A importância de saber ouvir

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Em diversas ocasiões presenciamos discussões sobre a importância do trabalho em equipe. E o que é relevante para o desenvolvimento de uma equipe, refletindo em seu resultado?

A comunicação é um fator essencial, destacando aqui o comportamento do saber ouvir. Alguns membros da equipe podem pensar que “dar ouvidos a outros” pode significar fazer a vontade deles. Outros podem entender a relevância do “ouvir” como contribuição, crescimento e oportunidade de enriquecer os projetos, as atividades e refletir sobre os resultados.

Será que deixamos de valorizar boas atitudes, boas ideias, simplesmente por termos ignorado o que alguém estava tentando dizer? Aliás, conhecemos realmente a nossa equipe? Sabemos quem é quem, o que cada um faz?

São muitas as ferramentas que podemos utilizar para melhorar a comunicação com nossas equipes, mas o primeiro passo é estarmos dispostos a ouvir o que cada um tem a dizer e refletir sobre o que foi falado, analisar e buscar melhorias.

Cida Haddad, consultora em Comunicação Organizacional e docente em cursos de Graduação

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