Habilidade x Competência: Como podemos definir estas duas palavras de forma simples?

2 minutos para ler

Vamos conversar hoje um pouco sobre Habilidade e Competência?

Pra começar, preciso confessar uma coisa pra vocês: há um bom tempo eu achava que estas duas palavras tinham o mesmo significado. Na minha cabeça, uma era a explicação da outra e eu não sabia diferenciá-las. Com a melhor das intenções, toda vez que eu me deparava com uma situação onde eu tinha que falar sobre as competências de uma pessoa, eu acabava falando de suas habilidades.

Há alguns anos, quando comecei a me interessar mais pelo assunto, pude perceber a sutil diferença entre elas.

Vamos aos significados?

Habilidades: são as capacidades que desenvolvemos durante nossas vidas e fazem com que tenhamos atitudes e ações voltadas para um objetivo.

Competências: são o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que nos levam a executar uma ação de forma assertiva.

Ou seja, a competência está relacionada com a forma adequada e embasada com que definimos uma ação. Então, para termos competência, em primeiro lugar precisamos ter habilidades.

Um exemplo: supomos que eu trabalho atendendo no balcão de uma padaria, sei servir o que é pedido, sou educada e não deixo cliente esperando; isso significa que desenvolvi algumas habilidades pra fazer esse trabalho. Agora,  se além disso tudo eu consigo entender o cenário e ver que precisa de mais uma fornada de pães, que os frios estão sendo cortados da forma errada, que está havendo desperdício de produtos porque não vende tudo o que é fabricado e, tomo atitudes baseadas nesse contexto para melhorar o que está sendo feito, estou desenvolvendo a competência.

De uma forma bem simples, porém, quanto mais estudamos, mais entendemos que existem muito mais conceitos e classificações relacionadas a esse assunto. E isso é enriquecedor, pois passamos a perceber o que precisamos fazer para dar o próximo passo em busca da competência.

O importante é sempre pensarmos que todos nós temos pontos fortes e pontos de melhoria. E, o que faremos com isso dependerá das competências que queremos (ou precisamos) desenvolver.

[rock-convert-cta id=”1766″]

Posts relacionados

Deixe uma resposta