A campanha anual de “Novembro Azul” tem como objetivo conscientizar sobre a importância da saúde masculina, em especial a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas, o que isso tem a ver com o ambiente de trabalho e com o setor de Recursos Humanos? Muito mais do que você imagina. Neste artigo, você vai conferir como o “Novembro Azul” pode ser uma oportunidade para as empresas promoverem o bem-estar de seus colaboradores e como o RH desempenha um papel crucial nesse processo, assim como no mês anterior com o Outubro Rosa.
Como surgiu a campanha?
A campanha “Novembro Azul” teve origem na Austrália em 2003, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata e promover a saúde masculina em geral. O movimento rapidamente se espalhou pelo mundo, ganhando apoio e visibilidade em diversos países.
A ideia por trás do “Novembro Azul” é semelhante à campanha “Outubro Rosa”, que conscientiza sobre o câncer de mama. A campanha busca desmistificar o medo dos exames, incentivar os homens a fazerem check-ups regulares e promover o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é fundamental para aumentar as chances de cura.
No Brasil, o “Novembro Azul” foi adotado a partir de 2008 e é promovido por entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com o Instituto Lado a Lado Pela Vida. Durante todo o mês de novembro, são realizadas diversas ações de conscientização, como palestras, eventos e a veiculação de informações sobre a importância dos exames preventivos para a saúde masculina.
O “Novembro Azul” desencadeou uma conversa global sobre a saúde dos homens e a importância de cuidar da próstata e da saúde em geral. É um movimento fundamental para combater o câncer de próstata e outras doenças que afetam a população masculina, além de incentivar um estilo de vida mais saudável para os homens.
“Saúde também é papo de homem”
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, sendo superado apenas pelos tumores de pele não melanoma. As estatísticas apontam para uma estimativa de 71.730 novos casos anuais de câncer de próstata no Brasil entre 2023 a 2025, sendo que, atualmente, é uma das principais causas de óbito relacionadas ao câncer no público masculino.
A idade é identificada como o fator de maior peso no risco de desenvolver o câncer de próstata, com maior ocorrência a partir dos 60 anos. Outros fatores que merecem destaque incluem histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e a presença de obesidade. Vale a pena mencionar também a possível exposição a agentes químicos no ambiente de trabalho, responsável por 1% dos diagnósticos.
Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda que os homens estejam atentos a qualquer sinal de anormalidade no corpo e busquem cuidados de saúde o quanto antes, a fim de realizar um diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura (podendo chegar a até 90%).
De acordo com o Dr. Alfredo Canalini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia: “Vários fatores colaboraram para que houvesse o aumento da expectativa de vida, inclusive no Brasil. Essa realidade impõe vários desafios à medicina. Sabemos que as alterações próprias do envelhecimento não deixarão de existir, e que teremos que conviver com as doenças oriundas desse processo. Porém é possível ter um envelhecimento saudável com atitudes que começam ainda na juventude, que diminuem o impacto negativo sobre a qualidade de vida dessas alterações, principalmente com o diagnóstico precoce das doenças e com a mudança de hábitos de vida. Parar de fumar, ter uma alimentação saudável, fazer atividade física regular e evitar a obesidade trazem muitos benefícios. Visitas regulares ao médico devem ser feitas, mesmo que não haja sintomas, porque o diagnóstico e tratamento precoces ajudam a controlar as doenças e evitar suas complicações”, explica.
Ações do RH para conscientização
O papel do RH durante as campanhas é importantíssimo para enfatizar a importância da conscientização e preocupação com o bem-estar dos colaboradores.
1. Compartilhe materiais com informações importantes
Distribuir cartilhas informativas ou criar newsletters com conteúdo relevante sobre o câncer de próstata, a importância dos exames preventivos e dicas para manter uma vida saudável pode ser altamente eficaz. Certifique-se de obter informações de fontes confiáveis ou consulte médicos para garantir a qualidade dos materiais.
2. Incentivo à alimentação saudável e prática de atividades físicas
A saúde começa no prato, e sua empresa pode reforçar esse conceito. Isso não apenas conscientiza sobre a importância da nutrição, mas também enfatiza a relevância do controle de peso para prevenir o câncer de próstata, diabetes e doenças cardíacas. Além disso, é importante ressaltar e incentivar a prática de atividades físicas constantes. Que tal organizar uma caminhada com os colaboradores?
3. Palestras com Especialistas
Convide um profissional de saúde especializado para ministrar palestras informativas sobre os cuidados que os homens devem ter com sua saúde, destacando os exames preventivos essenciais e fornecendo informações detalhadas sobre o câncer de próstata.
O Novembro Azul é muito mais do que apenas um movimento de conscientização. É uma oportunidade para as empresas demonstrarem cuidado e preocupação com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. O RH desempenha um papel fundamental nesse processo, coordenando esforços para promover a prevenção, educar sobre a saúde masculina e apoiar aqueles que precisam de assistência.
O Burh apoia e incentiva essa causa!