por Daniel Luz
Ser líder é, sem dúvidas, uma tarefa desafiadora. Você tem escolhas a fazer todos os dias sobre como liderar e aprender, que podem criar uma cultura de oportunidade e inclusão ou ao mesmo tempo, de negação e exclusão – para você, sua equipe e seus colegas.
O perigo é que você possa se deixar levar por uma falsa sensação de segurança, pensando que acertou em cheio nessa coisa de liderança. No entanto, os melhores líderes sabem que são falíveis e que há sempre mais para aprender sobre si próprios, os outros e o seu contexto de trabalho. Eles se esforçam continuamente para elevar sua consciência, ajustar e se adaptar.
Então, quais são os sinais de alerta de que sua liderança pode estar saindo dos trilhos?
1- Você busca por popularidade em vez de eficácia!
Liderança não é um concurso de popularidade. Quando você escolhe favoritos, toma decisões fáceis e se afasta das conversas que precisa ter, você está decepcionando a si mesmo e à sua equipe. Alguém estará sempre pronto para criticar e julgar você, mas parte de ser um líder é tomar uma posição sobre coisas que importam e comportar-se de forma ética e consistente, buscando sempre uma maior assertividade nas decisões.
2- Você ignora o mau comportamento
Quando você é um líder de líderes, deve manter os olhos abertos e os ouvidos atentos à frequência certa para saber o que está acontecendo.
É comum que os líderes de uma equipe queiram impressioná-las e por isso, o mau comportamento pode tornar algo despercebido. Um vínculo forte ou o fato de serem vistos como estrelas pode significar que há algo relutante em ver (ou agir) quando a liderança não está atingindo o alvo.
Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Negócios da Universidade da Flórida Central descobriu que quando uma pessoa é considerada de alto desempenho, é muito mais provável que seu comportamento de bullying seja ignorado por seu gerente. As vítimas desse comportamento são muitas vezes vistas injustamente como os próprios agressores e recebem avaliações de desempenho no trabalho mais baixas por serem vitimadas.
A coautora do estudo, professora associada de administração Shannon Taylor, atribui essa tomada de decisão falha ao viés cognitivo, explicando-a como “o efeito halo, no qual atributos positivos mascaram traços negativos, ou o efeito chifre, no qual um atributo negativo molda uma pessoa sob uma luz completamente negativa.”
3- O “poder” tomou conta de você
Você precisa estar alerta aos sinais de alerta de que o poder que acompanha sua posição de liderança está impactando o modo como você se sente, pensa e se comporta. Por exemplo, é um grande sinal de alerta quando você pensa que suas necessidades e direitos superam as dos outros e começa a se esforçar por resultados centrados em você e em suas necessidades.
4- Você se vê como “a pessoa mais inteligente da sala”
A queda de muitas grandes empresas pode ser atribuída à arrogância e à prepotência dos seus líderes. Líderes ineficazes têm uma visão estreita do mundo. Eles veem o mundo em preto e branco, certo e errado, e se consideram moralmente superiores. Tendo uma mentalidade fixa, esse tipo de líder se fecha ao feedback, acreditando que não tem mais nada a aprender.
Observe se você não está disposto ou acha difícil mudar de ideia ou fazer concessões. Considere se seus esforços se concentram em conseguir o que deseja, sejam recursos, recompensas ou aprovação de ideias. Os líderes eficazes sabem que não têm todas as respostas. Eles procuram constantemente ultrapassar limites, questionar, perguntar e aprender mais.
5- Você é o último a ouvir más notícias
Quando apenas boas notícias chegam à sua mesa, é hora de se preocupar. Se as pessoas hesitarem em contar o que está acontecendo, é um sinal de que não confiam em como você reagirá às más notícias.
Da mesma forma, embora cercar-se de pessoas que possam facilitar a vida no curto prazo, isso não cria resultados organizacionais sustentáveis e de longo prazo. Procurar diferenças de opinião é fundamental, pois a diversidade de pensamento ou a questão investigativa ajuda o pensamento adaptativo de que os líderes necessitam quando enfrentam desafios complexos.
É importante acolher todos os tipos de notícias – mesmo as que são difíceis de ouvir. Sua reação não é apenas um teste de caráter, mas também estabelece o padrão para o que acontecerá no futuro.
Então, onde você colocaria sua liderança?