sistema de recrutamento sistema de recrutamento

Sistema de recrutamento e seleção: 7 motivos para usar!

6 minutos para ler

Para que uma empresa continue crescendo, ela deve aprimorar cada vez mais seu quadro de funcionários, encontrando os melhores candidatos e capacitando os já presentes. Porém, para alcançar resultados consistentes, é importante que o setor de RH use a tecnologia a seu favor. A solução mais simples aqui é adotar um sistema de recrutamento e seleção para facilitar esse trabalho.

Diferente dos sites de vagas, esse tipo de sistema é um software que sua empresa pode utilizar para agilizar o processo de recrutamento e seleção, garantindo também que a sua escolha será a melhor para a companhia. Qualquer setor de recursos humanos em qualquer negócio precisa desse tipo de tecnologia para aumentar seu desempenho e acompanhar o ritmo do mercado.

Para esclarecer melhor o tema, listamos aqui 7 motivos para você utilizar um sistema de recrutamento e seleção em seu dia a dia. Acompanhe!

1. Redução dos custos do processo

Para quem não faz parte da equipe de RH, pode ser um pouco difícil entender todas as despesas envolvidas no processo de recrutamento e seleção. É necessário ter uma plataforma para encontrar possíveis candidatos, buscar currículos de acordo com as exigências da vaga, destacar os melhores profissionais, garantir que o perfil se encaixe na empresa, entre outras coisas.

Utilizar um software para auxiliar essa tarefa contribui bastante com seus resultados. Em primeiro lugar, é possível usar o sistema para filtrar resultados com base em diversos critérios, reduzindo bastante o tempo de busca. E com ferramentas de organização à sua disposição, também será possível criar agendas de entrevistas fáceis de administrar.

2. Maior facilidade para encontrar talentos

Um dos grandes desafios para o setor de recursos humanos hoje em dia é justamente encontrar os candidatos com maior talento entre todos. É conhecimento comum para qualquer profissional da área que esses serão os grandes diferenciais no serviço da empresa em relação aos concorrentes. E um sistema de recrutamento e seleção pode auxiliar bastante nesse ponto.

Em primeiro lugar, os critérios de busca podem ser usados para destacar candidatos que estejam acima da média. Da mesma forma, após cada entrevista, você pode marcar aqueles que se destacaram e deixá-los em seu banco de dados, mesmo que não contrate-os imediatamente. Isso permite encontrá-los mais facilmente para oportunidades futuras.

3. Obtenção de resultados melhores em treinamentos

O setor de RH atualmente também conta com várias ferramentas para avaliar o desempenho das equipes e encontrar os pontos que precisam ser trabalhados. Isso é válido desde o momento da contratação, quando as primeiras características do candidato são identificadas, já com uma projeção de suas principais dificuldades esperadas nos primeiros meses de trabalho.

Com a ajuda de um sistema, será ainda mais fácil realizar esse processo. Desde as primeiras entrevistas e testes, você pode marcar esses pontos e agrupar os candidatos que vão precisar de algum treinamento. E com mais informação para analisar, também é possível planejar sessões de capacitação que gerem resultados melhores para os novos colaboradores e para a equipe atual.

4. Adequação à legislação atual

As leis trabalhistas, naturalmente, afetam também as normas que você deve seguir durante o processo de contratação. Isso significa, dentre outras coisas, que o software usado para realizar esse procedimento também precisa incluir certas informações e atender a alguns padrões de qualidade. Tentar fazer tudo de forma analógica ou usar ferramentas inadequadas quase sempre deixa você fora dessa regulamentação.

Escolher um bom sistema de recrutamento e seleção para auxiliar aqui também torna essa obrigação bem mais fácil. Como a empresa fornecedora do software está sempre acompanhando a legislação e atualizando a ferramenta, ela mesma cuidará para que o processo como um todo atenda às normas especificadas de cada momento.

5. Aumento da produtividade da equipe

Manter o ritmo de trabalho na área de recursos humanos pode ser mais difícil do que aparenta. Várias das tarefas realizadas são bem burocráticas e lentas, mas não podem ser simplesmente negligenciadas, o que consome boa parte do tempo e energia da sua equipe. É praticamente obrigatório usar a tecnologia para facilitar esse processo hoje em dia.

Para agilizar o trabalho, boa parte das tarefas recebe alguma forma de automação. Isso é especialmente útil em ações mais repetitivas, como lançamento de dados em planilhas ou organização de arquivos, ações que também são sujeitas a muitos erros humanos. Com essas tarefas fora do caminho, sua equipe terá muito mais tempo e energia para dedicar a outras ações mais rentáveis.

6. Fácil organização de documentos

Documentação é outro componente muito importante do processo de contratação. É necessário reunir vários dados sobre o candidato antes que ele possa ter sua carteira assinada e se torne oficialmente um integrante da equipe da empresa. Porém, documentos impressos ocupam bastante espaço e são muito mais difíceis de acompanhar e preservar dentro do negócio.

Por isso mesmo há tanta ênfase hoje em dia na migração para o modelo digital, mantendo o mínimo possível de arquivos em papel. Com a ajuda de um sistema de recrutamento e seleção, você pode facilmente coletar esses documentos e organizá-los dentro da máquina para consultas futuras.

7. Proteção e segurança para todos os dados

Por fim, mas não menos importante, está a segurança adequada de todas as informações dos candidatos. Há muitas formas de invadir o computador da empresa e violar o sigilo de dados de algum de seus colaboradores, o que seria bastante comprometedor para o negócio. Investir em segurança é cada vez mais importante na era digital.

Se você investir em um software bem estruturado e tiver uma boa política de segurança digital na empresa, não terá que se preocupar muito com invasões ou violação de dados. A própria ferramenta já tem recursos para evitar esses problemas e garantir que o processo de recrutamento ocorra de forma eficiente e segura.

Com essas informações, já deve ficar claro o impacto positivo de um sistema de recrutamento e seleção em seu negócio. Várias grandes empresas, como Ambev e Sicred, já tiveram sucesso com essa ferramenta.

Se você quer encontrar agora um software para seu negócio, entre em contato com a Burh e veja como nosso sistema pode contribuir com sua empresa.

Posts relacionados

2 comentários em “Sistema de recrutamento e seleção: 7 motivos para usar!

Deixe uma resposta