Marketing e a Gestão de Talentos Humanos

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Na maioria das empresas, os setores de marketing e recursos humanos são áreas distintas e separadas, onde cada uma cumpre o seu papel. No entanto, com o crescente desenvolvimento do mercado e do comportamento das pessoas, as empresas estão ampliando as estratégias de inovação e percebendo que a gestão de talentos apoiada ao marketing produz resultados incríveis para um negócio cada vez mais competitivo, principalmente em um processo seletivo.

Quer saber como? Então, leia o post até o final e saiba como o marketing influencia as atividades do setor de recursos humanos de forma estratégica.

A relação entre a gestão de talentos e o marketing

Antes de mais nada, precisamos entender que apesar de atividades diferentes, esses dois departamentos possuem algo em comum: estão focados em orientar e motivar pessoas. Dessa forma, para que consigam usufruir dessas ações, tanto o setor de marketing quanto o de recursos humanos precisam ter noções básicas de comportamento e psicologia.

Embora tenham essas semelhanças, cada uma delas possui habilidades que podem ser aprendidas uma com a outra, já que sabemos que o impacto final das atividades de marketing e RH é justamente o negócio como um todo. Nisso, entra também o Departamento Pessoal (DP)

Como os setores podem trabalhar juntos?

Agora vamos listar algumas ações que podem ser feitas com a parceria do marketing na área de recursos humanos e vice versa. Veja abaixo quais são:

1. Tecnologia para envolvimento com funcionários, Recrutamento e Seleção (R&S) e prospects

Embora a área de RH possua sua própria tecnologia para lidar com as demandas diárias, o setor de marketing possui muito mais conhecimento tecnológico e praticidade em ferramentas cada vez mais otimizadas.

Com a junção dessas atividades e compartilhamento de conhecimento, a empresa terá processos cada vez mais práticos e otimizados para se envolver com funcionários. Além de contribuir com a redução de custos, essas ações tornam a empresa mais flexível para comunicar-se com o público interno e externo, por meio de vários canais.

2. Influenciar ações e estratégias de negócio

Geralmente, o profissional em marketing já possui uma plataforma específica para uma comunicação tangível em relação ao produto/marca. Sendo assim, em apoio ao setor de RH, haverá a possibilidade de entender o comportamento, envolvimento, crenças, dores, necessidades e desafios de clientes e funcionários.

Essa colaboração permite que ambos os setores tomem ciência de como as pessoas efetivamente se comportam — base de recursos humanos — para formular campanhas mais assertivas e que atendam às expectativas em âmbito interno e externo — base do marketing e endomarketing.

3. Marketing de experiência

O sentimento que o colaborador possui de uma empresa nada mais é do que um reflexo da própria gestão interna. Dessa forma, o RH vai concentrar todos os seus esforços para entender os talentos, de forma que a comunicação seja eficiente entre eles para desenvolvê-los e proporcionar um ambiente cada vez mais amigável para trabalho.

O marketing, nesse caso, teria o seu papel na criação de um endomarketing de sucesso, criando ações para melhorar o clima organizacional, o bem-estar dos colaboradores e fazendo com que as informações sejam transmitidas de forma limpa e transparente.

Conforme vimos, é muito importante estruturarmos um setor de RH acoplado à área de marketing. O objetivo não é apenas gerar competitividade no mercado, como também contribuir para um ambiente organizacional mais produtivo, comunicativo e inovador.

De nada adianta realizar um planejamento estratégico com foco em rentabilidade se a comunicação interna não exista, ou não seja eficiente e contributiva para a atividade dos colaboradores.

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