As empresas que ainda não perceberam que o capital humano é o que elas têm de mais valioso estão a vários passos atrás das que buscam manter seus colaboradores satisfeitos. Afinal, o sucesso de uma organização depende disso! Por essa razão, os gestores mais preparados investem em ferramentas, como o onboarding de novos funcionários.
Esse processo envolve um conjunto de ações estratégicas para fazer não apenas com que o contratado receba as boas-vindas de seus novos líderes e colegas, mas para que ele seja engajado desde o seu primeiro dia, fortalecendo a cada instante o seu vínculo com a equipe.
Quer saber o que pode ser feito no onboarding para que sua empresa obtenha os melhores resultados com os novos colaboradores? Então continue a leitura deste post e descubra!
Qual a importância do onboarding de novos funcionários?
Começar em um emprego novo gera uma mistura de expectativa e ansiedade na maioria das pessoas. Isso acontece porque muitos têm um certo medo do desconhecido. No entanto, há também a alegria de iniciar uma nova etapa, um novo ciclo na vida profissional.
Contudo, o sentimento que prevalecerá após a entrada pelos portões da nova empresa, depende de como se darão os primeiros contatos estabelecidos em seu interior. E é nesse fato que reside a importância do onboarding.
Ao ser bem recebida, uma pessoa deixa de lado o desconforto inicial de estar em um local pela primeira vez e já começa a se sentir pertencente àquele lugar. Assim, toda a sua conduta a partir desse momento será para fazer parte do processo de crescimento da equipe e da corporação como um todo.
Quando um colaborador percebe que tanto seus líderes quanto seus colegas de trabalho se importam com ele, e investem em seu bem-estar e desenvolvimento, em geral, esse indivíduo procura retribuir, dando o melhor de si para atender às expectativas e se destacar diante da liderança.
Como realizar o onboarding?
Onboarding é um termo que vem do inglês e significa “embarcar”. Portanto, seus procedimentos servem exatamente para mergulhar o novo contratado no contexto de uma organização, visando diminuir o tempo que ele leva para alcançar o seu pleno potencial dentro da empresa.
Sendo assim, preparamos algumas dicas, mostrando que não pode faltar nesse processo. Acompanhe!
1. Diminua a papelada
Quando se começa a trabalhar em uma nova empresa, muitas informações devem ser assimiladas e vários papéis precisam ser preenchidos. Contudo, é possível diminuir a burocracia, enviando para o novo contratado alguns formulários por e-mail antes do seu primeiro dia.
Um “manual do funcionário”, com informações básicas sobre o cargo e a empresa, também pode ser enviado. Desse modo, é evitado um bombardeamento de regras já em sua chegada.
2. Promova uma boa recepção
Organize um evento com a participação dos principais colaboradores com os quais o novo funcionário terá contato. Pode ser um brunch, uma reunião mais informal ou até mesmo um happy hour. O importante é que o momento seja descontraído para promover a interação entre os profissionais mais antigos e o novato.
3. Ofereça treinamento
Esse é um passo fundamental do processo, pois por meio do treinamento é possível informar as atribuições do novo funcionário, alinhar a comunicação, bem como as práticas e as condutas esperadas. Nesse momento, é interessante também apresentar ao contratado a cultura e a história da empresa, assim como as suas regras e a política.
4. Disponibilize um mentor
Eleja um colaborador com mais tempo de casa para que ele acompanhe o novo contratado durante um período. Tal mentor poderá ajudá-lo a conhecer o espaço físico da empresa (refeitório, banheiros, área de descanso etc.), transmitindo mais segurança em suas tarefas iniciais.
O onboarding de novos funcionários traz como resultados um maior desempenho, motivação e engajamento, o que consequentemente contribui para o aumento da qualidade no trabalho. Grandes empresas como Google, Apple e Facebook adotam práticas que se destacam nessa área. Essas estratégias, dentre outros benefícios, projetam positivamente a imagem da corporação, aumentando a atração e a retenção de talentos.
Se você deseja iniciar ou melhorar as práticas de onboarding em sua empresa, entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar!
[rock-convert-cta id=”1768″]