Conheça os tipos de recrutamento e os benefícios de cada um

4 minutos para ler

A contratação de um novo colaborador passa por várias etapas. Tem o anúncio da vaga, a especificação das competências, os testes comportamentais, o exame admissional e outros. Porém, antes de tornar público o cargo em aberto, o setor de RH deve definir qual dos tipos de recrutamento é o mais interessante para o momento em que a empresa passa e para o que o gestor precisa.

Informações como custo médio por contratação, vagas fechadas no prazo, estimativa de candidatos por oportunidade e o turnover nas contratações recentes são exemplos de variáveis que devem ser lavadas em consideração. Repare que o recrutamento envolve muito mais do que apenas contratar o melhor currículo que aparecer.

É por isso que o RH atua de forma tão estratégica na organização. Para conseguir contribuir com o crescimento do negócio por meio do recrutamento, faz-se necessário conhecer os principais tipos. Vamos a eles?

Recrutamento interno

Como o próprio nome já diz, ele é interno à organização. Isso significa que pode haver um profissional dentro da equipe que tenha as competências e comportamentos exigidos para a vaga em aberto e que também deseje mudar de cargo.

As grandes vantagens são: economia de tempo e dinheiro com um processo mais rápido, conhecimento prévio sobre o perfil dos candidatos, valorização dos colaboradores e redução do turnover.

Tem grande aderência por parte dos recrutadores e dos profissionais, pois a oportunidade de contar com alguém que já conhece a cultura organizacional e mostrou sua capacidade reduz as chances de erro. Além disso, aqueles gastos com o anúncio pago, processo de integração e outros são eliminados. Abaixo apresentamos dois tipos de recrutamento interno. Confira!

Recrutamento informal

Esse tipo de contratação acontece sem que uma vaga seja divulgada por meio daqueles comunicados que estamos acostumados. É muito comum acontecer quando há uma promoção dentro de um mesmo setor. A fonte de informações que o RH possui, a indicação dos profissionais que trabalham junto ao candidato e o acompanhamento das avaliações de desempenho do dia a dia de trabalho são os principais critérios nesta modalidade.

Reenquadramento dentro do plano de carreira

Neste caso, o recrutamento se restringe aos colaboradores habilitados pelos critérios do plano de carreira. Se o RH já possui esse planejamento, o processo se torna muito mais rápido e barato. É necessário ter bem estabelecidos os requisitos para ocupar uma vaga. Entre esses, os mais comuns são: qualificação técnica, tempo de casa, alcance de metas e perfil do profissional.

Recrutamento externo

Esse é o tipo mais comum, que é aquele que participamos quando estamos em busca de uma recolocação profissional. Nesse caso, a empresa vai ao mercado selecionar os profissionais que possuem as competências procuradas.

Abrange tanto pessoas desempregadas quanto aquelas que querem sair do emprego atual. É sempre uma boa opção quando se busca a oxigenação de ideias, entrada de novos talentos e fortalecimento da equipe.

Headhunting

Uma das opções mais buscadas por empresas que precisam contratar profissionais para cargos estratégicos, como o de gerente, por exemplo. Como um recrutamento equivocado pode comprometer todo o rendimento da equipe e criar instabilidade no grupo, o ideal é procurar pelo headhunting para prospectar os melhores talentos do mercado. Isso tudo de forma discreta e sigilosa.

Anúncios públicos

Aquelas vagas divulgadas por meio de plataformas de emprego, universidades, site da empresa, Sine e outros se enquadram no recrutamento por anúncio público. É o típico caso de um profissional que visualiza uma oportunidade, entende que a descrição da vaga condiz com seu perfil e encaminha o currículo pelo canal de comunicação escolhido. Esse tipo oferece maior acessibilidade e tem um custo consideravelmente menor em relação ao exemplo anterior.

É possível agregar mais valor ao processo e aumentar as chances de sucesso em uma seleção de profissionais por meio de softwares voltados para essa área. É um investimento que traz excelentes retornos, tanto no que tange ao ROI quanto na identificação de talentos e gestão de pessoas.

Se após entender quais são os tipos de recrutamento que existem você ficou interessado em apostar em uma ferramenta para sua empresa, nós podemos ajudar! Entre em contato com a gente para descobrir como o nosso software vai mudar sua vida.

Posts relacionados

Deixe uma resposta