto também.
Dicas essenciais para diminuir o Turnover
Confira algumas dicas que podem auxiliar na diminuição dos índices de turnover dentro de uma organização.
Faça entrevistas de desligamento
Ao entender os principais motivos pelos quais a maioria dos colaboradores sai da empresa, você consegue identificar os pontos de melhorias e criar ações para trabalhá-los de forma eficaz e assertiva.
Realize pesquisas de clima organizacional
As pesquisas de clima organizacional precisam ser realizadas frequentemente e oferecem informações valiosas para a equipe de Gestão e RH reter talentos e mantê-los engajados.
Lembre-se que para realizá-las, você pode contar com a plataforma do Burh – que oferece uma funcionalidade específica para isso e pode ser utilizada de maneira fácil!
Mantenha canais de comunicação abertos
Uma comunicação aberta e eficaz é de extrema importância para que os colaboradores possam expressar aquilo que estão sentindo, suas sugestões e opiniões e sintam que estão sendo ouvidos.
Dê feedbacks frequentes
Por aqui, falamos muito sobre a importância do feedback construtivo. E mais uma vez, olha ele aparecendo aí! Colaboradores que recebem feedbacks se sentem mais motivados, além de terem plena certeza de que a função que desempenham é importante para a organização.
Seja o mais assertivo possível nas contratações
Vá além das competências técnicas. Analise o perfil dos candidatos (a metodologia DISC pode ajudar muito nesse processo) e se estão de acordo com a cultura da empresa. Nesse aspecto podem ajudar: uma triagem eficiente, processo de entrevista estruturado e a construção de um Employer Branding eficiente. Além disso, um software de recrutamento e seleção pode ser um importante aliado na organização!
Conte com o Burh para alavancar o seu RH e torná-lo muito mais estratégico! Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp e agende uma demonstração.