O assunto de hoje é sobre algo que eu li e confesso que me incomodou. E isso é muito bom, pois tudo que me faz refletir sobre o que eu aprendi e aprendo, vivi e vivo, me faz ter cada dia mais certeza das escolhas que fiz na minha vida. Não acertei em todas, porém, até das que não foram positivas eu me orgulho, pois construíram o que sou hoje.
Como de costume, tenho o hábito de ler pelo menos um artigo por dia voltado a algo que eu possa aplicar nas minhas atuações profissionais, que são: Treinadora, Palestrante, Consultora e Coach. Em meio a estas leituras, me deparei com um artigo dizendo que, segundo a opinião do autor, os líderes coaches serão extintos e que de agora em diante esse tipo de liderança não terá mais espaço. Eu discordo e vou compartilhar um pouco mais com vocês do porquê.
Primeiro, é importante sabermos o que é esse tal de Líder Coach e também quais são as dificuldades que estes líderes certamente enfrentarão, porém, estarão aptos para superar caso sejam, realmente, líderes coaches.
Líder Coach (ou leader coach)
Esta é a denominação que se dá para um estilo de liderança humanizado, que tem o olhar voltado às pessoas, sem esquecer dos objetivos da empresa, pois os resultados têm e devem acontecer para que a empresa se mantenha saudável e, com isso, seus funcionários e clientes também.
Existem diversas formas de lideranças e cada uma delas tem pontos positivos e negativos. Mas, quais são as principais competências que um líder coach tem e que o diferencia de outros estilos de lideranças (como as autoritárias, paternalistas, democráticas, liberais etc)? O líder coach é aquele líder que tem uma bagagem profissional bastante expressiva para estar neste cargo e, principalmente, consegue se relacionar muito bem com as pessoas. Este líder tem como competências básicas, que podem ter sido desenvolvidas durante toda a sua trajetória profissional, ou já serem intrínsecas a ele.
Segue a lista das competências básicas:
1 – Ser um solucionador de problemas
Este líder tem o olhar sempre focado na solução antes de focar na causa do problema. Primeiramente o foco é resolver o problema, depois investigar o que ocasionou e corrigir a raiz do problema, para que não seja recorrente. Contudo, este líder tem que ser imparcial, pois ele é o exemplo do time dele e não pode privilegiar um ou outro colaborador. Assim, a tarefa do líder é ter olhar pró-ativo, justo e sem pré-julgamentos para ter real percepção do conflito ou problema e, então, solucioná-lo.
E me digam, quantos de vocês já estiveram sob a liderança de pessoas que não se portam dessa forma? Eu, sempre! Todos os meus líderes privilegiavam um ou outro por afinidade, parentesco ou qualquer outra coisa. E, quando isso acontece, o sentimento que despertamos no outro é de insegurança, menos valia e perda de credibilidade da equipe para com o líder.
2 – Saber conduzir Feedbacks
O líder coach é aquele que conduz com muita primazia um feedback, seja ele simples ou construtivo. E sabe o principal motivo disso? Porque ele consegue levar o seu liderado à reflexão através de perguntas que vão contextualizar fato abordado. O feedback tem que existir sempre. O fato é que todo ser humano precisa ter retorno das suas atitudes, resultados etc.
Alguns líderes acreditam que dar feedback é dar tapinha nas costa quando está tudo bem e dar aquela bronca na frente de todos quando alguma coisa foge do “esperado”.
Líderes, dar feedback é reunir-se com seu colaborador, olhar nos olhos dele e alinhar com ele suas expectativas e as dele, as tarefas e corrigir comportamentos inadequados em busca de uma melhor atuação. Um feedback tem que ser finalizado com foco em ações positivas e amarrando um compromisso entre as partes e, por favor, tem que acontecer periodicamente. Feedback não é avaliação de desempenho, ok? Claro que você vai abordar desempenho, mas não é uma avaliação.
3 – Compartilhar conhecimento
Um líder que compartilha seu conhecimento é como se fosse aquela lanterna que ilumina o caminho de um time que está perdido e no escuro. Ou seja: é referência, autoridade, parceiro e líder! O líder coach propicia conhecimento aos seus liderados e aprende junto quando é necessário.
Líderes que se sentem ameaçados ao orientar seus liderados não são líderes, são profissionais desqualificados para a função e ponto final. A equipe não vai performar bem com esse líder ou, se performar, é por mérito próprio. Porém, essa boa performance não será mantida, pois em pouco tempo esse time se desmotiva por completo por não ter uma liderança eficaz e aí os resultados se estagnam ou vão caindo.
4 – Saber delegar
O líder precisa saber delegar o trabalho para que ele possa focar em liderar e não em executar todas as atividades da sua equipe. E para conseguir delegar com excelência ele tem que conhecer os pontos fortes e os pontos de melhoria dos seus liderados, para extrair o que há de melhor nas pessoas. E, claro, orientar na busca das melhorias necessárias, quando isso couber no cenário vivenciado.
Existem líderes que não conseguem se desprender de suas tarefas e aí não têm tempo de analisar tudo o que precisam, focar nas pessoas e buscar os resultados que a empresa almeja. Pior ainda são os líderes que não delegam de forma correta e depois cobram o time todo por algo que ele não fez ou não comunicou.
Então, líderes, reflitam sobre essa atitude. Vocês, de fato, precisam ter coerência nas atitudes. Deleguem, acompanhem e cobrem o resultado.
5 –Organizar e analisar dados
O líder precisa fundamentar suas decisões e direcionamentos em dados. Muitas vezes, o que vejo nas empresas é que algumas decisões são tomadas nas percepções das lideranças, porém nem sempre são corroboradas por dados. Claro que, às vezes, uma decisão tem que ser tomada mesmo que não se tenham informações computadas para basear a decisão, mas na maioria das vezes é super possível basear decisões em informações e dados.
Trabalhar com indicadores e promover reflexão a partir deles é uma das estratégias que um líder tem que ter em mente. Use a informação em seu favor. Comunique isso para sua equipe!
6 – Reconhecer seus liderados
Todas as pessoas precisam ser reconhecidas até mesmo os líderes, então, porque muitos não o fazem? O líder que reconhece seus liderados de forma honesta e verdadeira, traz a equipe para mais perto dele, pois o senso de pertencimento que é originado pelo reconhecimento promove motivação, comprometimento e admiração. O líder coach sabe e aplica isso na sua liderança.
7 – Trabalhar com metas claras
Em um processo de coaching, é primordial se ter um objetivo claro a ser alcançado, uma meta a ser buscada. Da mesma forma, um líder coach sabe que sua equipe precisa de metas claras para alcançá-las. As metas devem ser atingíveis e desafiadoras, devem ser elaboradas e comunicadas ao time de forma clara. Além das metas, devem-se direcionar as ações, ou seja, elaborar estratégias para que elas possam ser alcançadas. Claro que a equipe também pode colaborar com as definições estratégicas. Fato é que as estratégias e as metas devem existir, devem ser claras e devem ser comunicadas pelo líder.
8 – Trabalhar sua Inteligência Emocional
Muito se fala hoje desta tal inteligência emocional. O jornalista Daniel Goleman em seu livro: “Trabalhando com a Inteligência Emocional”, nos ensina que as organizações emocionalmente bem sucedidas são aquelas formadas por pessoas que praticam a autopercepção, empatia, automotivação, comunicação aberta e liderança assertiva. Estas, segundo ele, superarão o que for necessário, independente do que o futuro as reserva. Então, os líderes têm que ter inteligência emocional e devem fomentar isso em seus liderados. Quando você trabalha a inteligência emocional, a ansiedade reduz e, assim, o cenário fica mais claro para tomar as decisões e direcionar seu time.
A inteligência emocional está relacionada na relação que você tem com você mesmo e também com o próximo. Então, você tem que olhar para dentro e para fora de si o tempo todo, aprendendo a lidar com suas emoções. Aprendendo a se perceber e lidar com suas emoções você consegue fazer o mesmo com o próximo e isso te ajudará muito.
Existem diversas outras características e competências do líder coach que eu poderia relatar aqui. Trouxe aqui as que eu acredito serem as mais relevantes para estes primeiros bate-papos sobre o assunto.
Para finalizar, percebem porque eu não acredito que este tipo de liderança será extinto e substituído por um sistema ou programa de computador que irá determinar o que deve ser feito? Simples: por que do outro lado da tela está um ser humano, que precisa pertencer, ser reconhecido, estimulado, direcionado e sentir-se igual ao outro. Então, eu digo com toda absoluta certeza que o líder coach (ou o líder que tenha essas competências todas e que você queira chamar com outro nome) nunca vai deixar de existir.
Se você é líder, convido para refletir sobre esses 8 pontos listados neste artigo. E se você é liderado, perceba se seu líder tem essas competências e as usa.
Se você quer ser líder, já vá reconhecendo em você estas características. Desenvolva-as, pratique-as.