O processo de recrutamento e seleção tem mais impacto no resultado da sua empresa do que você pode imaginar. Além da aquisição de talentos e preenchimento de vagas, a experiência do candidato durante a entrevista influencia também a imagem da sua empresa para o grande público, mesmo que não note à primeira vista.
Você talvez não entenda bem como isso é possível, o que é de se esperar. Mas para conseguir o melhor resultado no seu trabalho de RH, é fundamental entender como suas ações impactam a reputação do seu negócio para outros profissionais e para o grande público.
Para explicar melhor o assunto, vamos falar sobre a real importância dessa experiência e como pode aprimorá-la. Acompanhe.
Por que a experiência do candidato é importante para sua marca?
Antes de continuar, você sabe por que deveria se preocupar com a experiência da candidatura, independentemente da aprovação ou não? Veja aqui alguns motivos.
Melhorar a reputação da empresa como contratante
Se futuros candidatos não cofiarem no seu RH, certamente os mais talentosos vão escolher outras opções no seu lugar. Assim como os profissionais precisam se tornar relevantes em relação aos concorrentes, sua empresa precisa se destacar como boa contratante para atrair os candidatos com maior empenho e mais expectativas em relação às próprias carreiras.
Garantir transparência
É sempre um problema quando a experiência do candidato durante a entrevista o deixa mais confuso do que esclarecido. É positivo quando ele traz dúvidas pertinentes, mas se as questões mais básicas não são respondidas, como o tipo de trabalho esperado, então a imagem da empresa pode ser comprometida.
Manter o engajamento do candidato
Por fim, uma experiência mais positiva ajuda a manter candidatos engajados em todo o processo, especialmente se ele for um pouco mais longo. Sem isso, muitos potenciais profissionais de talento podem perder interesse na vaga.
Como melhorar a experiência do candidato durante o recrutamento?
Dada a sua importância, como você pode melhorar essa experiência para o candidato? A seguir, algumas dicas.
Dê um feedback bem elaborado aos candidatos
O que mais deixa profissionais inseguros, especialmente estagiários, é a falta de resposta após uma entrevista. Mesmo que alguém não seja contratado, vale a pena enviar um feedback construtivo para que ele possa se aprimorar. Isso melhora a reputação do negócio e evita a má repercussão após alguma rejeição.
Seja direto e objetivo
Processos seletivos muito longos e obscuros sempre prejudicam a experiência do candidato. Além de aumentar a taxa de desistência, o investimento necessário para realizar alguns desses testes pode ser muito alto em relação ao retorno. Manter seu processo seletivo bem conciso e objetivo é sempre a melhor opção.
Use um software de recrutamento e seleção para manter contato
Um software de recrutamento é ótimo para gerenciar o processo, mas também pode ser usado para manter contato direto com o candidato ao longo do tempo. Isso facilita bastante o envio de feedback, além de ser possível notificá-lo facilmente sobre outras oportunidades nas quais ele se encaixe melhor.
Com essas informações, já está claro por que e como melhorar a experiência do candidato em seu processo seletivo. Quanto mais você puder se aprimorar nesse ponto, mais positiva será a repercussão do seu RH no mercado.
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