O RH que deseja ser cada vez mais estratégico precisa pensar em todos os seus processos como partes de uma engrenagem que, quando bem gerenciada, contribui para o sucesso da organização. Por isso, desenvolver um bom modelo de descrição de cargos está entre as tarefas mais importantes do setor.
É um fato reconhecido que a alta rotatividade de colaboradores gera despesas indesejáveis. Contudo, para evitar esse e uma série de outros problemas na empresa é importante que todos os colaboradores tenham plena ciência das suas funções e da relevância do seu cargo.
Então, se você quer saber como pode melhorar esse documento, atrair e reter os melhores profissionais, continue a leitura deste post!
Como preparar um modelo de descrição de cargos?
A descrição de cargo é uma formalização das especificações, atribuições e responsabilidades de uma ocupação na empresa. O documento deve ser escrito de maneira clara e objetiva. As informações precisam ser atualizadas com frequência e, se possível, abordar questões como salários, benefícios e plano de carreira, além de buscar obter a maior circulação possível.
Desse modo, atrai-se os candidatos mais alinhados aos propósitos da vaga, viabiliza-se um melhor funcionamento dos departamentos e motiva aqueles profissionais que desejam ocupar melhores posições dentro da empresa.
Sendo assim, separamos, abaixo, alguns itens que não podem faltar no modelo de descrição de cargos da sua empresa. Acompanhe!
1. Escolha um título coerente
Em uma descrição de cargos, o nome anuncia previamente as funções que serão exercidas pelo contratado. Assim sendo, utilize um título que realmente identifique o cargo em questão.
Cada função na empresa é única. Por essa razão, é fundamental que não se utilize identificações genéricas. É preciso pensar nas responsabilidades de cada posição ao elaborar um título.
2. Utilize um organograma
Posicionar um cargo hierarquicamente implica informar ao colaborador a quem ele deve se reportar. Dessa forma, ele saberá para qual liderança precisa se dirigir para relatar os fatos diários e/ou relevantes que acontecerem no exercício da sua função.
3. Descreva as atividades que serão desenvolvidas
Esse quesito é um dos mais importantes, pois indica para o candidato e para o colaborador quais são as atividades a serem desempenhadas. Uma descrição completa das funções não deixa margem para dúvidas e é capaz de impedir desvios.
4. Apresente a missão
Todo cargo tem uma missão e contribui para o bom andamento da organização. Sendo assim, o profissional selecionado precisa ter propósitos que se alinhem a essa missão. Por isso, deixe claro o objetivo do cargo, evidencie a sua abrangência e demonstre a importância do trabalho que será realizado.
5. Pontue as competências exigidas
Competências são agrupamentos de atitudes, habilidades e conhecimentos que se relacionam e estão diretamente ligadas ao desempenho. Esse conjunto de atributos pode ser mensurável e, por isso, não estão no âmbito das características subjetivas.
As competências que importam para uma empresa são as técnicas e as comportamentais. Então, além da formação acadêmica e da experiência exigidas pelo cargo, procure especificar as competências que o profissional deve ter, como o conhecimento de determinadas ferramentas e alguns atributos pessoais, por exemplo.
6. Aponte os treinamentos obrigatórios
Os treinamentos são necessários para que o colaborador se mantenha atualizado no que se refere a sua função, aos equipamentos que utilizará etc. Abordar esse quesito na descrição, possibilitará que a vaga seja ocupada por profissionais que saibam como é importante a sua realização e que tenham interesses em novas oportunidades.
Na atualidade, é difícil encontrar organizações que façam um uso irrestrito de um modelo de descrição de cargos. Entretanto, esse recurso não só deve ser utilizado como uma ferramenta, como também deve ser revisado sempre. Afinal, uma empresa é dinâmica e os seus procedimentos sofrem alterações constantemente e isso precisa ser informado aos seus funcionários.