Team Building Team Building

Team building: o que é e como implantar no RH da sua empresa?

4 minutos para ler

O clima de uma organização é muito importante para que os colaboradores tenham mais engajamento e produtividade. A sensação de pertencimento é fruto de uma série de elementos que precisam fazer parte do cotidiano de uma empresa. Por esse motivo, o team building tem se tornado uma excelente ferramenta para alcançar o sucesso.

O público interno de uma organização, assim como o externo, necessita de razões para permanecer fiel a ela. E nada melhor para motivar um indivíduo a se levantar todos os dias para trabalhar do que a consciência de que sua presença é indispensável para a equipe da qual faz parte.

Se você deseja ver o seu time de colaboradores dar o melhor de si para a empresa em que trabalham, acompanhe este post e saiba como colocar esse plano em ação!

O que é team building?

Em tradução livre, team building quer dizer “construção de equipe”. Esse conceito surgiu quando houve a percepção de que não é porque trabalham juntos todos os dias que os membros de uma empresa são unidos. Afinal, um agrupamento de pessoas não é, necessariamente, a representação de equipe, mas sim de um grupo.

Contudo, para que entreguem resultados exponenciais ao negócio, seus colaboradores devem se sentir parte de algo maior, com propósito, ou seja, precisam fazer parte de uma equipe.  

Para tanto, essas pessoas devem ser colocadas lado a lado e provocadas a alcançarem objetivos a partir da sua interação e cooperação mútua. Algo que vá além da sua rotina habitual, gerando comprometimento, sintonia e cumplicidade entre os envolvidos.

Assim sendo, as práticas da construção de equipe buscam a criação de laços, descomprimindo, quebrando o gelo, entusiasmando, motivando e gerando uma nova energia nos funcionários. Isso reflete na produtividade e na atitude do profissional em seu ambiente de trabalho.

As aplicações do team building são diversas e podem ser implementadas de formas distintas, como jogos, esportes etc., isso dependerá da corporação. Porém, no geral, as suas atividades são descontraídas, desafiadoras, com características lúdicas e em um local diferente, de preferência ao ar livre.

Como implantar o team building no setor de recursos humanos?

A construção de equipe é um processo articulado, de trabalhos integrados, que aprofunda os elos sociais. É um treinamento que não propõe o aperfeiçoamento técnico, mas sim o aprofundamento das relações.

No entanto, para que os resultados sejam alcançados de forma plena, é preciso manter a atenção em três condições básicas:

  1. as atividades devem proporcionar mais do que diversão, ligando-se à realidade das funções desempenhadas pelos participantes. Assim haverá maior aprendizagem e retenção dos conhecimentos adquiridos nas vivências;
  2. a orientação de um especialista é essencial. Desse modo, o grupo se desenvolverá de forma positiva e direcionada, refletindo sobre o que realmente importa para o seu crescimento;
  3. o aprendizado precisa ser reforçado. É necessário transpor o que se extrai das atividades para a prática profissional.

Etapas do team building

Para que o RH efetive a construção de equipe, algumas etapas devem ser seguidas, são elas:

  • reunião com os colaboradores para que a programação do treinamento seja passada;
  • entrevista preliminar para mostrar o objetivo, o conteúdo e as práticas que serão realizadas, garantindo a disposição de cada membro para participar;
  • realização das atividades e análise de cada uma para saber o que cada participante sentiu, como foi a sua atuação e o que lhe foi exigido durante a execução.

É importante ressaltar que o team building tem um componente lúdico/emocional muito forte. Todavia, não se pode deixar de lado a sua função pedagógica e profissional que vai além de uma simples ação motivacional. Ele ajuda a fortalecer o espírito de equipe na empresa e também auxilia no desenvolvimento de habilidades e características como confiança, liderança, entre outras. Esses são recursos que têm grande impacto no dia a dia de uma organização.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o team building, deixe seu comentário e conte-nos sobre a sua experiência e a de sua equipe no processo de construção!

Posts relacionados

Deixe uma resposta