Como Criar uma Marca Pessoal e Divulgá-la com Sucesso

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Elon Musk, Richard Branson, Billie Eilish e Oprah Winfrey são exemplos de marcas pessoais que constroem negócios de sucesso. Porém, uma marca pessoal não é apenas para as celebridades. Neste artigo, vamos contar como ela pode ser útil para qualquer empreendedor, como construí-la e como atrair novos clientes com ela.

Fonte: zaozaa09

O que é uma marca pessoal e por que ela é necessária

“As pessoas não compram produtos. Elas compram relacionamentos, histórias e encanto”, disse o conhecido empresário e marqueteiro Seth Godin. Esse encanto ocorre graças a uma marca pessoal, ou seja, a sua imagem aos olhos do seu público-alvo. Uma imagem é composta de diversos componentes: aparência, forma de comunicação, posicionamento, caráter, reputação, conhecimento e histórias contadas.

Uma marca pessoal forte:

  • Te torna único. Uma pessoa por si só já é uma marca porque cada indivíduo possui um conjunto único de qualidades, habilidades e conquistas. Dê ênfase a sua personalidade para que você seja reconhecido e lembrado.
  • Ajuda a expandir o seu público. Pessoas têm interesse em outras pessoas – isso explica a popularidade das redes sociais. Não é à toa que o alcance de um conteúdo pessoal é oito vezes maior do que aquele publicado em páginas comerciais.
  • Aumenta a lealdade. 92% dos consumidores confiam em recomendações pessoais, mesmo quando elas são oferecidas por um estranho.

Em que consiste uma marca pessoal?

Quanto mais vantagens você demonstrar, mais eficientemente você se promoverá. Para moldar seu posicionamento, comece com a introspecção. Uma marca pessoal deve incluir:

  • Características pessoais: Que tipo de pessoa você é: festeiro e aventureiro, romântico e sonhador ou analista e metódico? Liste os principais traços que definem você.
  • Expertise. Em que área você é especializado? O que você conhece mais do que os outros? Que conhecimentos, habilidades e realizações podem provar sua experiência? Convença seu público a lhe ouvir.
  • Singularidade. Como você se diferencia de seus concorrentes? Por que vale a pena entrar em contato com você? Crie uma proposta única de venda para a sua personalidade.
  • Valores. Em que você acredita no seu trabalho e na sua vida? Em que você confia? Ter valores em comum forma uma base sólida para conseguir se conectar com as pessoas.
  • Interesses. Você é fã de tecnologias do futuro, gosta de assar croissants ou nunca perdeu um programa de TV sobre alienígenas? Seus hobbies podem ser temas para atrair pessoas com interesses semelhantes.
  • Objetivos e missão. Conte o porquê de você estar fazendo o que faz e onde você quer chegar.
  • Proposta de valor. Que valor você pode oferecer aos possíveis clientes? O que eles podem receber ao encontrarem você? O valor não precisa ser tangível necessariamente. As pessoas costumam seguir perfis por diversão, inspiração ou para aprender coisas novas.
  • Imagem externa. Você tinge seu cabelo de cores extravagantes como a Lady Gaga ou usa gola alta preta como Steve Jobs? Pense em um traço de personalidade que ajudará você a ser lembrado.

Passo a passo de como promover uma marca pessoal

Passo 1. Defina suas metas e estratégias

 Fonte: rawpixel.com

Pense naquilo que você deseja alcançar. Isso dará consistência às suas ações. As metas podem ser medidas de diferentes maneiras, como seguidores, produtos vendidos ou lucro. Elas devem ser:

  • Reais: é improvável que você se torne um blogueiro milionário em apenas um ano;
  • Divididas em pequenos objetivos com prazo de conclusão: confira o resultado ao final de cada etapa;
  • Divididas em tarefas: para cada pequeno objetivo, escreva uma lista de tarefas com prazos.

A estratégia é o caminho para atingir as metas. Pense no seguinte:

  • Quais plataformas você usará para divulgar a sua marca pessoal (leia mais sobre isso abaixo);
  • Quais blogueiros podem ser parceiros;
  • Quanto dinheiro é possível investir em publicidade.

Passo 2. Formule a sua mensagem

Qual a principal mensagem que você deseja transmitir ao seu público para atingir sua meta? Deve estar presente em todas as formas de comunicação. Para formular a sua mensagem, considere o seguinte:

  • Sinceridade. Demonstre qualidades, características e conhecimentos que você realmente possui. Não engane as pessoas, pois mais cedo ou mais tarde elas vão descobrir e isso arruinará sua reputação.
  • Interesses dos clientes em potencial. Analise detalhadamente o público-alvo para que você possa atender a demanda da maneira certa e fidelizar os clientes mais rapidamente.
  • Comunicação com o produto. Pense em como vincular a sua mensagem aos produtos ou serviços que você está vendendo. Você está ensinando alguma coisa? Faça uma demonstração aos seus seguidores. Você oferece algum tipo de treinamento esportivo? Compartilhe a sua missão que pode ser, por exemplo, “Tornar as pessoas mais saudáveis e felizes”.

Passo 3. Escolha os meios de divulgação.

As principais plataformas para a construção de uma marca pessoal são: site e redes sociais.

O site é o local onde todas as informações são reunidas: produtos, conquistas, avaliações, contatos, etc. O site não precisa ser criado imediatamente. No início, muitos empreendedores acham mais fácil começar com as redes sociais: leva menos tempo e traz resultados mais rápidos.

Fonte: rawpixel.com

Uma rede social permite que você alcance um público amplo e encontre pontos em comum com ele. Comece por alguma plataforma de rede social, por exemplo:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • YouTube;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • TikTok;
  • Pinterest;
  • Snapchat.

Mas atenção, não tente se promover em todas as plataformas ao mesmo tempo. Opte por duas ou três e foque nos seguintes fatores:

  • Estatísticas. Estude o gênero e a idade dos principais usuários da plataforma. O perfil deles atende aos seus objetivos? Por exemplo, a maioria dos usuários do TikTok tem menos de 34 anos, mas o público do Twitter tem pessoas de diferentes idades, incluindo aquelas com mais de 50 anos.
  • Interesses do público-alvo. Pense em qual plataforma o seu seguidor está presente.
  • Características do produto. Se um produto ou serviço ter um forte apelo visual, por exemplo, joias, roupas, carros, escolha redes sociais voltadas ao visual (imagem e vídeo). Instagram, TikTok ou YouTube.

Passo 4. Planeje o conteúdo

Claro, você pode postar dezenas de fotos de gatos todos os dias. Mas isso funcionaria para a sua promoção pessoal? Crie um plano de conteúdo: Isso permitirá que você diversifique suas postagens e compreenda a frequência ideal de publicação.

Desenvolva um esquema

O conteúdo deve ser equilibrado. Portanto, pense em diferentes tipos de conteúdo e os publique de forma alternada. Por exemplo:

  • Post de especialista. Demonstre o seu conhecimento no seu ramo de atuação compartilhando informação útil, exemplos, conquistas ou prêmios.
  • Prova social. Não se esqueça de divulgar depoimentos para construir autoridade e gerar confiança.
  • Histórias. Conte histórias relacionadas à sua profissão ou vida pessoal.
  • Entreter. Brindes, testes, vídeos com temas engraçados – tudo isso diluirá o conteúdo e aumentará o engajamento.

Com base no seu plano de conteúdo, crie os posts antecipadamente para duas semanas ou um mês, assim você não precisa se preocupar em criar um conteúdo novo todos os dias.

Considere a frequência e o horário das postagens

Esses indicadores são únicos para cada plataforma de rede social. Por exemplo, o Facebook recomenda fazer um post por dia. Já o Twitter recomenda 15. Para escolher o melhor horário das publicações, analise os dados de período de atividade dos seus seguidores na rede social específica.

As postagens podem ser criadas com antecedência e o horário de publicação pode ser agendado. Para fazer isso, use os recursos da própria rede social ou algum programa especial de agendamento.

Passo 5. Criar uma imagem visual

Source: by rawpixel.com

Uma marca pessoal é lembrada não apenas pela semântica, mas também pela mensagem visual: cores, fontes, ilustrações e logo.

  • Crie uma série de fotos com um mesmo estilo. Organize você mesmo uma sessão de fotos ou entre em contato com um fotógrafo profissional. As fotos devem ser de alta qualidade, feitas no mesmo estilo e refletir o caráter da marca.
  • Cria uma identidade visual. O gerador on-line do Logaster ajuda você a obter um logo e a definir cores e fontes para a sua marca em poucos minutos. Você também pode usá-lo para criar fotos e imagens de perfil para as suas redes sociais.

Passo 6. Analise os resultados

Uma marca pessoal não é padaria, pois para as pessoas começarem a te reconhecer, leva pelo menos três meses de trabalho contínuo e dedicado. Para acompanhar a eficácia da sua divulgação, analise constantemente os resultados do seu trabalho:

  • Nas redes sociais. Use as ferramentas integradas de análise e estude o engajamento (curtidas, comentários, reposts) e a conversão.
  • No seu site. Configure o Google Analytics para verificar o número de visitantes, dados demográficos, quantidade de visualização dos produtos, o número de cliques em links, etc.
  • Em outros sites. Fique atento às menções ao seu nome na Internet: comentários, discussões, críticas. Responda prontamente se necessário.

Se você não estiver satisfeito com os resultados, ajuste sua estratégia. Pode valer a pena fazer uma mudança no site ou investir em algum novo formato.

Conclusão

Construir uma marca pessoal requer criatividade e análise constante. Defina uma meta alcançável e depois pense em seu posicionamento e estratégia. Seja flexível: experimente várias plataformas, estude ferramentas diferentes e procure parceiros promissores. Desejamos a você muito mais seguidores e altas conversões!

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