A criatividade é uma competência do ser humano, que pode ser desenvolvida e ensinada. Aqueles que possuem essa competência podem representar crescimento por meio de criatividade e inovação nas organizações.
Por outro lado, durante o recrutamento e seleção, muitas empresas não prezam por esse tipo de característica. O currículo acaba sendo mais importante, o que não é de todo ruim, mas ignora-se no processo seletivo algumas aptidões que poderiam fazer toda a diferença para o dia a dia da empresa.
Não falamos apenas sobre segmentos que trabalham diretamente com criação, mas todos os ramos. Afinal, a própria tecnologia e seus usos hoje são a prova de que a criatividade no meio industrial e empresarial pode mudar atividades, conceitos, e assim por diante.
A vantagem de ir além das competências
Quando uma empresa dá valor aos seus recursos humanos, ela tem uma tendência a se destacar no mercado. Isso acontece porque todos têm acesso a recursos, principalmente tecnológicos, para estabelecer a sua marca.
E em meio a tantas opções e às exigências do consumidor atual, ter mais criatividade em seus colaboradores pode ser o diferencial necessário para se destacar. Imagine um mesmo produto, com funções e desempenho similares a outros com mesmo valor no mercado.
O que pode fazer diferença para o consumidor são os fatores ligados à criatividade em torno daquele item, seja na sua apresentação, em campanhas, etc. Por mais que todos trabalhem para oferecer o essencial, a criatividade pode ajudar a ir além das competências.
A criatividade e a inovação nas organizações
As empresas têm lutado para implementar a cultura da inovação. Nas organizações que possuem essa cultura em seus valores e processos existe a tendência a se destacar no mercado.
Além do diferencial que citamos antes, há vantagens como evitar problemas ocorridos no passado, busca por aprimoramento constante, atenção aos conceitos e conhecimentos mais atuais sobre gestão, etc.
Se as empresas mantêm seus processos da mesma forma continuamente, ignorando as inovações e a criatividade de seu pessoal, dificilmente alcança crescimento. Principalmente se considerarmos as transformações que a tecnologia já trouxe e ainda trará.
A diferença de um recrutamento e seleção voltado para conceitos de criatividade e inovação
Hoje, temos muitas ferramentas que fornecem dados, seja do desempenho de um produto nas vendas ou da marca em sua presença online. O que não faltam são recursos que geram dados e estatísticas para as empresas.
Quando o processo seletivo busca valorização não apenas do currículo, mas também de competências como criatividade e inovação na empresa, existe muito a ganhar. A começar pela forma com a qual esses dados serão analisados e servirão para novas estratégias.
Nesse sentido, o DP precisa ter conhecimento do valor que os funcionários possuem para além da mão de obra que oferecem. Além disso, antes mesmo que haja R&S é preciso ter em mente a valorização de outras competências do candidato para além do currículo.
A criatividade e inovação vão além das competências e podem transformar a realidade de uma organização. Para isso, é preciso investir em seus recursos humanos, desde a contratação até a sua contribuição nos processos internos.