Quando as 24 horas corridas do seu dia se tornam uma eternidade

4 minutos para ler

Em meio à tantas mudanças que estamos passando por conta do Covid-19, o tempo dos profissionais virou uma questão relativa, tendo em vista que normalmente a reclamação é pela falta dele e hoje, muitos não sabem (ou não conseguem) fazer nada de produtivo por terem sido tirados bruscamente de sua rotina.

Eu mesma já tive dificuldade em me adaptar as rotinas não planejadas e melhorei muito isso através do autoconhecimento, me questionando sempre: como fazer para ser mais produtiva quando corro contra o tempo e como manter o foco quando tenho tempo sobrando?

Para ambas perguntas a resposta é a mesma, pois o tempo sempre vai ser medido da mesma forma, os dias sempre terão 24 horas e seja em qualquer situação que você estiver, vai depender do seu foco e principalmente do seu propósito o aproveitamento máximo da sua jornada. E é dele que vamos falar, seja propósito profissional, pessoal ou de vida, o que vale agora é focar nele e direcionar seu tempo da melhor forma possível.

Mas mesmo tendo objetivo claro, não conseguimos administrar o que fazer e muitas vezes, paramos no meio do caminho. Para isso existem inúmeras ferramentas no mercado que através da tecnologia auxiliam na administração do seu tempo e consequentemente melhoram a produtividade, como é o caso do Trello e do Evernote ou para você que é mais tradicional, o velho e bom check list de tarefas, no qual você faz uma lista com todos os seus afazeres do próximo dia e vai riscando conforme for realizado. 

Se ainda assim tiver dificuldades em e não saber o que fazer com as horas do dia, a disciplina perante a rotina vai te salvar de cair no tédio ou desperdiçar os momentos de ser mais produtivo. Seguem então as dicas de ouro:

1- Tenha uma rotina

Se tinha o hábito de acordar às 07hs, continue acordando nesse horário. Para aqueles que trabalham em home office nesse momento, obviamente temos que manter os compromissos mesmo de casa. Mas para quem foi literalmente dispensado do trabalho, continue acordando nesse horário pois seu corpo já sabe que é preciso. Não deixe a preguiça te pegar!

2 – Cuide de você

Tome seu café da manhã e faça um exercício ou meditação para quem prefere, manter o corpo saudável é fundamental para manter a mente equilibrada. Pule corda, faça abdominais, dance na sala se preferir, mas tente fazer algo com seu corpo.

3 – Alimente sua mente!

Leia. Leia um livro do seu autor preferido ou algo relacionado ao seu desenvolvimento profissional. Apenas, leia!

4 – Faça o que você gosta

Se assim como eu gosta de cozinhar, aproveite uma hora do seu dia para colocar em prática aquela receita que sempre quis testar. Isso vai te fazer relaxar e trará uma boa sensação.

5 – Ajude o próximo

Faça algo para alguém. Publique conteúdos relacionados a sua profissão em suas redes sociais, faça lives, grave vídeos, leve conhecimento para quem também precisa ocupar o dia de forma produtiva.

6 – Se organize para atingir seu objetivo

Tenha um objetivo e siga nele: se quer terminar aquele curso online que está parado, termine-o. Se precisa escrever um artigo, escreva. Se prefere adiantar o trabalho parado, adiante-o. Faça algo que lhe dê ou lhe mantenha no seu propósito profissional.

Utilize o método que preferir para melhor tirar proveito do seu tempo e nunca esqueça do seu propósito, pois é ele que vai te manter no caminho para que quando a normalidade se restabelecer, saibas lidar melhor com as intempéries do tempo.

Posts relacionados

Deixe uma resposta