Cultura organizacional: entenda de fato o que ela significa e boas práticas para reforçá-la em sua empresa!

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Você pode pensar que não, mas a cultura organizacional influencia muito o alcance de metas e resultados de uma empresa, além de muitos outros fatores. Assim como tudo dentro de uma organização, ela precisa ser estratégica. Vamos entender mais sobre o assunto?

Você sabe o que é Cultura Organizacional?

Não existe apenas uma definição, mas podemos entender a Cultura Organizacional como a manifestação dos valores de uma empresa de forma prática. Ou seja, é a forma como todas as relações acontecem dentro daquele ambiente, englobando tanto regras formais, quanto informais.

Nesse sentido, de nada adianta a empresa pregar determinados valores relacionados com a sua cultura em seus manuais e não praticar isso no dia a dia com colaboradores, clientes, parceiros e até mesmo dentro dos processos.

Por que ter ela bem definida é tão importante?

Precisamos ter em mente que a Cultura Organizacional veio para ajudar, seja os profissionais de Recursos Humanos, gestores e até mesmo os colaboradores no geral.

O desalinhamento da equipe nesse sentido torna muito mais difícil o alcance dos resultados esperados e metas definidas. Quando toda a equipe caminha seguindo a mesma direção, é possível chegar mais rápido ao que se almeja. Se cada um caminhar sozinho por direções diferentes, sem saber onde se deseja chegar, os objetivos não se tornam claros e ainda é possível gerar uma grande confusão em todo o time.

Além disso, é importante deixar claro que ao comunicar a cultura organizacional ao time, a empresa não exclui e não menospreza as características de cada colaborador, respeitando também seu posicionamento.

Conheça os tipos de cultura organizacional!

1- Cultura de Tarefas

Na Cultura de Tarefas, os colaboradores estão mais focados na resolução de problemas, e, para cada tarefa, há um profissional específico. Isso faz com que as atividades sejam executadas de forma mais eficaz, com o máximo potencial, porém não há supervisão.

2- Cultura de Poder

Neste tipo de cultura, o modelo hierárquico é claro e bem definido. Ela estimula a geração de metas e obtenção de resultados, onde os colaboradores são influenciados a competirem entre si. As decisões são centralizadas na liderança.

3- Cultura de Papéis

Neste tipo de cultura orientada por regras, há pouca flexibilidade e cada membro da empresa deve desempenhar apenas o que foi designado para o seu papel. Com as estruturas hierárquicas bem definidas, não há muito espaço para inovações, afetando diretamente o crescimento da empresa.

4- Cultura de Pessoas

Empresas que adotam a cultura organizacional baseada em pessoas, têm os colaboradores como o centro do negócio, são valorizados e suas opiniões são respeitadas, além de ter espaço para o crescimento e desenvolvimento como profissional. Aqui, as empresas focam em políticas de incentivo e respeito à qualidade de vida no trabalho.

Boas práticas para implementar uma Cultura Organizacional na sua empresa!

Agora que você entendeu a importância de uma Cultura Organizacional bem definida, é o momento de anotar algumas boas práticas para reforçá-la cada vez mais na sua empresa. Confira!

  • Invista na Comunicação Interna

Ela é a chave principal para disseminar a Cultura Organizacional da sua empresa. Se bem estruturada, é capaz de manter um vínculo de confiança entre empresa e colaborador.

  • Conheça seus funcionários

Conheça os membros do seu time, faça testes comportamentais, entenda e procure desenvolver os pontos fortes e fracos de cada um.

  • Faça uma Pesquisa de Clima

Colaboradores motivados e felizes além de obterem grandes resultados, são essenciais para que a Cultura Organizacional da empresa seja disseminada. É importante entender quais são os sentimentos a respeito daquele ambiente com a Pesquisa de Clima sendo realizada frequentemente.

  • Incentive e promova o desenvolvimento profissional

Uma empresa onde o desenvolvimento de pessoas é uma preocupação constante da equipe de RH, além de reforçar a disseminação da Cultura Organizacional, pode ter seus resultados alavancados e alcançar metas com mais facilidade.

  • Integre os colaboradores e promova eventos

Equipes integradas se comunicam mais, gerando conexão entre o time. Nem precisamos dizer que isso só traz benefícios, não é mesmo?

  • Mapeie e identifique as lacunas

Por último, mas não menos importante, através de todas as pesquisas e feedbacks recebidos, é hora de analisar se há lacunas ou ruídos na comunicação e disseminação da cultura da empresa e buscar caminhos para resolvê-las.

Agora que você já entendeu de fato o que significa a Cultura Organizacional, sua importância e algumas dicas para fixá-la ainda mais, é hora de colocar tudo isso em prática.

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