Mindset ágil do RH

2 minutos para ler

Para contextualizar a importância do ágil nas organizações e principalmente no RH, precisamos entender sobre o mundo em que vivemos, o V.U.C.A (volátil, incerto, complexo e ambíguo) ou agora BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível), onde tudo muda o todo tempo, e não há tempo para perder.

As organizações se movem para acompanhar o dinamismo das mudanças e com o RH não poderia ser diferente, já que no centro de todas estas mudanças há um elemento em comum: as pessoas. Por isso, a área de recursos humanos é crucial no ágil, os desafios estão maiores e precisamos de um novo caminho, e ele tem nome mindset ágil.

Apesar do ágil remeter a velocidade, a agilidade não está em utilizar ferramentas de forma rápida para conseguir fazer tudo, mas sim em aprender continuamente, ou seja, começa na mentalidade. Portanto é necessária uma nova postura, forma de pensar, e a partir daí, repensar estruturas, e todo contexto de gestão de pessoas, ou seja, fazer ágil é totalmente diferente de ser ágil.

Ser ágil tem mais a ver com a mentalidade do que apenas com inúmeras ferramentas, porque a metodologia em si, não é suficiente para mudar os processos de RH e impactar as organizações, mas o mindset e o desenvolvimento contínuo sim.

Por isso, ser ágil envolve o engajamento dos colaboradores e da liderança em todos os níveis, colocando o cliente(pessoas) no centro e aprendendo continuamente. O RH pode iniciar o jogo, entregando valor, se adaptando às necessidades e as mudanças do contexto organizacional.

Surge então, a importância de ajustar a mentalidade para o ágil, tornando as pessoas incríveis, com entregas contínuas de valor, fazendo da segurança psicológica um pré-requisito, testando, corrigindo e aprendendo.

Não é necessário grandes projetos, muito investimento ou milhares de ferramentas para o resultado aparecer. Com uma mentalidade aberta ao novo, de um RH que escuta genuinamente as pessoas, coloca elas no centro e facilita a cocriação o resultado surge de maneira efetiva.

E nós temos um grande papel nessa jornada do ágil nas organizações.

Posts relacionados

Deixe uma resposta