O fenômeno que desde 2022 vêm afetando empresas, chegou com força no primeiro trimestre de 2023 no Brasil.
Já no primeiro trimestre de 2023, o mercado de trabalho não só do Brasil, mas do mundo, enfrentou um fenômeno chamado Lay-Off, que se refere às demissões em massa e que abrange, principalmente, empresas de tecnologia e finanças.
Mas afinal, qual a justificativa para tantas demissões? Os argumentos estão relacionados à desaceleração nos gastos e à reestruturação das empresas. O fenômeno afetou grandes nomes como Amazon, Meta, Microsoft e Apple, alcançando até mesmo a marca de 10 mil funcionários demitidos em uma delas.
E não para por aí: a empresa matriz do nosso “queridinho de buscas” – o Google – afirma que pretende fazer uma demissão de 12 mil funcionários, contabilizando todos os escritórios espalhados pelo mundo todo só no ano de 2023.
Conheça mais algumas empresas que realizaram cortes em massa:
Microsoft: demissão de 10 mil funcionários;
Twitter: demissão de 3,7 mil funcionários desde o comando de Elon Musk;
App 99: cerca de 100 funcionários demitidos em 2022;
Intel: demissão de 20% de seu corpo de funcionários em 2022.
A repercussão nas redes sociais foi grande, principalmente devido às publicações no LinkedIn de profissionais desligados.
Mas afinal, como se realocar e voltar ao mercado de trabalho com mais facilidade?
Nós sabemos que a procura por uma nova oportunidade pode ser um momento complicado e até mesmo angustiante. Por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar a busca por um novo emprego. Confira!
1.Atualize seu Linkedin
Até mesmo após entrar em uma empresa, manter o seu LinkedIn atualizado é uma regra básica! Isso pode gerar grandes oportunidades.
2. Invista em Networking
Sua rede de contatos é importante no momento da busca por uma nova oportunidade. Não tenha vergonha de contatá-los e pedir ajuda.
3. Conhecimento é a base
Aproveite o tempo livre para se especializar e se atualizar sobre a sua área de atuação. Não deixe de comunicar sobre os cursos que está fazendo, publique em seu LinkedIn e acrescente a experiência em seu currículo.
4. Esteja aberto às oportunidades
Não se limite a vagas com o mesmo título de sempre. Muitas empresas buscam por posições com nomes diferentes ao que você está habituado, mas que você pode cumprir os requisitos da vaga. Esteja atento à descrição!
5. A Inteligência Artificial pode ser sua aliada
A Inteligência Artificial está aí para nos ajudar, inclusive na hora de criar seu currículo!
O ChatGPT, por exemplo, é uma ferramenta que cria textos de acordo com o seu direcionamento e você pode usá-lo para tornar seu currículo cada vez mais objetivo e com as palavras-chaves corretas para estar de acordo com as regras que as IA’s utilizam nos sites de vagas para fazer a primeira triagem de currículos.
6. Invista nas suas redes sociais e não deixe de comunicar o motivo do seu afastamento, se for o caso
Visibilidade é importante, seja qual for a sua profissão. Se o seu segmento permitir, busque opções além do LinkedIn. Novas portas podem se abrir quando você mostra o que sabe para mais pessoas.
Além disso, se o motivo do seu afastamento do mercado de trabalho foi um intercâmbio ou curso no exterior, por exemplo, comunique isso de forma clara e objetiva no seu currículo. Se você precisou se afastar por questões pessoais, o ideal é inserir o motivo em “Informações Adicionais”.
E caso precise de uma mãozinha, nós podemos ajudar!
Muito mais que uma plataforma de vagas, o Burh oferece um ambiente de conexão entre candidato e empresa de forma gratuita. Dentro do Burh você encontra as oportunidades de acordo com o seu perfil e localização, se candidata e ainda tem informações do andamento do processo seletivo.
E para empresa e equipe de Recursos Humanos, contamos com uma plataforma completa com suporte para divulgação de vagas, indicadores, educação corporativa, avaliação de desempenho e muito mais. Clique para entrar em contato e conhecer!