Sua empresa fala com seus futuros colaboradores?

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Há quem diga que um dos fatores para o sucesso de uma empresa está na forma como ela passa sua imagem para o mundo. Nesta missão, tão importante quanto mostrar sua marca para os clientes, também está o desafio de formar uma equipe competente.  Confira a seguir algumas dicas de endomarketing que podem facilitar o processo na hora de recrutar novos colaboradores.

O que é endomarketing?

O  conceito de endomarketing está diretamente relacionado a forma como as empresas trabalham a comunicação interna dos funcionários, estas técnicas não abrangem apenas os comunicados rotineiros de uma instituição, mas buscam criar um relacionamento direto com os colaboradores, compartilhando valores, conquistas e dificuldades com cada um deles, de modo que sintam-se valorizados e entendam que a suas funções têm propósito.

Quem faz o endomarketing?

É comum encontrarmos um debate nas grandes empresas sobre qual departamento é o responsável pelo endomarketing da companhia. Alguns dizem que esta é uma função relacionada ao departamento pessoal, enquanto outros acreditam se tratar de uma função do pessoal de marketing.

Entretanto, para Saul Bekin – especialista em endomarketing  -, há o entendimento que esta é mais uma das funções que expressam os valores de uma empresa do novo milênio, cujo objetivo dos departamentos devem estar entrelaçados em uma força-tarefa interdisciplinar.

Assim, podemos dizer que a demanda surge do departamento pessoal que trabalha em conjunto com o departamento de marketing para encontrarem a solução mais adequada de comunicação. Juntos, estes profissionais serão os responsáveis pela cultura da empresa e, consequentemente, as vagas de emprego que estiverem disponíveis. Para isto, é preciso ter a noção que:

A comunicação deve estar aonde as pessoas estão

Esqueça dos murais informativos, tampouco do velho modelo de jornais internos. Hoje, com as redes sociais, ficou muito mais fácil comunicar aquilo que se passa dentro da empresa, basta utilizar ferramentas comuns e que estão disponíveis para todos, como o Linkedin e o Facebook.

As duas plataformas oferecem a opção de divulgação de vagas em suas páginas, incluindo recursos como o detalhamento das funções, a opção de envio de currículos e até a opção de anúncios com direcionamento geográfico.

O ideal é que as páginas das empresas mantenham um fluxo de publicações constante, com conteúdo que vai além da divulgação de vagas, mas também apresenta o cotidiano da empresa.

Para isto, é interessante criar um calendário variado de publicações que vão desde ações feitas pelo RH, como datas comemorativas, prêmios e outras considerações recebidas pelo mercado, além da valorização dos funcionários contando um pouco de sua história e função dentro da instituição.

Alguns exemplos interessantes de empresas que sabem usar destes recursos com sabedoria são a Nubank e a empresa de mídia NZN.

A Nubank, por exemplo, ganhou o mercado com seu jeito moderno que além de tirar sarro de outros bancos, também se esforça em mostrar que o cliente é importante para suas operações. Este cuidado também é passado para os funcionários, sendo comum encontrarmos em suas redes publicações que exaltam os bons profissionais, além de outras que educam o público sobre as necessidades que a Nubank tem para novas contratações.

A comunicação da Nubank também se preocupa em deixar claro ao seu público que além de recrutar, também há preocupação em capacitar destes profissionais, de modo que o profissional que se interessar por suas vagas saberá que será valorizado.

Já a abordagem da NZN é um pouco diferente. Embora a empresa também se preocupe em mostrar que valoriza sua equipe e público, por se tratar de uma empresa de mídia que produz programas de entretenimento, seu conteúdo busca apresentar a qualidade proporcionada por seu ambiente de trabalho.

E não pense que este tipo de conteúdo é exclusividade de empresas de tecnologia ou startups. Valorizar o ambiente de trabalho e a cultura das empresas é uma realidade em todos os mercados. Repare que até empresas de indústrias mais tradicionais como a do automobilismo, ou mesmo da indústria alimentícia já produzem conteúdo assim. Confira os exemplos da Volkswagen e da Cacau Show.

Unifique o Endomarketing da sua empresa com a Burh

O fato é que a cada dia mais as relações de trabalho são construídas em conjunto. Hoje, o funcionário escolhe tanto a empresa, quanto a empresa escolhe o funcionário. Deste modo, é preciso ter consciência que é importante ter transparência e eficácia na organização da sua comunicação.

Pensando nisto, a Burh criou mais uma ferramenta para facilitar esta relação: a área Carreiras – uma ferramenta inteiramente dedicada para otimizar a divulgação de vagas e da cultura organizacional de sua empresa em uma das maiores plataformas de vagas de emprego do Brasil.

Na Burh é possível otimizar o endomarketing de sua empresa, agregando informações como a missão, visão e valores, além de catalogar todas as vagas disponíveis e unificar os links dos conteúdos disponibilizados em outras redes, como o Linkedin e o Facebook.  


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