E agora? Aposentadoria?

2 minutos para ler

Você sabe o que está em discussão sobre a aposentadoria?


Há muito tempo ouço dizer que a previdência não tem dinheiro. Estou com 49 anos, sempre foi assim e acredito que agora não tenha mesmo.

Estava pensando numa situação parecida com a minha, tenho 30 anos trabalhados e aos 50 anos de idade (que serão completados em dezembro), estarei habilitada à aposentadoria. 

A expectativa de vida está em torno de 76 anos. Uma médica homeopata disse-me que viverei muito. Pensando em minha avó, que faleceu com 103 anos, conclui que ela tem razão, realmente viverei muito. Só de pensar nisso, dá uns arrepios!

Então vale dizer que, aposentada, receberei até, mais ou menos, uns 100 anos. Trabalhei 30 anos e receberei em torno de 50 anos. Isto seria ótimo, num mundo em que as leis da matemática não existissem e o dinheiro para pagar a minha aposentadoria não viesse de quem está contribuindo na ativa. Se os casais têm cada vez menos filhos e as pessoas morrem cada vez mais tarde, é fácil perceber que a conta não fecha. Justamente por isso, no mundo desenvolvido, a idade mínima para aposentadoria, em média, é de 65 anos.

A minha contribuição foi um percentual mensal do salário/pró-labore que recebi por 30 anos e receberei um valor bem maior do que este percentual enquanto for viva. E se tivesse destinado esse valor num fundo de investimento pessoal, qual seria o meu rendimento?

Penso que o ideal é desenvolvermos a cultura de poupar e investir onde quisermos, sem a tutela do governo. Repassando este hábito para as próximas gerações, que seriam verdadeiramente independentes para definirem como querem viver seus futuros.

Falando em desigualdades, a média atual de idade de aposentadoria por tempo de contribuição, que é considerada um privilégio, pois só os mais ricos têm contribuição em carteira, é de 55 anos para homens e 53 para mulheres. Enquanto quem ganha até 2 salários mínimos, aposenta-se com mais de 62 anos. 

Vejo muitos pensando em como se dar bem, quando deveriam pensar em como poderíamos nos dar bem. Fica a pergunta: de que adianta termos direito a aposentadoria aos 50 anos de idade, recebendo a média salarial, se não houver dinheiro para pagar? Quem pagará a aposentadoria dos nossos filhos?

Ler, refletir e opinar!

Posts relacionados

Deixe uma resposta