Equipes e Cooperação: uma fórmula de sucesso que exige método e disciplina

2 minutos para ler

Todo empresário, líder ou gestor de RH sonha com uma equipe bem formada, coesa, madura, que entrega além do esperado, com grande maturidade, que forme um ambiente tão agradável e divertido quanto eficiente e produtivo. Entretanto, a maior parte deles espera que este conjunto de atributos caia do céu, ou que seja formado espontaneamente. Isto não vai acontecer. 

Trabalho com equipes há um bom tempo, primeiro como líder, depois como executivo, então empresário e finalmente como trainer de líderes e equipes. Digo, pela minha prática, que uma equipe com todas as características sonhadas, seja sim possível, mas requer um investimento na sua construção. O primeiro deles e com certeza o mais desafiador, é a tomada de consciência por parte de quem está no comando, de que eles deverão ser os primeiros a “serem educados” dentro da nova proposta. É muito comum no mundo organizacional a crença por parte daqueles no topo da pirâmide, que nada precisam aprender, de que tudo sabem, e que todo problema vem da falta de formação, informação, talento ou boa vontade daqueles que estão abaixo. 

Vale lembrar que pessoas com nível de maturidade acima da média, boa formação, consciência pessoal e um razoável nível de autoconhecimento mais buscam em uma empresa é a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Quando o empresário ou o líder entende que este “crescimento” se resume a salário e cargo, está dando os primeiros sinais de que esta empresa parou no tempo, e vai perder esta pessoa muito rápido. 

É tempo de acordar pois as novas gerações não querem mais trocar apenas tempo por salário. Querem ter experiências significativas em seus trabalhos, querem aproveitar a vida no aqui e no agora. Eles não aceitam a velha fórmula do ser feliz depois. 

Se a empresa não está disposta a fazer uma troca justa, eles simplesmente pegam o boné e vão embora. Simples assim. 

Vamos conversar sobre educação corporativa? É muito mais do que treinamento de habilidades ou competências. Procure a APRH. Em breve vamos realizar um programa de capacitação de líderes para a compreensão do binômio Equipes e Cooperação.

[rock-convert-cta id=”1764″] 

Posts relacionados

Deixe uma resposta