Já pensou em contar com uma plataforma que fornece informações sobre a formação e a experiências dos seus colaboradores e das pessoas que se candidatam em sua empresa? Um sonho, não é? Então dê um jeito de acordar, porque o banco de currículos online consiste em uma realidade!
Essa é uma estratégia utilizada com o objetivo de reunir os melhores talentos na equipe. Trata-se também de uma excelente maneira de encontrar os profissionais alinhados aos valores e à cultura da empresa. E não adianta fugir da tecnologia: o mundo globalizado exige que as organizações mantenham-se atualizadas.
Vamos então aprender um pouco mais a respeito do banco de currículos online e como organizá-lo?
O que é o banco de currículos online?
A organização e a correta manipulação da ferramenta contribuem para uma maior eficiência nas ações. Além disso, otimizam o tempo dos responsáveis pelo recrutamento e seleção e, consequentemente, reduzem custos de contratação.
O banco de currículos online ajuda a identificar algumas informações relevantes para o processo de contratação. Facilita o acesso aos dados dos candidatos, formação acadêmica, experiências, projetos anteriores etc.
É por isso que praticamente todas as companhias de ponta solicitam o preenchimento do formulário padronizado em seus sites. Desse modo, quando necessário, o RH procura o currículo ideal para determinada vaga sem muito esforço.
Como mantê-lo organizado?
Algumas medidas são necessárias para manter a organização do banco de currículos online e assegurar que ele otimize o trabalho do RH. Vamos a elas.
Atualizando o banco de currículos
Esse tipo de plataforma sempre atrai muita gente. Mesmo que uma vaga não esteja em aberto no momento, o candidato preenche as informações para demonstrar que está disponível no mercado. Todavia, é importante ficar atento aos currículos defasados.
Sendo assim, a dica é armazenar por ordem cronológica e fazer o descarte de documentos antigos. A varredura periódica contribui também para eliminar as duplicidades.
Criando categorias
As categorias e subcategorias servem para separar os documentos de acordo com os critérios julgados relevantes. Podem ser considerados o ramo de atuação, conhecimentos técnicos, especializações, experiências anteriores, entre outros aspectos.
No sistema de cadastro pelo site, figura como indispensável a aplicação de filtros. Essa ação garante um gerenciamento mais ágil do banco de currículos.
Realizando backups
Só quem já perdeu todos os arquivos sabe a dor de cabeça que é. Não espere isso acontecer em sua empresa: programe backups periódicos. Trata-se de uma medida tanto de manutenção quanto de segurança.
Recomeçar do zero em caso de pane no sistema pode fazer com que o RH abra mão dos talentos já cadastrados. Vai querer entregar esses profissionais de bandeja para a concorrência?
Guardando os melhores currículos de seleções anteriores
Já aconteceu de você ficar naquela sinuca de bico quando tem candidato demais para vagas de menos? Se sua corporação teve a sorte de atrair esses bons profissionais, aproveite o currículo daqueles que não foram selecionados, para fortalecer o seu banco de dados.
Estabeleça ainda esse critério para os processos de seleção interna. Isso ajuda a identificar perfis profissionais para promoções, novas oportunidades de trabalho e estruturação do plano de sucessão da organização.
Entretanto, fica a dica: de nada adianta investir em tecnologia se sua equipe não estiver devidamente treinada para operar a ferramenta. Além de não trazer o resultado esperado, os colaboradores tendem a se sentir desmotivados.
E aí, já está pronto para implantar o banco de currículos online? Deixe um comentário abaixo nos contando como ele pode ajudar sua empresa ou tire suas dúvidas com a gente!