A importância da Accountability para as organizações

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Accounta….. o que?

Accountability é mais do que um conceito, é um estilo de vida! Sim, as organizações mudaram e o mundo mudou! Não foram mudanças apenas de recursos ou da forma de comunicação: mudou a forma de produção, de execução e também de relacionamento.

E o que isso tudo tem a ver com Accountability? Tudo! 

Dentro de um cenário de mudanças como estamos vivendo, especialmente dentro das organizações, responsabilidade e ética são fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos e crescimento tanto das pessoas como das organizações.

Accountability é isso: Um senso de responsabilidade, um propósito ético, uma intencionalidade de transparência com apresentação de contas.

Esse conceito reúne uma série de significados que se associam e se complementam, mas em geral, de uma forma ampla, significa uma postura positiva, responsável e ética frente às ocorrências do dia a dia de trabalho, especialmente.

Não há uma tradução literal para o português, pois não é uma palavra, é um conceito! Repito, é mais do que um conceito, é um estilo de vida. 

Não é possível, ou é quase impossível, que uma pessoa tenha Accountability na vida profissional e não na vida pessoal. Não! Accountability requer uma escolha individual, um desejo interno e, portanto, verdadeiro, para agir de forma correta, ética, responsável.

Quando alguém entende que um trabalho precisa ser feito e o faz, independente das dificuldades ou barreiras, isso é Accountability.

Quando alguém se nega a participar de negócios escusos e aponta possíveis riscos, mais ainda, encontra outros caminhos, lícitos obviamente, para fazer o que precisa ser feito, isso é Accountability.

Quando ninguém quer assumir uma tarefa necessária e um alguém se levanta e diz: deixa comigo, isso é Accountability.

Quando um colega comete um erro e alguém o posiciona sobre essa questão, isso é Accountability.

É muito mais do que isso, é um estilo de vida muito valorizado nos dias de hoje. As empresas cada vez mais precisam, para se manterem competitivas e sustentáveis, de comprometimento, proatividade, responsabilidade, foco no resultado, por parte de seus colaboradores. O mercado exige isso. As respostas devem ser ágeis, inovadoras, on time. Para isso é fundamental Accountability.

Mas, afinal, a gente aprende ou adquire Accountability? A gente aprende! É preciso estar atento a si mesmo, desenvolver com as experiências que nos cercam. Exige um esforço e muita consciência do seu papel na organização, na equipe, na tarefa e na vida! 

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