Imagine a seguinte situação: um candidato a uma vaga de emprego manda o currículo para a empresa, é chamado para uma entrevista, chega ao local e a pessoa responsável apenas lê o currículo na frente do candidato e fica por isso mesmo.
Quando muito, ele é chamado novamente para testes e novas entrevistas com os gestores.
Certamente a situação indicada acima, infelizmente, ainda é comum para muitas pessoas. O problema é que um processo seletivo feito em diversas etapas é prejudicial tanto para o setor de Recursos Humanos quanto para os candidatos a uma vaga de emprego.
Neste sentido, a metodologia ágil aplicada ao setor de Recursos Humanos torna-o mais estratégico e menos operacional, otimizando o tempo de trabalho.
Dados comprovam a eficiência de um trabalho ágil.
Um estudo publicado pela consultoria PwC em 2017, realizado com 2.216 executivos espalhados pelo mundo, apontou que 22% das empresas que mais lucraram em um período de três anos antes da pesquisa, usavam metodologias ágeis na maior parte dos projetos.
A mesma consultoria realizou um outro estudo demonstrando que projetos que adotam metodologias ágeis obtêm 28% a mais de sucesso, se comparado a abordagens tradicionais.
O que é metodologia ágil?
O conceito de metodologia ágil, vinculado a tecnologia, em sua base, está relacionado a ajudar empresas e pessoas a tornarem os processos de trabalho mais eficientes, visando melhores resultados e aumento da produtividade, entendendo que, para cada tarefa, há um momento específico.
O profissional de Recursos Humanos tem, entre suas principais atribuições: atrair e selecionar pessoas, incluí-las, treiná-las e engajá-las na cultura organizacional e reconhecendo seu capital intelectual.
Portanto, diante de tanta responsabilidade, tornar-se uma empresa dinâmica em uma cultura de gestão integrada é fundamental.
Como otimizar processos?
Importante ressaltar que o processo não precisa ser 100% ágil, mas algumas atitudes tornam o recrutamento de pessoas mais eficiente. O planejamento e uso de tecnologia tornam-se grandes aliados nessa tarefa. Confira algumas ações que irão otimizar o fluxo de trabalho:
Uso de ferramentas de inteligência artificial – No mercado, há diversas ferramentas que podem auxiliar a encontrar candidatos com perfis adequados a um negócio específico. Use os algoritmos a seu favor e não perca mais tempo!
Determine tempo para cada etapa – Também conhecida como spint, elas referem-se a ao tempo disponível para cada parte do recrutamento. Em geral, cada spint dura cerca de uma semana, mas o mais importante é ter uma meta. Confira um exemplo:
- Busca e apresentação de candidatos em potencial para o gerente;
- Seleção e agendamento de entrevistas (após feedback do gerente);
- Entrevista com o gerente
- Decisão do candidato para ocupar a vaga
Divisão de tarefas – Conhecida como scrum, é uma metodologia que divide as tarefas em trabalhos a serem concluídos em um tempo determinado. Para essa técnica, são feitas reuniões breves para que a equipe informe como está o status da tarefa designada.
Para facilitar a visualização, é possível criar quadros de tarefas para que o time acompanhe instantaneamente o que está sendo realizado.
Lembrando que há diversas técnicas envolvendo metodologia ágil e elas devem ser adotadas conforme a estrutura do ambiente, de modo a encontrar a mais adequada para a situação.
Benefícios para o time de RH e para os candidatos a uma vaga
Agora que você compreendeu o que é uma metodologia ágil e como aplicá-la, consegue visualizar os benefícios?
A união da técnica adequada beneficia tanto os profissionais de RH quanto as pessoas que buscam uma vaga de emprego e isso é fundamental em um cenário como o atual, onde a taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,1% no 1º trimestre de 2022 (IBGE) e a inflação tem uma expectativa de chegar a 7,89% (BC), tornando a busca por um emprego e, consequentemente, por um salário, uma situação necessária e urgente para muitas pessoas.
Para os profissionais de RH, um bom planejamento e o uso de métodos adequados otimiza o tempo e torna o time produtivo, enquanto um processo seletivo otimizado e focado no que realmente importa faz com que o recrutamento seja mais rápido, atendendo a necessidade de quem está em busca de um emprego.
Por: Por Paulo Paiva
Fonte: Rh pra você