O que são os headhunters e qual a sua importância para as empresas

7 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar de histórias de atletas, modelos e artistas que foram encontrados por caçadores de talento. São pessoas com uma capacidade aguçada de identificar indivíduos com alto potencial em determinadas carreiras. Mas você sabia que existem profissionais desse tipo para o mercado corporativo? Os chamados headhunters são cada vez mais requisitados nas organizações, e existe um bom motivo para isso. 

A seguir, você descobrirá o papel desempenhado por um headhunter, por que ele é essencial no âmbito corporativo atual e quais as características de um bom profissional da área. Acompanhe! 

O que são headhunters? 

Como dissemos no início deste artigo, o headhunter também pode ser reconhecido como um caçador de talentos. Ele é a pessoa que seleciona os melhores profissionais do mercado para as empresas, especialmente para cargos de liderança ou executivos, atuando como uma espécie de mediador. 

O seu trabalho se aproxima ao desempenhado por um recrutador. Portanto, entre as suas principais atividades, estão o estudo aprofundado sobre as necessidades corporativas, o que inclui não só habilidades técnicas, mas também comportamentais.

A partir disso, ele sai à procura dos profissionais mais qualificados do mercado, observando as suas qualificações, experiências e também competências interpessoais. Quando encontra o candidato ideal, ele faz a intermediação do contato entre o talento e os gestores de um negócio. 

Por que o trabalho de um headhunter é tão importante para uma empresa?

Existem vários motivos pelos quais uma empresa contrata um headhunter, mas um dos seus principais está ligado à necessidade de profissionais talentosos ocupando posições estratégicas nas organizações.

Conseguir ter um profissional de excelência em um quadro de funcionários não é simples, e muitas vezes apenas com as ações do RH não é possível atrair o colaborador certo. É, então, que entra o headhunter, que tem um papel mais ativo no processo.

A seguir, você conhecerá mais algumas razões pelas quais uma empresa contrata o caçador de talentos e entenderá a importância que isso tem para o negócio!

Competitividade 

Muitas vezes, a busca por um profissional é confidencial devido à competitividade. Vamos explicar! Imagine que a empresa necessite de um profissional para ocupar um cargo em um projeto que transformará o mercado no segmento. 

Com certeza, ela não desejará que outras empresas tenham acesso a essa questão, certo? O headhunter então busca pelo candidato ideal sem revelar o nome da companhia. Devido à sua experiência, ele procurará ocupar o cargo, sem revelar informações que ajudem a pessoa a identificar a empresa, mostrando apenas de qual negócio se trata nas etapas finais do recrutamento.

Altos cargos executivos 

Encontrar um indivíduo capaz de ocupar uma posição de presidência, vice-presidência ou mesmo diretoria de uma empresa é um trabalho complexo. É comum, por exemplo, que a empresa não conte com profissionais internos que atendam a essa demanda por altos cargos executivos. 

Em grande parte dos casos, tais pessoas não estão em sites de recrutamento tradicionais. Além disso, elas contam com especialidades bem-específicas, essenciais para o negócio. Consequentemente, isso exige um headhunter capacitado para fazer uma peneira nessa seleção, poupando o tempo que o RH levaria e aumentando as chances de sucesso.

Como eles costumam ter uma rede de contatos mais apurada, a facilidade de localizar profissionais com as habilidades necessárias ao negócio é muito maior. Afinal, nem sempre tais tipos de colaboradores estão disponíveis no mercado de trabalho, e alguém precisa dar um “empurrãozinho” para que aceitem o desafio.

Quais são as principais características de um caçador de talentos? 

O trabalho de um headhunter envolve uma série de desafios, como convencer um profissional a mudar de emprego em época de crise econômica. Para isso, ele precisa ter uma alta habilidade de persuasão e saber de fato até que ponto as necessidades da empresa estão alinhadas aos propósitos do candidato. Mas não é só isso. Confira outras características importantes, a seguir!

Networking 

Uma das principais características de um headhunter é o seu networking. Toda pessoa que deseja investir nessa carreira precisa ter bons contatos, mas também ser capaz de se comunicar e conhecer muitas pessoas. Afinal, serão elas que poderão lhe apresentar futuros clientes, no caso empresas, e também bons candidatos para o seu trabalho. 

Diante de demandas urgentes, por exemplo, será à sua rede de contatos a qual você recorrerá, facilitando a intermediação para alocar potenciais profissionais em ótimas oportunidades. 

Escuta ativa 

Falamos sobre a importância de se comunicar com as pessoas no tópico sobre networking. Tão importante quanto essa habilidade é saber escutar ativamente um candidato. Se você só ouvi-lo e nunca dar valor à sua fala, as suas chances de sucesso poderão ser frustradas em grande parte dos casos.

O ato de escutar uma pessoa o ajudará a aprender sobre ela. Por exemplo, se você está em contato com um profissional, ao absorver corretamente as informações passadas por ele, você poderá associá-las ao que ele está buscando no mercado, tornando o trabalho mais produtivo. 

Inteligência emocional 

A inteligência emocional é uma característica cada vez mais bem-avaliada pelo mercado. Ela consiste na habilidade de um indivíduo de sobreviver e se adaptar à determinada situação, sem que isso afete o seu equilíbrio emocional. 

Sabe-se que encontrar um profissional talentoso nem sempre é fácil, exigindo persistência e uma boa capacidade argumentativa para convencê-lo de que aquela oportunidade será de fato boa. No caso do headhunter que tem uma rotina mais flexível, uma boa dose de inteligência emocional é mais do que necessária. 

Vale lembrar que, dentro desse contexto, outras características são fundamentais, tais como autocrítica, comprometimento, confiança e também iniciativa!

Observação 

Uma pessoa observadora é reconhecida como aquela que está atenta a tudo que acontece à sua volta. Geralmente, são indivíduos que conhecem detalhes das situações que vivem e são capazes de encontrar soluções mais eficazes para elas. 

No caso do headhunter, tal capacidade o ajudará a saber o que e onde pesquisar os principais candidatos, mas também entender a realidade do mercado de atuação da empresa que o contrata. Assim, ele consegue cruzar dados de cada candidato de acordo com o que ele precisa naquele momento. Além do mais, ele é bastante preciso em suas escolhas e indicações, não fica pestanejando entre uma ou outra pessoa. 

Em todos os casos, os headhunters sabem que, para que o seu trabalho possa ser bem-executado, precisarão contar com a tecnologia, a fim de otimizar as buscas de bons perfis profissionais.

Quer saber como a BURH pode auxiliá-lo? Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços! 

Posts relacionados

Deixe uma resposta