gestão de benefícios gestão de benefícios

Gestão de benefícios: quais as vantagens para a empresa?

4 minutos para ler

Você tem dificuldades para fazer a gestão de benefícios e sofre cada vez mais pressão para entregar bons resultados? Isso é natural, especialmente para quem lida com a gestão de pessoas. Afinal, como contribuir para o crescimento da organização e, ao mesmo tempo, garantir a satisfação dos colaboradores?

Na verdade, investir em políticas que estimulem a qualidade de vida é uma peça fundamental para o setor de RH. Mesmo que essas ações representem um custo para o negócio, algumas práticas são bem acessíveis e capazes de dar um ótimo retorno para a organização.

Então, quer aprender um pouco mais sobre a gestão de benefícios para garantir a sua eficiência? Continue lendo e confira quais são as principais vantagens desse investimento!

Aumento da produtividade

Pensemos pelo inverso, por um momento: você se sentiria motivado em uma empresa que só paga o seu salário e ainda entende que isso é um grande favor que ela está fazendo? Certamente, não.

É justamente por isso que a produtividade está diretamente relacionada a esses benefícios. Quanto mais valorizado o profissional se sentir, melhores resultados ele buscará alcançar. E, na visão da equipe, as conveniências não avaliáveis em dinheiro são capazes de contribuir bastante para o desenvolvimento e bem-estar do grupo.

Redução da rotatividade e do absenteísmo

Esses dois índices são alguns dos responsáveis pela falta de sono do setor de RH. Quando elevados, eles representam uma gestão ineficiente: colaboradores insatisfeitos, falta de desafios, liderança ruim, salário baixo, pouco espaço para crescer e falta de reconhecimento.

Pois a gestão de benefícios pode se antecipar a esses problemas, de forma a neutralizá-los. Afinal, é preciso diagnosticar as causas para poder combater os problemas com as práticas corretas.

Prêmios por desempenho, participação nos lucros e folgas são alguns exemplos de ações eficazes nesse sentido.

Fortalecimento da marca

Nada é melhor para uma empresa do que a propaganda positiva feita pelos seus colaboradores. Assim, quando atua para aumentar a satisfação, reduzir conflitos, valorizar as pessoas e oferecer oportunidades adicionais, a gestão transforma esses investimentos em um grande retorno.

Imagine quem não vai querer trabalhar em um local onde os empregados se sentem tão motivados e recompensados? Pode apostar que os bons profissionais vão querer! Talentos se sentem atraídos pelos benefícios e pela oportunidade de crescimento — e essa é uma vantagem e tanto!

Promoção de relações públicas com a comunidade

Muitas empresas conseguem suprir certas carências do seu município. Esse é o caso, por exemplo, dos planos de saúde e assistência odontológica: além de promover a melhoria da qualidade de vida da equipe, ao oferecê-los aos seus funcionários a empresa movimenta dinheiro e emprego para a cidade.

Ainda é preciso ressaltar que esse tipo de benefício demonstra as diretrizes da empresa para a comunidade, perpetuando a marca e oferecendo assistência na solução de problemas pessoais dos colaboradores. Sem dúvida, é um combo completo!

Por fim, vale dizer que qualquer empresa consegue aproveitar essas vantagens, desde que tenha uma boa administração. E o diferencial estará nos benefícios oferecidos — afinal, cada profissional tem suas próprias necessidades. De nada adianta usar o modelo do seu concorrente se o plano não estiver de acordo com o perfil da sua equipe, certo?

Enfim, gostou do nosso post? Agora que você já entendeu as vantagens da gestão de benefícios, que tal mostrá-las para todo mundo? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e cause aquela boa impressão nos seus amigos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta