12 dicas para se destacar profissionalmente e aprimorar a Inteligência Emocional

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por Daniel de Carvalho Luz

O estilo profissional é uma forma de etiqueta e formalidade no local de trabalho que está ligada principalmente à conduta respeitosa e cortês. Muitas organizações contam com um código formal de conduta profissional em vigor, mas muitas não, e por isso, o profissionalismo e o comportamento ético podem beneficiar sua carreira e melhorar suas chances de sucesso futuro!  

Estar consciente de como você trata colegas de trabalho e clientes e garantir uma atitude positiva no local de trabalho pode ajudá-lo a melhorar sua produtividade e eficácia. Em geral, o comportamento profissional se resume à ética e dedicação.  

Embora possuir as habilidades necessárias para realizar seu trabalho com eficiência seja essencial, ter uma compreensão do que constitui o comportamento profissional e inteligência emocional te ajudará a desenvolver seus próprios hábitos de trabalho de alto padrão que podem contribuir para o sucesso futuro na carreira. 

12 dicas essenciais para se destacar  

1- Seja honesto  

Sempre aja abertamente. Nunca compartilhe informações confidenciais, privilegiadas ou de clientes desnecessariamente e não tolere ou justifique a conduta desonesta de terceiros. Relate quaisquer conflitos de interesse imediatamente. 

2- Respeito é essencial  

Mantenha uma atitude respeitosa com os outros em todos os momentos, principalmente naqueles mais complicados ou estressantes. Não ataque os colegas ou desrespeite alguém. Sempre use linguagem apropriada (verbalmente e por escrito) e não xingue. Peça desculpas por erros ou mal-entendidos e mantenha as opiniões pessoais de outras pessoas em sigilo. 

3- Planeje-se para reuniões 

Chegue na hora e prepare-se revisando a agenda ou as notas da reunião com antecedência. Faça contribuições para as discussões quando apropriado e não assuma o controle quando outra pessoa estiver tentando falar. Respeite o organizador ou presidente da reunião, siga o formato apropriado e faça perguntas atenciosas. 

4- Busque se comunicar de forma clara e objetiva  

Fale claramente e em uma linguagem que os outros possam entender facilmente, aja com cortesia e use boas maneiras ao interagir com outras pessoas. Siga todas as diretrizes da empresa em relação ao conteúdo, leia as informações fornecidas antes de fazer perguntas, ouça os outros quando estiverem falando ou explicando e não se envolva em fofocas no escritório. Tenha cuidado com a linguagem e o tom nas comunicações escritas e não copie outras desnecessariamente ao enviar e-mails (mas também não exclua outras pessoas intencionalmente). 

5- Faça uma boa gestão de tempo  

Não se atrase para o trabalho, em vez disso, chegue alguns minutos mais cedo para se acomodar, tomar seu café e cumprimentar os colegas de trabalho. Siga os horários de almoço e intervalo, saindo e voltando no horário. No início de cada dia, revise sua agenda para saber a que horas precisa chegar, onde e qual carga de trabalho você terá naquele dia. 

6- Procure agir sempre com integridade 

Agir com ética e sempre fazer a coisa “certa”. Além disso, permaneça imparcial, mantendo qualquer preconceito e intolerância pessoal fora do local de trabalho. 

7- Preze pela sua segurança, dos colegas e da empresa 

Entenda a política de segurança da empresa e comunique imediatamente qualquer manutenção ou outros perigos. 

8- Cumpra as metas e desafios 

Entenda a missão, metas e objetivos de sua empresa e o papel que você desempenha para alcançá-los. Não tenha vergonha de pedir ajuda se precisar.  

9- A forma como você se veste também comunica 

Vista roupas limpas e apropriadas. Siga todos os padrões ou diretrizes do código de vestimenta e, se não houver, evite roupas que sejam reveladoras, provocativas ou incluam linguagem ou imagens ofensivas. 

10- Seja responsável 

Assuma a responsabilidade pelo seu trabalho e ações, faça o que precisa ser feito e não deixe para os outros. Seja honesto se as coisas derem errado, ou se você não terminar algo a tempo, então elabore uma resolução efetiva para seguir em frente. Procure ajuda se precisar. 

11- Saiba trabalhar bem em equipe 

Muitas vezes você precisa trabalhar com pessoas que você não necessariamente gosta. Deixe de lado as diferenças para trabalhar bem com os outros, pois o trabalho em equipe às vezes supera o desempenho – com pessoas que trabalham bem com outras, muitas vezes avançando com base nesse aspecto. 

12- Seja comprometido com suas tarefas  

Dedicação e ação positiva ao seu papel e à organização podem te levar longe. Além disso, a dedicação dos funcionários é muitas vezes contagiante, com os outros sendo inspirados a fazer o esforço extra por conta própria. 

Essencialmente, ser profissional é dar o seu melhor em todos os momentos. Pense em como seu comportamento será percebido pelos outros e certifique-se de entender e seguir os códigos de conduta da empresa onde eles existirem. 

Testes e avaliações de perfil podem auxiliar a equipe de RH e Gestão  

Testes ou avaliações de personalidade são considerados um forte indicador de desempenho no trabalho e têm crescido em uma porcentagem significativa. Diferentes organizações usam testes e avaliações de perfis/estilo de trabalho como uma forma de avaliar as características de seus funcionários atuais e futuros, com os resultados sendo usados ​​para diversos fins.  

A plataforma do Burh é tão completa, que conta com uma funcionalidade que permite o mapeamento do perfil dos membros de sua equipe e também dos candidatos a futuras posições em sua empresa. O About Me Disc consiste em um conjunto de perguntas padronizadas com base na análise de cargos administrativos, operacionais e de gestão, cujas respostas permitem abstrair o comportamento e o estilo de atuação dos indivíduos no ambiente de trabalho. 

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