Como levar a informação de maneira correta aos colaboradores?

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Em meu artigo anterior, A importância de saber ouvir, falei sobre estarmos dispostos a ouvir nossos colaboradores como uma das maneiras de melhorar a comunicação com as equipes.

Hoje, trago outros pontos para reflexão:

  • Como entregamos as informações aos nossos colaboradores?
  • Qual o melhor canal para levar informação até eles?
  • Por que, na maioria das vezes, pensamos em Comunicação Interna utilizando somente os meios tradicionais de divulgação como mural, jornal…?

Sabemos que estes meios podem ser eficientes, mas será que só eles realmente “chegam” aos seus colaboradores de maneira correta? Me refiro aqui a “chegar” de forma certa, garantindo o conteúdo que precisa ser transmitido, associado ao meio de acesso à informação, disponibilizado para os colaboradores em todos os níveis. 

Os canais de transmissão da Comunicação, seja ela interna ou externa, não se apresentam com fórmulas prontas. Por vezes, algo que funciona muito bem em uma organização, para um público, não cabe em outra situação.  

Será que antes da definição de cada canal de Comunicação, conhecemos de verdade a maneira mais eficiente de transmitirmos as notícias aos colaboradores? Ouvimos os colaboradores quanto aos meios que mais utilizam e se sentem atraídos? Temos hoje uma grande diversidade de canais, sejam já estabelecidos ou desenvolvidos conforme mensagem e público, digitais ou off-line.

Outro fator relevante é: avaliamos a eficiência de cada canal após as publicações, postagens. Analisamos também a compreensão de cada mensagem recebida?

Importante dizer que podem ser trabalhados canais em conjunto, mas com abordagens diferentes do mesmo assunto. Respeito à periodicidade e layouts atrativos também são essenciais.

Comunicar é essencial, mas em qualidade, quantidade e canais corretos para o seu colaborador e sua empresa.

Cida Haddad
Consultora em Comunicação Organizacional e docente em cursos de Graduação

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