Você sabe escutar?

3 minutos para ler

Começo este artigo com uma reflexão de Johann Goethe: “Falar é uma necessidade, escutar é uma arte”. Saber escutar é um processo fundamental para que ocorra uma comunicação eficiente.

Ouvir X Escutar

Ouvir e escutar são duas ações diferentes. Ouvimos muitas coisas todos os dias e escutamos muito pouco. O significado de ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. Já o verbo escutar corresponde ao ato de ouvir com atenção. Ou seja, escutar é entender o que está sendo captado pela audição, mas além disso, compreender e processar a informação internamente.

A incrível arte de escutar (de verdade): precisamos ser experts nesse assunto

Será que quando estamos em uma conversa, temos o hábito de interromper? Isso prova nossa falta de interesse pela conversa e um enorme desrespeito com o interlocutor. Sobre isso, existe um provérbio oriental que diz: “Ninguém coloca mais em evidência sua baixeza e má criação, do que aquele que começa a falar antes que seu interlocutor tenha terminado”.

Queremos provar nosso conhecimento, buscamos uma sensação de autoafirmação e muitas vezes perdemos grandes chances de aprendizado, fazendo papel de tolo diante de pessoas que tem mais autoridade sobre o assunto.

O escritor e orador J. Krishnamurti afirmava que “Escutar é um ato de silêncio”. Muitas vezes, quando estamos em um diálogo, temos a dificuldade de escutar, apenas ouvimos e elaboramos o que vamos dizer assim que o outro terminar, ao invés de prestarmos atenção ao que nos está sendo dito. Isso é um grande erro.

Não deixamos o outro externar suas opiniões, nesse monólogo há uma grande probabilidade de estarmos falando para ninguém e assim nos tornando e sendo taxados de inconvenientes. Precisamos deixar o outro expor sua opinião, isso é diálogo, é empatia e saber ouvir.

Estar verdadeiramente preocupado em escutar é muitas vezes um ato de amor, pois muitos necessitam falar e poucos querem ouvir. Se realmente estamos preparados e dispostos a escutar, o locutor sentirá que está recebendo a importância e atenção que merece, ficando agradecido e criando em si, dessa maneira, um clima de respeito, estima e confiança.

Sendo assim, precisamos aprender a sermos muito mais interessados que interessantes, assim, iremos crescer como pessoa, na estima de nossos amigos, no aprendizado e estaremos cada vez mais perto de nossa evolução como seres humanos.

Saber escutar é uma atitude difícil, já que exige o domínio de si mesmo e implica atenção, compreensão e esforço para captar a mensagem que está sendo dita. Significa dirigir nossa atenção ao outro, entrando em seu âmbito de interesse e seu ponto de referência.

Agora, se as pessoas que estão a sua volta precisam de suas palavras para se desenvolver, eles irão te pedir, aí você será o professor disposto a ensinar.

Lembrando que somos a média das 5 pessoas que convivemos, precisamos estar sempre prontos a aprender e encontrar pessoas que sejam melhores que a gente, para que saibamos ter o discernimento de escutar. É uma troca sempre.

Os resultados serão incríveis quando as informações chegarem aos seus ouvidos. Falar menos e escutar mais, isso é um grande presente de Deus. Se Sócrates disse “Só sei que nada sei”, quem somos nós para acharmos que sabemos de algo? Convido para pensar sobre isso hoje.

Posts relacionados

Deixe uma resposta