Assim como o marketing, o setor de recursos humanos (RH) tem a necessidade de se comunicar e engajar seu público-alvo que, neste caso, é o público interno de uma empresa. Uma boa comunicação faz parte de toda gestão de pessoas e, por isso, também é papel fundamental na condução desse setor.
Dessa forma, fica nítida a ligação do RH com o marketing de conteúdo. Ao trabalhar o marketing de conteúdo dentro do setor de RH, existe a oportunidade de entender melhor o envolvimento, os comportamentos, as crenças e os desafios dos funcionários e, assim, encontrar maneiras de se comunicar mais assertivamente com eles por meio de um conteúdo personalizado.
Podemos afirmar que o marketing de conteúdo tem muito que aprender com o RH e vice-versa. Isso porque um bom RH é reconhecido por colocar as pessoas da empresa em primeiro lugar em suas ações, sempre se adequando para melhor atendê-las. E essa é a premissa que deve orientar a produção de conteúdo: saber para quem você está falando e como falar. Oferecer o melhor conteúdo para engajar seus leitores.
Por outro lado, o RH também pode retirar aprendizados importantes do marketing de conteúdo, que possui técnicas inteligentes para tornar um conteúdo realmente atrativo e conseguir converter seu público para ações de interesse. Por isso, o RH pode e precisa implementar o marketing de conteúdo em suas estratégias.
Confira algumas dicas de marketing de conteúdo para aplicar no RH:
Estude o que o seu público
Assim como no marketing, o RH também precisa elaborar e divulgar conteúdos diversos para seus colaboradores. Na maioria dos casos, essa comunicação ocorre via e-mail da empresa ou intranet.
Apesar de os assuntos rotineiros serem predominantes, é preciso sempre inovar. Busque saber os assuntos que os colaboradores mais querem ler, os formatos que mais funcionam, a linguagem usada por eles, entre outros detalhes relevantes. Assim, o setor entrega conteúdos úteis e personalizados.
Use para atrair novos talentos
O setor de Recursos Humanos é responsável, entre tantas atribuições, por tocar o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Para isso, geralmente realiza anúncios de vagas bastante clichês, constando apenas as informações mais básicas do processo.
Com um bom marketing de conteúdo, sua empresa poderá elaborar uma comunicação mais atraente e engajadora para o processo, servindo como um “chamariz” para os candidatos. Assim, os mesmos saberão que a empresa é inovadora e aposta em uma boa comunicação.
Além disso, um bom conteúdo, seja ele escrito ou não, deve ser claro para quem está consumindo. Assim, no processo de seleção, será possível expor os requisitos e diferenciais claramente, ajudando assim, na seletividade.
A empresa pode usar a internet para fazer esses anúncios ou, em casos de recrutamento interno, usar a intranet ou o e-mail corporativo. Em ambos, aliar o conteúdo com uma produção visual atrativa se faz necessário.
Divulgue melhor os treinamentos
Também é possível estimular mais os seus colaboradores a participarem de treinamentos com um bom conteúdo. Ele precisa ser atraente e mostrar os benefícios que aquele curso trará para os profissionais da empresa.