compliance compliance

Saiba por que o compliance é importante para as empresas!

4 minutos para ler

Organização, conformidade fiscal, alinhamento às regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. O cotidiano de uma empresa está longe da simplicidade. Com uma legislação cada vez mais complexa e a necessidade de constantes adaptações para atender às demandas do mercado, é comum que as empresas deixem passar questões importantes, como o compliance. 

Neste artigo, mostraremos o quão importante é o compliance dentro de uma empresa, bem como os seus benefícios e a maneira correta de implementá-lo internamente. Confira! 

O que é compliance? 

Para explicar melhor o que é compliance é preciso primeiro traduzirmos a expressão. O compliance é originário do verbo em inglês comply, que significa agir em sintonia com as regras. Logo, podemos defini-lo como o ato de manter a empresa de acordo com as políticas e regras preestabelecidas para o seu tipo de negócio. 

Resumidamente, o compliance é uma atividade que visa garantir o cumprimento de normas e leis, sejam elas internas ou externas, exigidas pelo segmento de atuação. Por exemplo, o setor alimentício tem diretrizes diferentes em relação ao setor automotivo. Vale lembrar que a atividade abrange setores como o ambiental, ético, fiscal, jurídico, trabalhista e outros. 

Quais as vantagens de adotar o compliance? 

Seguir regras é muito importante para uma organização e mostraremos que a ação é também vantajosa. 

Prevenção contra fraudes e perdas financeiras

As perdas financeiras por fraude fazem com que cerca de 5% do faturamento anual das empresas seja perdido, segundo a ACFE (Association of Certified Fraud Examiners). Isso pode ser evitado pelo compliance, pois nele são realizadas análises periódicas que previnem fraudes. Além disso, o negócio é fiscalizado de acordo com especificações internacionais ligadas à conformidade fiscal. 

​Proteção do patrimônio

Ao realizar análises periódicas por meio de controles internos, os riscos operacionais são rapidamente detectados. Logo, a empresa evita incorrer problemas de ordem jurídica e financeira, evitando prejuízos ao seu patrimônio. 

Redução de custos

Um programa de compliance implantado corretamente também contribui para a redução de custos. Uma vez que a empresa diminui os seus riscos com autuações fiscais, multas e processos judiciais, ela consegue fazer uma economia significativa e investir os seus recursos em melhorias. 

Aumento da qualidade dos produtos e serviços

A implementação dessa atividade também possibilita o crescimento na qualidade dos produtos e serviços. Isso acontece a partir do momento em que há um aumento na eficácia da equipe, que precisa seguir certos padrões e legislações, prevenindo riscos. Além disso, ela é essencial para a consolidação da marca e alcance mais sólido de objetivos estratégicos. 

Melhoria nos níveis de governança corporativa

A governança é uma estratégia utilizada pela empresa para mostrar seu valor e rentabilidade para os acionistas. O compliance, por sua vez, tem a função de garantir que a atuação siga as normas do mercado, refletindo na imagem corporativa de maneira positiva. 

Como implementá-lo? 

O primeiro passo do processo é obter suporte da diretoria ou conselho administrativo da empresa. Tal apoio é essencial, pois sem o consentimento a atividade não poderá ser desenvolvida. Seguida dessa ação, deve ser feita uma análise completa sobre os riscos e desafios do negócio, a fim de estabelecer estratégias onde serão concentrados os esforços, além de ser a base para a criação de políticas internas. 

Logo em seguida, é preciso capacitar as equipes para que elas se adaptem às regras. A partir disso, o compliance será colocado em prática, fazendo tanto a gestão quanto o monitoramento. Vale lembrar que as auditorias internas são as maiores responsáveis por mitigar erros e identificar inconformidades da equipe. 

Enfim, o compliance, apesar de ser uma questão mais complexa por estar diretamente relacionado à burocracia, é algo imprescindível para as empresas modernas que lidam com um mercado volátil e precisam de vantagens competitivas.

Para garantir que ele será bem executado, o ideal é contar com profissionais que já lidaram com a metodologia em seu dia a dia. Por isso, entre em contato conosco e conheça a nossa plataforma de RH!

Posts relacionados

Deixe uma resposta