Se você já ouviu falar sobre Inteligência Emocional, mas ainda não entendeu como ela se relaciona com a vida profissional dos colaboradores da sua empresa, chegou a hora de entender de fato qual é essa relação e quais benefícios o investimento nessa soft skill pode trazer.
Afinal, você sabe o que é Inteligência Emocional?
Um termo muito comum no mundo corporativo, a Inteligência Emocional nada mais é do que uma habilidade relacionada com a identificação e gerenciamento dos próprios sentimentos. É como uma pessoa administra as suas próprias emoções e entende as emoções do outro. Além disso, atualmente é considerada uma competência que pode diferenciar profissionais dentro do mercado de trabalho.
Como ela pode impactar no trabalho?
Somos movidos pela IE. Quando algo não vai bem em nossas emoções, todas as áreas são afetadas, dentre elas, o nosso desenvolvimento e rendimento no trabalho. Por exemplo, quando o colaborador tem essa habilidade bem desenvolvida, a tomada de decisões pode ser mais fácil, além de alcançar metas e objetivos de forma mais acessível. E o contrário também é válido.
A boa notícia é que a IE pode ser desenvolvida!
Desenvolver e estimular essa habilidade pode ajudar em todas as áreas da vida!
E assim, o departamento de Recursos Humanos tem um papel importante em auxiliar os colaboradores a entender e aprimorar essa soft skill. Já pensou em trabalhar esse tema na sua empresa?
Como ajudar no desenvolvimento da IE dos colaboradores?
1- Comece fortalecendo a comunicação interna
O ambiente em que estamos inseridos faz toda a diferença na forma como vamos reagir a determinadas situações. Por isso, trabalhar a comunicação interna para torná-la cada vez mais clara, objetiva e aberta pode impactar positivamente na saúde mental do colaborador e consequentemente melhorar suas habilidades de Inteligência Emocional.
2- Ter uma cultura de feedbacks também é importante
Feedbacks construtivos são de extrema importância para o colaborador e para isso, os líderes também podem ser um apoio da equipe de RH.
A partir deles, é possível perceber uma melhora no clima organizacional e, consequentemente, nas habilidades da IE também. Lembre-se que o colaborador também deve ter espaço para expressar o que ele tem a dizer e contribuir com a empresa.
3- Treinamentos com foco em desenvolvimento pessoal podem contribuir
Promover treinamentos para o time com profissionais que atuam em prol da saúde mental e desenvolvimento pessoal podem ajudar a aprimorar a Inteligência Emocional dos colaboradores, contribuir na integração da equipe e melhorar o clima organizacional.
Não tem como negar que a Inteligência Emocional é uma peça fundamental quando falamos no sucesso das organizações. Agora que você já sabe como pode trabalhar com a sua equipe, é hora de conferir alguns benefícios que a IE pode trazer para a empresa.
Benefícios em trabalhar o desenvolvimento da IE com a sua equipe
Redução de Estresse
Muitas vezes durante o dia a dia de trabalho, passamos por situações de conflitos e desafios. Saber lidar com o sentimento causado por elas é ideal para conseguir superá-las com tranquilidade e de maneira racional. Isso também impacta positivamente a auto motivação do colaborador.
Emoções mais equilibradas
Trabalhadores que têm um bom controle emocional são mais tranquilos e buscam agir com mais cautela e equilíbrio. Emoções equilibradas e bem gerenciadas auxiliam na tomada de decisões e a lidar da melhor forma com as mais diversas situações dentro da rotina corporativa.
Amplia o relacionamento interpessoal
O ambiente de trabalho é um ambiente de troca de experiências, estabelecer relacionamentos e respeitar as diferenças. Isso só acontece quando a equipe tem empatia com o outro e entende a importância da boa convivência no ambiente de trabalho.
Ter a Inteligência Emocional dos colaboradores bem desenvolvida, contribui não somente para eles, mas também para a empresa. Por isso, investir no desenvolvimento dela ajuda a ganhar destaque entre as demais, garantindo equipes de ótimo desempenho e qualidade.
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