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Qual a importância de encontrar referências profissionais dos candidatos?

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Certamente você já precisou checar as referências profissionais de um candidato para determinado cargo da sua empresa, não é? Sabemos que encontrar um talento não é uma tarefa fácil. Por isso, se essa ainda não é uma prática comum no seu processo de seleção, saiba que ela é essencial para evitar erros de contratação e descobrir perfis com ótimas recomendações.

A busca pela opinião profissional de antigos superiores, subordinados e colegas possibilita conhecer mais sobre a conduta do candidato, sua atuação em outros cargos, seu salário, as eventuais promoções que teve e o motivo da demissão.

Interessou-se pelo assunto? Venha conosco, pois apresentaremos mais informações sobre a importância de encontrar referências profissionais dos candidatos. Vamos lá?

Analise por que é importante buscar referências profissionais

Durante um processo de recrutamento e seleção, é necessário realizar uma análise aprofundada que vai muito além do currículo e das informações fornecidas pelo profissional. Isso porque, inúmeras vezes, os candidatos tendem a ressaltar determinadas competências (somente seus pontos fortes) em detrimento de outras habilidades que o recrutador não consegue detectar em uma conversa.

Por isso, as referências profissionais são importantes para esclarecer informações, validar competências e descobrir se há problemas de comportamento, bem como para atualizar um banco de profissionais em sua empresa.

Saiba quais são os principais objetivos de encontrar referências

Muitas vezes, o funcionário é contratado para realizar determinada função dentro da empresa, mas seus talentos vão muito além do esperado e ele acaba desempenhando diversas outras atividades em paralelo. Então, ao conferir as referências profissionais do candidato, o recrutador consegue avaliar com calma todas as tarefas desenvolvidas por ele (e também se a pessoa deixa de fazer alguma ação importante para o seu cargo).

Interação com o ambiente de trabalho

Outro detalhe extremamente importante na hora de contratar alguém é avaliar como o profissional interage com o meio. Ele é sociável e se dá bem com todos os colegas? É cordial com os clientes? Essas e outras dúvidas podem ser sanadas com as referências.

Afinal, precisamos ser realistas: dificilmente o candidato vai ressaltar algo negativo no seu currículo, principalmente se não tiver a habilidade de se relacionar com as pessoas e trabalhar em conjunto.

Conduta e ética

A conduta e a ética também são critérios que devem avaliados, pois se mostram extremamente fundamentais em todos os momentos — principalmente no ambiente organizacional. Dessa maneira, é essencial que a empresa tenha a certeza de que não houve fraudes, trapaças, intrigas ou casos mais graves, como algum desvio financeiro por parte do funcionário.

Comprometimento do profissional

Além disso, é necessário avaliar como o profissional se compromete no dia a dia organizacional, bem como sua performance. Assim como analisar as qualificações técnicas, a empresa precisa conferir se o candidato é empenhado em desempenhar o seu papel.

A pessoa contribui para a lucratividade dos negócios? Ela falta ao trabalho ou se atrasa? Costuma pegar atestados? Avalie essas e outras informações importantes para atestar que o candidato é realmente o que você procura.

Veja como encontrar e analisar as referências profissionais dos candidatos

Antes de entrar em contato para checar uma referência, o recrutador precisa ter em mente tudo o que realmente deseja saber. Assim, vale seguir um planejamento adequado para verificar com chefes, subordinados e outras pessoas que geralmente são citadas pelo candidato durante a entrevista.

Normalmente, essa etapa é feita por telefone. No entanto, o recrutador também pode dar uma espiada nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest e outros) do candidato para ter uma visão mais ampla sobre o seu dia a dia.

Agora, vamos conferir algumas dicas para planejar a ligação perfeita? Confira as nossas ideias!

Use o checklist como seu aliado

O checklist é útil para que o recrutador verifique os pontos necessários à seleção de um candidato. Além disso, ele analisa as informações do currículo e faz uma pesquisa prévia em redes sociais. O objetivo é encontrar informações que funcionem como um guia para as próximas etapas de validação, portanto monte uma lista com todas as dúvidas que você deseja sanar.

Elabore perguntas inteligentes

Não deixe de planejar as ligações com antecedência. Assim, você saberá o que questionar e como realizar as melhores perguntas sobre as referências anteriores do candidato.

Uma sugestão é segmentar por competências ou experiências profissionais e, a partir daí, criar uma lista com as principais perguntas abertas ou fechadas que ajudarão a entender mais sobre o profissional. Confira alguns exemplos:

  • experiência: ele trabalhou por cinco anos? Qual foi a remuneração do último cargo? Quantas pessoas ele liderou?
  • comportamento: qual era o seu comportamento como líder do time? Como era a relação com os colegas de trabalho?

Organize a sua agenda

Após montar a lista de perguntas, prepare uma agenda com os contatos das referências profissionais. Em seguida, separe um tempo para conversar com essas pessoas que fizeram parte da vida profissional do candidato. Faça todas as perguntas que sejam necessárias para descobrir se o perfil dele é adequado ou não para a função em aberto.

Aplique a escuta ativa

A escuta ativa é uma técnica muito utilizada. Nela, o recrutador anota os pontos relevantes do diálogo enquanto conversa com a referência. Você pode fazer perguntas complementares para identificar se há algo mais a ser questionado ou realizar a confirmação das informações que foram fornecidas.

Escolha a ferramenta adequada

Mais uma alternativa muito interessante para ajudar no processo de recrutamento e seleção é contar com as ferramentas adequadas. Atualmente, muitas empresas investem na tecnologia quando a intenção é otimizar as suas tarefas.

Para você ter uma ideia, existem diversas plataformas que criam algoritmos na hora de encontrar o talento ideal para ocupar determinada vaga, de acordo com as necessidades da empresa.

Procurar pelas referências profissionais dos candidatos é importante em qualquer processo seletivo. Com a técnica, é possível analisar informações que vão muito além do que está escrito no currículo do profissional. Assim, a companhia garante mais eficácia e confiança para a sua escolha.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já aprendeu qual é a importância de encontrar referências profissionais dos candidatos, que tal conferir os 5 testes de RH mais utilizados ao contratar um funcionário? Boa leitura e até a próxima!

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