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Por que é tão importante saber o que é accountability?

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Dentro do ramo de administração, tanto na esfera das empresas privadas quanto na das organizações públicas, há muitos conceitos que estão se consolidando diante do grande público. Entender seus significados não só ajuda a contextualizar certas informações, mas também contribui para o processo administrativo. Por exemplo, você sabe o que é accountability?

Apesar de recente, esse termo já está presente em praticamente todo negócio. Mesmo assim, seu significado não é tão claro à primeira vista, já que não há um bom equivalente dessa palavra em português.

Neste post, veremos o conceito e os motivos para entender o que é accontability. Acompanhe!

O que é accontability?

A definição mais simples seria “capacidade de responsabilização”. Na prática, accountability é a possibilidade de uma pessoa, grupo ou empresa ser responsabilizada por algum evento, como um acidente ou algo similar, independentemente de certas circunstâncias.

Ele também é usado para representar a obrigação de transparência da empresa, sempre agindo de acordo com a ética estabelecida. Nos negócios, isso é representado por um contrato, em que aqueles que o assinam aceitam a responsabilidade sobre determinadas partes da empresa e seu funcionamento.

Dessa forma, a culpa por qualquer resultado negativo não pode ser atribuída a terceiros. O significado pode ser mais aprofundado, o que exige bastante estudo de sua parte.

Por que entender esse termo?

Mas por que é importante entender o que é accountability? Podemos destacar para você pelo menos 3 motivos.

Melhor gerenciamento de crises

Uma das primeiras dificuldades de um negócio durante um evento de crise é justamente saber quem deve assumir a responsabilidade pelo quê. Muitos empreendedores e gestores passam mais tempo tentando discutir quem deve ser culpado do que solucionando o problema.

Ter uma política clara de accountability para cada indivíduo significa que, em vez de andar em círculos, é possível determinar imediatamente quem deve lidar com a situação e como fazer isso.

Mais confiança do público na marca

Ao ver o que é accountability, você já deve ter entendido que esse conceito também se refere à integridade do negócio. Dentro dessa política, você vai encontrar vários meios de fiscalização para determinar se os processos de cada setor e as atitudes de cada indivíduo estão de acordo com as regras do grupo ou não.

Isso ajuda a construir mais confiança diante do público, já que as regras seguidas por todos os membros, além de suas responsabilidades, são bem claras desde o início.

Distribuição adequada de responsabilidades entre os colaboradores

Por fim, refletir de forma crítica sobre sua política de accountability também ajudará a encontrar uma distribuição melhor das responsabilidades entre os indivíduos.

Não é incomum que alguém acabe sendo culpado por erros de outras pessoas, seja por estar no lugar errado na hora errada, seja por ser supervisor de quem cometeu o erro em questão. Com responsabilidades bem estabelecidas, não será um problema determinar de forma mais justa quem precisa lidar com a situação.

Agora que você entende um pouco melhor o que é accountability e qual é a importância de conhecer esse termo a fundo, é hora de se aprofundar no tema. Quanto antes você começar, mais rápido verá os resultados.

Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim, você ajudará outras pessoas a conhecerem o accountability!

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