Gerenciar seu tempo tem muito a ver com seu sucesso profissional, incluindo seu sucesso pessoal. Você tem se feito perguntas como:
Estou administrando meu tempo corretamente?
Por que não consigo entregar minha lição de casa a tempo?
Preciso de mais de 24 horas para cumprir todas as minhas obrigações?
Se esses problemas fazem parte do seu dia a dia, sua gestão pode não estar correta com o tempo.
Além de saber administrar seu tempo, você se tornará uma pessoa mais organizada, o que afeta sua qualidade de vida. De acordo com uma pesquisa da John Molson School of Business da Concordia University e da Laval University, no Canadá, “gerenciar o tempo” está intimamente relacionado ao bem-estar.
De acordo com a Mental Health Foundation, a felicidade no trabalho pode aumentar a produtividade em até 12% e até diminuir a pressão arterial.
Toda mudança de hábitos significa rotina e saúde, mudando a perspectiva sobre as atividades do dia. Mas é preciso muita força de vontade e foco, porque sair da sua zona de conforto nunca é fácil.
É normal ouvir falar em gestão de tempo no trabalho, pois temos metas e tarefas para cumprir prazos, e quando o prazo de entrega está chegando ao fim, os funcionários tendem a se sentir estressados, o que afeta seu estado emocional e afeta negativamente a saúde.
Consciência, autocontrole e foco são traços que podem reduzir em 20% o risco de doenças neurodegenerativas, como: Alzheimer; Parkinson; Esclerose Múltipla. De acordo com um estudo na revista Neuroepidemiology.
Hoje, ter uma estratégia para lidar com sua agenda é fundamental e assumimos muitas tarefas diferentes ao mesmo tempo. Claro que, se colocados da forma correta, trarão benefícios e vantagens a longo prazo.
Até porque, quando conseguimos fazer tudo bem dentro dos nossos prazos, muitas vezes sentimos alegria e satisfação. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia descobriu que pessoas disciplinadas tendem a ser mais felizes.
Agendar seu tempo não significa amontoar todas as suas tarefas em um dia e fazê-lo não importa o que aconteça, é otimizar a maneira como você trabalha. Um bom exemplo é: Faça as tarefas mais simples mais rapidamente para poder gastar mais tempo nas mais complexas.
Todos podem ser mais produtivos do que o normal porque é sempre importante revisar o plano para identificar oportunidades de melhoria, reconhecendo que se você não cumprir os prazos, isso prejudicará suas ações e implicará em seu desempenho.
Sentir-se constantemente apressado e sobrecarregado em sua vida pessoal e profissional pode reduzir sua capacidade de concentração, afetar seus níveis de energia e causar problemas com sua capacidade de realizar atividades.
Isso só o beneficia quando você decide abandonar o antigo comportamento e adotar uma nova estratégia. Você poderá organizar melhor outros aspectos da sua vida, como finanças; benefícios; tempo livre; iniciar um novo curso e muito mais.
Como resultado, você será bem recebido e poderá inspirar outras pessoas ao administrar melhor seu tempo e lidar com prazos.
Listamos algumas dicas para organizar melhor seu tempo na vida pessoal e profissional e colher os tão esperados benefícios:
1-Otimização: comece sua jornada de trabalho a partir do trabalho mais difícil;
2- Planeje: Controle seus próximos passos, anote todas as suas tarefas em um bloco de notas, uma vez feito, marque “ok”, isso lhe dará uma sensação de dever cumprido;
3- Tempo: defina quanto tempo levará para realizar tais atividades, os prazos são importantes e podem aumentar sua produtividade;
4- Definição de metas: ao concluir tarefas de curto prazo, tarefas que podem ser concluídas com alguns dias de antecedência;
5- Especialização: Faça um curso ou treinamento para entender melhor como essa organização do tempo muda além da norma, mas também te dá uma sensação incrível e te motiva a ser uma pessoa melhor a cada dia e ter mais muita felicidade e sonhos.