Fique por dentro das principais novidades em recrutamento e seleção

6 minutos para ler

O mundo do RH tem se modernizado consideravelmente nos últimos anos, o que trouxe várias mudanças ao setor. Para acompanhar o ritmo do mercado, é importante que você fique sempre atento às novidades em recrutamento e seleção, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias que surgem para melhorar o desempenho dessa área no dia a dia de trabalho.

Há muitas tarefas envolvidas no processo de recrutamento, como a seleção de currículos e a decisão de quem será contratado, sendo a maioria delas bem complexa. Conseguir otimizar o tempo e os recursos investidos faz uma grande diferença nos resultados alcançados pela equipe ao longo do tempo. Com cada vez mais concorrentes disputando os mesmos candidatos, é preciso ser mais rápido para se destacar, concorda?

A seguir, separamos algumas das principais novidades em recrutamento e seleção sobre as quais você deve saber. Acompanhe.

Testes online para candidatos

A aplicação de testes é muito importante para qualquer contratação, especialmente em cargos que exigem perfis profissionais mais específicos. Porém, trazer todos os potenciais candidatos para a empresa e aplicar o teste sairia muito caro. Da mesma forma, também não é possível fazer uma pré-seleção tão eficiente sem aplicá-los. É aí que entram os testes online.

Por meio de um site de recrutamento ou outra plataforma, você pode desenvolver testes e questionários que normalmente seriam aplicados em uma entrevista de emprego ou dinâmica de grupo. Dessa forma, é possível já pré-selecionar os candidatos que têm melhores chances de se encaixarem na vaga em questão. Isso vai poupar bastante tempo em todo o processo.

Triagem automatizada de currículos

Outra tarefa que consome bastante tempo é a pesquisa por currículos. As horas que uma pessoa gasta para ler sobre todos os potenciais candidatos e separar aqueles que podem ser analisados mais a fundo tendem a ultrapassar a quantidade necessária. Felizmente, há algumas novidades em recrutamento e seleção capazes de facilitar esse trabalho.

Se você utiliza uma plataforma de cadastro de currículos (própria ou terceirizada), é possível realizar uma filtragem rápida e eficiente de todos os candidatos incluídos. Selecionando algum critério específico, como área de formação ou tempo de mercado, obtém-se uma lista rápida de todos os profissionais com maior potencial. Isso tornará bem fácil o refinamento de suas buscas.

Entrevista por vídeo

Há muitas coisas sobre as quais você só pode ter certeza quando olha um candidato nos olhos. A expressão facial e as nuances na voz, entre outros detalhes, são importantes para a avaliação do profissional. Porém, mais uma vez, não é tão fácil marcar encontros individuais e presenciais com um grande número de candidatos. Isso sairia muito caro para a empresa.

Uma alternativa é a realização de entrevistas por meio de vídeos, sejam elas gravadas e enviadas ou feitas ao vivo. Isso diminui bastante o tempo e os recursos consumidos, além de aumentar o alcance — mas sem deixar de lado as vantagens de ter uma conversa mais direta com seu público.

Atração pelas redes sociais

Talvez essa não seja mais uma das últimas novidades em recrutamento e seleção, mas ainda se trata de um conceito recente, o qual nem todas as empresas adotaram no dia a dia. As redes sociais reúnem um grande número de pessoas de todos os perfis, incluindo muitos dos profissionais buscados por você. Sendo assim, vale a pena começar a divulgar a companhia nesses canais.

Uma evidência clara disso é o crescimento do LinkedIn, rede social totalmente dedicada à vida profissional dos usuários e à atuação de empresas. Nesse espaço, você tem muito mais oportunidades para criar conexões e captar os melhores candidatos disponíveis. Além disso, tais mídias são ótimas para que a companhia trabalhe sua reputação como empregadora.

Identificação de perfil comportamental

Graças aos avanços nas análises comportamentais, nas estatísticas e também na tecnologia, é possível compreender com mais exatidão o perfil comportamental de cada profissional, ou seja, identificar quais são suas atitudes mais típicas e as tendências durante o trabalho. Dependendo, o candidato pode ser mais ou menos adequado para a empresa em questão.

Exemplo disso é a diferença entre empresas disciplinadas e dinâmicas. Em uma, o profissional ideal é capaz de manter um ritmo consistente em suas tarefas no dia a dia de trabalho. Na outra, ele deve ser criativo e buscar por novos projetos para se engajar ao longo do tempo. Com as ferramentas certas, não é difícil traçar esse perfil de forma mais precisa.

Endomarketing aliado ao RH

Nem toda vaga precisa ser preenchida por candidatos vindos de fora da empresa — pelo contrário, pois há muitos bons motivos para fazer uma contratação interna, buscando pessoas dentro da própria companhia e oferecendo a vaga para aquele colaborador que deseja crescer em sua hierarquia. Isso nos leva a outra das novidades em recrutamento e seleção: o endomarketing.

De forma simples, trata-se de um tipo de divulgação voltado para o público interno, ou seja, para os outros funcionários e parceiros atuais. Em geral, o objetivo é promover o engajamento da equipe com algum aspecto da empresa ou consolidar a cultura organizacional. Mas a estratégia também serve para divulgar oportunidades internas de crescimento, o que conta como uma forma de engajamento.

Inteligência Artificial

Há um limite para quanto o ser humano é capaz de administrar por conta própria. Por isso mesmo, os computadores estão se tornando cada vez mais eficientes em sua capacidade de aprender e se adaptar. A Inteligência Artificial é um dos resultados de todos esses avanços.

De maneira bem simples, Inteligência Artificial é um sistema capaz de identificar padrões e tomar certas decisões com base em algumas premissas. Ela não depende tanto de um ser humano para a maior parte de suas tarefas, incluindo as mais complexas. Ou seja: é possível liberar sua equipe para focar em outras atividades mais produtivas.

Agora que você conhece as principais novidades em recrutamento e seleção, é hora de incorporar algumas delas à sua rotina de trabalho. Lembre-se também de contar com uma plataforma especializada para colocar alguns desses itens em prática e obter o melhor resultado possível.

Quer conversar com um especialista agora mesmo? Então, entre em contato com a BURH e saiba mais sobre nossos serviços.

Posts relacionados

Deixe uma resposta